Arquivo da categoria: Como fazer produtos de limpeza

Formulas para fazer produtos domissanitários utilizados na limpeza domestica, desinfecção, higienização da casa, superfícies e utensílios.

Como fazer alvejante sem cloro para roupas brancas

Como fazer alvejante sem cloro para roupas brancas. Formula para fazer alvejante sem cloro para roupas brancas. O uso do Ácido sulfônico, Lauril éter sulfato de sódio com o Peróxido de hidrogênio como alvejante promove uma limpeza completa de manchas.

Formula de produto de limpeza utilizado para alvejar roupas brancas, não possui Cloro ativo, e dessa forma não ataca as fibras dos tecidos têxteis. O uso de alvejantes a base de Hipoclorito de sódio, como a Água sanitária por exemplo, podem danificar as fibras dos tecidos devido ao Cloro presente nas formulações.

Descrição dos produtos químicos presentes na formula do alvejante sem Hipoclorito de sódio

O Ácido sulfônico na formula age como tensoativo de ação de detergência. O Lauril éter sulfato de sódio atua como auxiliar na ação de detergência.

Enquanto que o Peróxido de Hidrogênio a 50% age com ação alvejante, portanto, é utilizado na formula em substituição ao Hipoclorito de sódio com Cloro ativo. Dessa forma o produto de limpeza fabricado atua no alvejamento das roupas, mas sem danificar as fibras têxteis dos tecidos.

O Branqueador Óptico age na formula com efeito branqueador, dando um aspecto mais branco às roupas alvejadas com o uso do alvejante para roupas brancas sem cloro em sua composição.

Por fim, o HEDP (Ácido Etidrônico) é um agente complexante usado para complexar alguns tipos de metais, e dessa forma, ele inativa assim o efeito prejudicial dos mesmos para a formulação final.

O peróxido de hidrogênio como alvejante em substituição ao Cloro evita danificar as fibras das roupas a serem alvejadas.

Como fazer alvejante sem cloro para roupas brancas – Formula para fazer 10 kg do produto de limpeza:

Acido sulfônico 96%300 g
Soda cáustica a 50% (Hidróxido de Sódio)80 g
Lauril éter sulfato de sódio350 g
Peróxido de Hidrogênio a 50%400 g
Branqueador Óptico20 g
HEDP (Ácido Etidrônico)50 g
Ácido cítrico(quantidade suficiente)
Água deionizada8800 g

Como fazer a formula do Alvejante sem Cloro para roupas brancas:

Em um balde adicione a Água deionizada.

Posteriormente adicione com agitação moderada o Acido sulfônico 96% e misturar para homogeneização.

Em seguida adicione com agitação a Soda cáustica a 50% (Hidróxido de Sódio), aos poucos até obter pH em torno de 6,5 a 7,5.

Logo depois adicione com agitação o Lauril éter sulfato de sódio.

Adicione posteriormente o HEDP (Ácido Etidrônico) com agitação, misturar até homogeneização.

Em seguida adicionar o Branqueador Óptico com agitação e homogeneizar.

Logo depois adicionar o Ácido cítrico com agitação, sempre aos poucos e checando o pH para que fique entre 3,0 e 4,0.

Nota: É importante que o pH fique no máximo em 4,0, portanto, se ficar acima de 4,0 pode interferir na estabilidade do Peróxido de Hidrogênio no produto de limpeza.

Adicionar posteriormente o Peróxido de Hidrogênio com agitação e misturar para homogeneizar.

Logo depois verifique o pH novamente para ver se o pH está entre 3,0 e 4,0.

Em seguida misture bem para homogeneizar o produto de limpeza.

Por fim, depois de pronto, embale o alvejante sem cloro para roupas brancas obtido com a formula em frascos plásticos utilizados em produtos de limpeza. Os frascos plásticos devem ser opacos (de cor branca, verde, etc.) para que o Peróxido de Hidrogênio não seja afetado pela luz e pela radiação solar, dessa forma, mantém a estabilidade do Peróxido de Hidrogênio.

Formula Detergente com cloro Bactericida

Como Fazer Detergente com Cloro Bactericida. Formula Detergente com cloro Bactericida. Formula apropriada para fazer a limpeza e desinfecção de superfícies em geral, dessa forma, pode ser utilizada tanto em ambientes
domésticos, como industriais. Formula de produto de limpeza com cloro ativo, dessa forma esse detergente atua como um limpador de superfícies com ação bactericida, eliminando bactérias e outros microrganismos.

Para que serve o Detergente com cloro Bactericida?

É utilizado como limpador, alvejante e desinfetante para superfícies, ou seja, limpa e desinfeta azulejos, pisos, vasos sanitários, pias, banheiros, etc. Sua ação bactericida elimina as bactérias nas superfícies a serem higienizadas.

Breve descrição dos produtos químicos descritos na formula

Como se babe, o Hipoclorito de sódio possui cloro ativo que age como bactericida, outra função do Hipoclorito de sódio é a de alvejante. Dessa forma, essa formula de produto de limpeza com cloro ativo elimina as bactérias e demais microrganismos presentes nas superfícies a serem limpadas. A formula também elimina fungos e bolores que porventura estejam nas superfícies, como azulejos, bacias sanitárias, pisos, pias, etc.

Ammonyx MO atua como solubilizante e doador de espuma, promovendo ação de limpeza e formação de espuma ao produto formulado.

O Lauril éter sulfato de sódio atua como tensoativo aniônico que promove formação de espuma e ação detergente.

O Hidróxido de sódio (Soda caustica liquida a 50%) na formula age como alcalinizante na formula, deixando o seu pH alcalino. Ou seja, é um produto químico alcalino que corrige o pH da formulação.

EDTA Tetrassódico age como quelante e sequestrante, dessa forma evita interferências de íons que podem interferir na viscosidade e aparência do produto de limpeza formulado.

Como Fazer Detergente com Cloro Bactericida – Formula para fazer 10 kg:

Veja abaixo a formula com a descrição dos componentes químicos, assim como a descrição de como fazer esse produto de limpeza.

Hipoclorito de sódio a 12%3542 g
Lauril éter sulfato de sódio100 g
Hidróxido de sódio (Soda caustica liquida a 50%)300 g
Ammonyx MO700 g
solução de Coranteqs
Essência (fragrância)20 g
Água
EDTA Tetrassódico em pó10 g

Como fazer a formula do Detergente com Cloro Bactericida:

Primeiramente pese todos os componentes da formula.

Posteriormente despeje toda a água em um balde de plastico com capacidade em torno de 15 a 20 litros.

Logo depois, usando uma pá de plastico para misturar, adicione com agitação o Lauril éter sulfato de sódio e posteriormente o Ammonyx MO, misturando bem para homogeneização.

Em seguida adicione com agitação o Hidróxido de sódio (Soda caustica liquida a 50%) e misture para homogeneizar.

Posteriormente adicione com agitação o Hipoclorito de sódio, misturando até homogeneização.

Logo depois adicione a Essência para deixar o Detergente com Cloro Bactericida perfumado e misture até homogeneização.

Agora, adicione então a solução de Corante em água aos poucos até colorir o produto.

Por fim, misture bem para a homogeneização do produto de limpeza.

Como há a presença do Hipoclorito de sódio na formula, deixe o pH final alcalino, ou seja, em torno de 11 a 12. Então o pH em torno de 11 a 12 é para garantir a estabilidade do Hipoclorito de sódio na formula.

Misture bem o produto de limpeza para a sua homogeneização e logo depois envase o Detergente com cloro Bactericida em frascos plásticos para produtos de limpeza e depois rotule cada frasco.

Posteriormente, guarde o produto de limpeza final em local adequado e fora do alcance de crianças.

Formula Amaciante de roupas Concentrado com Stepantex VT‐90

Como fazer Amaciante de roupas Concentrado com Stepantex VT‐90. Formula apropriada para a produção de amaciante concentrado com 5% em ativos. O Stepantex VT‐90 não amarela as fibras têxteis e oferece excelente maciez e controle estático, então ele mantém as propriedades do tecido.

Descrição dos produtos químicos principais na formula do amaciante de roupas concentrado com Stepantex VT‐90

  • Stepantex VT‐90 é uma base para amaciante, um quaternário de diéster que proporciona excelente amaciamento, dispersibilidade em água e boas propriedades de reumedecimento. Então, esta pasta tensoativa catiônica pode ser usada para produzir formulações de amaciantes de roupas domésticos e industriais.
  • Jaypol 213 é um modificador reológico que atua como espessante na formula, aumentando assim a viscosidade do produto final.

Qual a finalidade do amaciante de roupas?

  • 1) Amaciar as roupas: Este produto de limpeza promove então o amaciamento dos tecidos e a retirada da carga estática das fibras têxteis, dessa forma o amaciante dá maciez e suavidade ao toque nas roupas.
  • 2) Deixar as roupas perfumadas: Juntando a ação de maciez com uma boa fragrância, as suas roupas ficam então macias e perfumadas com o uso do amaciante.
  • 3) Facilitar o passar com o ferro de passar: A retirada da carga estática pelo efeito do quaternário irá facilitar o passar das roupas com o ferro.

Como fazer o amaciante deixar o cheiro nas roupas?

Sempre procure utilizar uma fragrância (essência) que seja própria para amaciantes. A fragrância também deve suportar altas temperaturas, pois caso contrario, ela perde o seu cheiro quando as roupas ficam expostas no varal aos raios solares do sol.

Como fazer Amaciante de roupas Concentrado com Stepantex VT‐90 – Formula para fazer 10 kg:

Logo abaixo você pode visualizar os produtos químicos necessários para fazer essa formulação, assim como o modo de preparo da formula.

Stepantex VT‐90555 g
Jaypol 21350 g
Fragrância (Essência)30 g
Mistura de isotiazolinonas20 g
Solução de Coranteqs
Água deionizada9345 g

Como fazer a formula do Amaciante de roupas Concentrado com Stepantex VT‐90:

Primeiramente pese todos os componentes descritos na formula.

Fase A) Em um recipiente adicione posteriormente toda a Água deionizada e depois aqueça até a temperatura de 65°C. Logo depois adicione o Jaypol 213 e misture constantemente por 15 minutos para a homogeneização.

Fase B) Em seguida aqueça em outro recipiente o Stepantex VT‐90 até atingir a temperatura entre 45 a 50°C, sempre misturando o produto. É importante que na hora de adicionar o Stepantex VT‐90, este esteja límpido.

Logo depois verta a Fase B sobre a Fase A com agitação, manter a agitação constante e a temperatura até que fique bem homogêneo.

Logo depois inicie o resfriamento da mistura.

Quando a mistura abaixar a temperatura para 30°C, adicione posteriormente a Mistura de isotiazolinonas e misture para homogeneização.

Em seguida adicione a Fragrância (Essência). Dessa forma o produto de limpeza fica perfumado.

Agora é hora de colorir o amaciante, adicione então com agitação a Solução de Corante em Água deionizada até a obtenção da cor desejada.

Posteriormente, misture bem para a homogeneização e depois envase em frascos plásticos para produtos de limpeza.

Fornecedores de produtos químicos para essa formula de produto de limpeza:
Stepantex VT‐90: Elize Chemical, Real Química Produtos Químicos, Stepan / Tebras.
Jaypol 213: Morais de Castro,

Formula de Amaciante de Roupas com Cloreto de benzalcônio

Como fazer Amaciante de Roupas com Cloreto de benzalcônio. Fórmula de amaciante para roupas com Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio a 50% (Cloreto de benzalcônio). Produto de limpeza para amaciar, perfumar e facilitar o passar das roupas. Use o produto logo após lavar as roupas no tanque ou na maquina. Ele vai amaciar devido a presença do Cloreto de benzalcônio que é um quaternário de amônio com efeito antiestático sobre as fibras têxteis.

Além de que o Oxisense F 1100 na formula do amaciante auxilia ainda mais na performance de maciez, enquanto que a essência deixa os tecidos perfumados.

Oxisense F 1100 na formula do amaciante é um componente que promove maior maciez ao tecido têxtil, facilitando na hora de passar com o ferro as roupas. Dessa forma, o produto fabricado com o componente deixa as roupas ainda mais macias e mais fáceis de passar. Oxisense F 1100 confere também proteção às fibras têxteis dos tecidos. Alta performance de maciez e suavidade em tecidos

Álcool cetoestearílico 30/70 presente na formula age como espessante no produto de limpeza, e desse modo o produto fica espesso e consistente.

Como fazer Amaciante de Roupas com Cloreto de benzalcônio – Formula para fazer 10 kg:

Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio a 50% (Cloreto de benzalcônio)480 g
Álcool cetoestearílico 30/70400 g
Oxisense F 110060 g
Coranteqs
Mistura de isotiazolinonas (preservante)20 g
Essência30 g
Água deionizada9010 g

Como fazer Amaciante de Roupas com Cloreto de benzalcônio – Modo de fazer:

Antes de começar, pese todos os produtos químicos na formula.

Fase 1) Posteriormente aqueça em um recipiente o Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio a 50% (Cloreto de benzalcônio) e o Álcool cetoestearílico 30/70 até a temperatura de 75°C, de modo que o Álcool cetoestearílico 30/70 se dissolva totalmente e fique uma mistura transparente.

Fase 2) Logo depois em outro recipiente adicione a Água deionizada e também aqueça até a temperatura de 75°C.

Posteriormente, com ambas as fases na temperatura de 75°C, adicione a Fase 2 sobre a Fase 1, com agitação.

Manter a agitação da mistura até que esfrie e comece a ganhar consistência.

Quando ganhar consistência, adicione logo depois o Oxisense F 1100 e misture para homogeneizar.

Em seguida adicione a Mistura de isotiazolinonas e misture para homogeneização.

Logo depois adicione a solução de Corante solubilizado em Água deionizada e misture até homogeneização.

Quando a mistura estiver com a temperatura abaixo de 30°C, adicione com agitação a Essência, deixando desse modo o Amaciante de Roupas com Cloreto de benzalcônio perfumado.

Posteriormente misture bem, deixando dessa forma o produto de limpeza para amaciar as roupas bem homogêneo.

Em seguida, envase em frascos plásticos para produtos de limpeza, rotule e guarde em local adequado.