Pular para o conteúdo

Os 12 produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa

Os 12 produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa. Quando se trata da higienização da casa, as pessoas logo fazem uma lista de saneantes domissanitários indicados para a higienização de vários cômodos da casa.

Hoje há no mercado brasileiro uma gama muito grande de produtos de limpeza, cada um desses saneantes indicados para uma ou varias aplicações na higienização domestica.

12 produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa

Há muitos saneantes domissanitários com diferentes fragrâncias e cheiros, assim como cores e marcas variadas, há também as quantidades diferentes por embalagem, como embalagem com 500 ml, 1 litro ou em embalagens econômicas de 2 ou 5 litros que possuem um valor mais baixo.

Há também varias opções de marcas, desde as marcas tradicionais mais caras para as classes sociais mais abastadas ou as de empresas que buscam a atenção dos clientes das classes sociais menos favorecidas.

No entanto, as donas de casa já sabem que para a realização de uma boa faxina não é necessário comprar uma infinidade de produtos de limpeza específicos para uma determinada aplicação na higienização do lar, mas sim focar nos produtos essenciais que podem ser utilizados para varias aplicações na higienização domestica.

Também há a opção de utilizar produtos alternativos para a realização da higienização da casa, e até mesmo fazer os seus próprios produtos de limpeza, economizando assim gastos maiores nos supermercados.

Em tempos passados as pessoas produziam seu próprio sabão caseiro utilizando gorduras animais, como o sebo bovino ou a gordura de porco, e esse costume persiste ainda hoje em varias famílias, principalmente nas regiões rurais em nosso país.

Ao escolher um produto de limpeza industrializado devemos optar pela compra com segurança, o consumidor deve sempre ler as informações descritas no rotulo sobre o uso do produto para evitar acidentes e misturas perigosas, assim como verificar se o saneante domissanitário atende aos requisitos para fazer a higienização do lar.

Os consumidores que trabalham fora ou que tem pouco tempo para efetuar a higienização da casa devem optar por produtos de limpeza multiuso indicados para varias aplicações na higienização, pois os tipo multiuso são muito versáteis.

No entanto, as pessoas que dispõem de tempo para realizar a higienização do lar podem optar por produtos mais específicos indicados para a remoção de sujeiras especificas das superfícies a serem limpas e higienizadas.

Portanto, podemos optar por produtos de limpeza específicos para limpar um tipo de sujeira, ou optar por produtos alternativos utilizados na higienização de casas, apartamentos, escritórios, etc.

Quando se procura por praticidade e rapidez, sempre é bom ter em casa os produtos de limpeza básicos, portanto é indicada a compra de desinfetante, água sanitária, detergente liquido lava louças, álcool, sabão em pó e limpador multiuso que são itens de limpeza básicos e importantes na faxina domestica para compor a sua lista de compras no supermercado.

12 produtos de limpeza essenciais para a higienização da casa

Ao pensar quais produtos devemos comprar, sempre é bom optar por aqueles mais versáteis e que podem ser utilizados em varias aplicações ao invés de comprar somente os produtos específicos, a não ser quando realmente seja necessário um produto especifico que não possa ser substituído por um alternativo.

Portanto, segue abaixo algumas dicas e uma lista dos 12 produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa que são essenciais para a higienização da casa disponíveis no mercado.

1. Álcool etílico

O Álcool etílico é uma substancia química muito versátil, portanto é utilizado na fabricação de alguns saneantes domissanitários, entra na composição de alguns medicamentos, assim como na fabricação de alguns cosméticos e saneantes automotivos.

É empregado na limpeza domestica removendo sujeiras de vidros, espelhos, superfícies metálicas e como desinfetante em locais onde há a presença de bactérias.

Na higienização domestica o Álcool etílico é utilizado na limpeza de superfícies com um pano úmido. Pode ser utilizado na higienização de pisos e azulejos.

Atenção: O Álcool etílico não deve ser utilizado em superfícies de borracha, pois pode causar danos ao material.

Por ser uma substancia inflamável, deve ser manuseado com cuidado e longe do fogo ou geradores de faíscas, assim como deve ser guardado em local apropriado fora do alcance de crianças.

Não deve ser aplicado em moveis encerados, pintados, laqueados e envernizados. O uso em superfícies de acrílico e em aparelhos eletrônicos deve ser evitado.

Também não use para limpar madeira, pois pode manchar.

2. Sabão em barra (solido)

Hoje em dia tem diminuído o uso desse saneante domissanitário, mas mesmo assim o sabão em barra continua sendo um produto de limpeza versátil que pode ser utilizado em vários locais na higienização da casa.

Ele possui ação de detergência e desengordurante, promove a formação de bastante espuma e remove bem as sujeiras.

O sabão em barra comum pode ser utilizado na higienização de copos, talheres, pratos, panelas e outros utensílios de cozinha, assim como na higienização de varias superfícies sujas devido ao seu alto poder de detergência.

Sabão em barra pode ser usado para:

  • Lavar talheres, panelas, louças e outros utensílios domésticos.
  • Lavar as roupas à mão
  • Na higienização de bancadas
  • Lavar as mãos, pois elimina sujeiras e micro-organismos
  • Higienizar superfícies

Enquanto que o sabão em barra de coco é mais suave e pode ser utilizado para as aplicações descritas acima e também para lavar as roupas mais delicadas.

3. Detergente liquido lava louças

O Detergente liquido lava louças é outro exemplo de produto de limpeza versátil, pois quando não se tem um item especifico, ele pode ser uma alternativa eficaz.

Na sua composição química contém agentes de limpeza que lhe dão um bom poder de remoção de sujeiras e de formação de espuma.

Geralmente o Detergente liquido lava louças é fabricado à base de Ácido sulfônico, que é um tensoativo de amplo uso no mundo inteiro na fabricação de alguns saneantes domissanitários.

É indicado na higienização menos profunda, de preferência utilizando uma esponja, e depois do uso o produto deve ser removido com água corrente.

Portanto, o Detergente liquido lava louças pode ser utilizado na higienização de louças e talheres, como copos, pratos, panelas, colheres, garfos e outros utensílios de cozinha.

Limpa sujeiras, resíduos de gorduras e óleos em utensílios de cozinha, pisos, azulejos, pias, sanitários e outras superfícies.

Dicas de uso do Detergente liquido:

  • Remover manchas de gorduras nas roupas (gordura e óleo)
  • Limpeza de pisos e azulejos
  • Limpeza de talheres e louças (copos, pratos, panelas, colheres, garfos)
  • Higienização de sanitários e pias
  • Higienização de fogões, bancadas, superfícies de alumínio e aço inoxidável.

A retirada dos resíduos do Detergente liquido lava louças em superfícies é importante, pois os pisos e azulejos podem ficar escorregadios e causar acidentes.

4. Sabão em pó

O Sabão em pó é indicado na lavagem de roupas em maquinas de lavar roupas ou para deixar roupas encardidas de molho, facilitando a remoção das sujeiras impregnadas.

Ele também pode ser utilizado para lavar calçados, tênis, na higienização de superfícies, como as áreas externas concretadas, porem não é indicado para pisos, pois os grânulos podem arranhar os pisos.

Por ser alcalino, ele tem alto poder de remoção de sujeiras e algumas marcas podem ter em sua composição o branqueador óptico que dão um branco mais intenso nas roupas.

Há também versões de Sabão em pó com enzimas que removem sujeiras impregnadas de proteínas, amidos e lipídeos e as versões com sistema de branqueamento e remoção de manchas nos tecidos.

Na sua formula química há tensoativos de ação detergente e auxiliares de limpeza que permitem uma alta eficiência na remoção de sujeiras.

Dicas de uso do sabão em pó:

  • Lavagem de roupas
  • Higienização de calçados e tênis
  • Lavar áreas externas feitas de concreto

5. Amaciante de roupas

O Amaciante de roupas é um saneante domissanitário que promove maciez aos tecidos têxteis, dando suavidade ao toque nas roupas, assim como deixa as roupas perfumadas.

A sua utilização principal é na maquina de lavar roupas, no entanto pode ser utilizado misturado em água em uma vasilha.

Geralmente o amaciante de roupas é fabricado à base de quaternário de amônio, portanto possui componentes com ação antiestética que remove a aspereza das roupas, promovendo maciez e suavidade ao toque.

Devido à qualidade da fragrância utilizada na sua fabricação, o amaciante de roupas deixa as roupas perfumadas. Hoje em dia há as marcas tradicionais e as mais baratas em embalagens econômicas de 2 e 5 litros.

Atenção: Sempre dilua o amaciante de roupas em água, não despeje puro diretamente sobre os tecidos, pois pode manchar as roupas.

6. Água sanitária

A Água sanitária é outro exemplo de produto de limpeza versátil e alternativo, pois pode ser utilizado em varias aplicações, por conter Hipoclorito de sódio que contém Coro ativo é um ótimo germicida e bactericida, portanto a Água sanitária pode ser utilizada na desinfecção de pisos, vasos sanitários, azulejos, pias e outras superfícies laváveis.

Quanto ao seu uso é recomendado ler as informações contidas no rotulo do saneante, pois deve ser diluída em água segundo as instruções do rotulo antes do seu uso nas superfícies a serem limpas.

Por ser alvejante e desinfetante, a Água sanitária é utilizada principalmente como alvejante de roupas brancas e desinfetante de pisos, azulejos e vasos sanitários.

Dicas de uso da Água sanitária:

  • Limpa e desinfeta os pisos e azulejos
  • Limpa e desinfeta as bancadas
  • Higienizar e desinfetar os vasos sanitários
  • Higienizar paredes com fungos e bolor
  • Na higienização de frutas, verduras e legumes
  • Ajuda a tirar o cheiro de peixe da pia
  • Alvejante de roupas brancas

Atenção: Não utilize a Água sanitária no alvejamento de roupas coloridas, pois as roupas podem ficar manchadas.

Como possui um odor forte e solta gases irritantes para os olhos e o sistema respiratório, sempre aplique em locais ventilados.

Não misture Água sanitária com vinagre, pois a mistura pode liberar gases tóxicos prejudiciais à saúde.

Também é importante não fazer a mistura de Água sanitária com detergente liquido, pois um anula o efeito do outro.

Não utilize em objetos metálicos.

7. Limpador multiuso

O Limpador multiuso é fabricado com agentes de ação de detergência e auxiliares de limpeza, e alguns podem conter solventes em sua composição, como o Butilglicol que é um solvente que facilita a remoção de gorduras e óleos.

O seu uso deve ser feito utilizando panos de limpeza umedecidos com o Limpador multiuso diretamente sobre as superfícies a serem higienizadas.

É um saneante domissanitário versátil que pode ser utilizado na higienização de pisos, azulejos, fogões e outras superfícies, removendo com facilidade resíduos de óleos e gorduras.

Devido a sua versatilidade, o Limpador multiuso pode também ser usado na higienização de mesas, removendo resíduos de alimentos e deixando um odor agradável no ambiente.

Dicas de uso Limpador multiuso:

  • Limpar fogões, pisos, azulejos, fornos, bancadas e eletrodomésticos.
  • Limpar superfícies de plastico
  • Higienizar as mesas

8. Desinfetante domestico

O Desinfetante domestico é um saneante domissanitário produzido com tensoativos que lhe dão ação de detergência e com substancias germicidas e bactericidas, portanto ele limpa e desinfeta as superfícies ao mesmo tempo.

Portanto, o Desinfetante domestico limpa e desinfeta, eliminando os micro-organismos e perfuma os ambientes devido à sua fragrância.

Sempre é importante limpar a sujeira mais visível das superfícies e logo depois aplicar o Desinfetante domestico segundo as orientações descritas no rotulo da embalagem.

Ele pode ser utilizado na desinfecção de pisos, azulejos, vasos sanitários e outras superfícies.

Geralmente o Desinfetante domestico possui quaternário de amônio em sua composição, dando ao produto de limpeza ação germicida e bactericida.

Importante: Não misture o desinfetante domestico à base de quaternário de amônio (Cloreto de benzalcônio, por exemplo) com saneantes (detergente, sabão liquido, etc.) a base de tensoativos aniônicos, pois anula o seu efeito bactericida.

9. Sapólio liquido ou em pó (saponáceo)

O Sapólio (saponáceo) é um saneante domissanitário que possui agentes de limpeza e carga mineral, o que lhe confere poder de detergência e efeito abrasivo.

Quando for utilizar o Sapólio em pó, este deve ser diluído em água e logo depois ser aplicado com o auxilio de uma esponja sobre as superfícies a serem limpas.

Enquanto que o Sapólio liquido deve ser aplicado com um pano sobre as superfícies a serem limpas.

Pode ser utilizado na limpeza de pisos, fogões, azulejos e outras superfícies.

Dicas de uso do Sapólio (saponáceo):

  • Limpar superfícies de aço inoxidável (fogões, cooktops, geladeiras, panelas)
  • Higienizar as bancadas na cozinha
  • Polir os metais, como as maçanetas e puxadores de portas

Importante: Não use o Sapólio (saponáceo) para limpar mármore, granito e porcelanato.

10. Limpa vidros

O Limpa vidros como o próprio nome diz é utilizado na higienização de vidros, retirando sujeiras, manchas dos mesmos e também promove brilho. É fabricado com tensoativos que lhe dão ação de detergência e algumas marcas podem conter solventes em sua composição.

Portanto, o Limpa vidros pode ser utilizado na higienização de vidros em portas, janelas, moveis, vidraças, pára-brisas de carro e outras superfícies.

Atenção: Para uma limpeza eficaz, sempre comece a limpar da parte de cima para baixo e a espuma formada durante a limpeza deve ser removida para que não ocorram manchas nos vidros.

11. Sabão liquido

O Sabão liquido é um saneante domissanitário formulado com tensoativos e auxiliares de limpeza que lhe conferem ação de detergência e de formação de espuma.

Ele é diferente se comparado com o em pó, o Sabão liquido é indicado principalmente para lavar as roupas escuras, finas e delicadas, ou seja, as roupas de passeio que não apresentam muita sujeira nas fibras têxteis e, portanto removem as sujeiras leves e resíduos de suor.

Vantagens do sabão liquido em comparação com o em pó:

  • É mais concentrado, portanto rende mais e é econômico.
  • Não deixa resíduos nas roupas
  • Desbota menos as cores das roupas
  • Dilui facilmente na água
  • Não danifica as roupas

Portanto, o Sabão liquido não ataca as fibras têxteis como o em pó, sendo assim um produto de limpeza suave se comparado com o em pó.

Ele pode ser utilizado na maquina de lavar roupas, no tanque ou para deixar as roupas de molho.

12. Alvejante para roupas coloridas

O Alvejante para roupas coloridas é utilizado para alvejar as roupas de cor que não podem ser alvejadas com os produtos a base de Cloro.

Enquanto que a Água sanitária a base de Cloro é utilizada para alvejar roupas brancas, o Alvejante para roupas coloridas é um substituto da Água sanitária para esse tipo de aplicação.

É fabricado com componentes de ação alvejante, como o Peróxido de hidrogênio, por exemplo.

Dicas de segurança no uso dos produtos de limpeza

Embora os produtos de limpeza estejam no nosso cotidiano sempre é bom tomar alguns cuidados durante o manuseio e utilização desses saneantes domissanitários.

Portanto, veja abaixo algumas dicas de segurança que devemos seguir para evitar problemas e usar de forma segura.

  • 1 – Sempre leia as instruções nos rótulos das embalagens, isso é importante para evitar acidentes e misturas indevidas e perigosas.
  • 2 – Sempre guarde os produtos de limpeza em local adequado e fora do alcance de crianças.
  • 3 – Alguns saneantes podem trazer algum risco se entrar em contato com a pele, olhos ou se os gases produzidos forem inalados, portanto use luvas, mascara, avental, etc.
  • 4 – Evite o contato direto do saneante domissanitário com a pele ou os olhos.
  • 5 – Não guarde os produtos de limpeza no mesmo local onde se guarda alimentos, remédios ou cosméticos.
  • 6 – Quando for limpar pisos e outras superfícies, retire os animais de estimação do local.
  • 7 – Procure sempre enxaguar bem com água as embalagens vazias antes de descartar, evitando assim resíduos de produtos químicos.

Como fazer produtos de limpeza em casa

Alguns saneantes domissanitários podem ser feitos em casa, economizando assim na compra dos industrializados no mercado.

Alguns saneantes são fáceis de fazer em casa, por esse motivo há muitas pesquisas na Internet sobre como fazer produtos de limpeza caseiros.

A fabricação de saneantes em casa pode ser uma opção de economizar na hora da compra dos saneantes domissanitários industrializados no supermercado.

Pensando nisso, segue abaixo algumas formulas de produtos de limpeza que você pode fazer para uso próprio na higienização do lar.

Lembrando sempre que o manuseio dos componentes químicos deve ser feito com cuidado, utilizando luvas nas mãos e demais equipamentos de proteção que forem necessários.

Água sanitária

  • Hipoclorito de sódio liquido – 2 kg
  • Água – 8 kg
  • Barrilha leve – 100 gramas

Modo de fazer a Água sanitária:

Em um balde de plástico adicione a água, logo depois despeje a Barrilha leve e misture bem.

Logo depois acrescente o Hipoclorito de sódio liquido e misture bem para homogeneização.

Sabão liquido caseiro para lavar louças

  • 2 litros de água
  • Um sabão caseiro de 100 gramas
  • Uma colher de Óleo de Rícino
  • Uma colher de Açúcar

Modo de fazer o sabão liquido caseiro para lavar louças:

Rale primeiramente o sabão caseiro, logo depois despeje todos os componentes em um recipiente metálico e aqueça no fogo até dissolver o sabão caseiro.

Aguarde esfriar e depois envase em frascos plásticos.

Detergente liquido ecológico

1 pedaço de sabão de coco
2 limões
4 colheres de sopa de amoníaco
6 litros de água

Modo de fazer o Detergente liquido ecológico:

Pique o sabão de coco em pedaços pequenos e despeje posteriormente em um recipiente metálico, acrescente 1 litro da água e leve para aquecer no fogo até derreter completamente o sabão de coco na água.

Em seguida acrescente mais 5 litros de água na temperatura ambiente.

Esprema logo depois os dois limões e misture para homogeneizar.

Acrescente em seguida o amoníaco e misture para homogeneizar.

Esperamos que a lista dos 12 produtos de limpeza que não podem faltar na sua casa contribua para a otimização das compras no supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.