Arquivo da categoria: Dicas de produtos de limpeza

Dicas de produtos de limpeza.

Produtos para limpeza de carros

Produtos para limpeza de carros. Quem é apaixonado por carros sempre procura manter a lataria, vidros, rodas e pneus sempre limpos e bem cuidados.

Dai a importância em investir parte do tempo disponível e um pouco de recurso financeiro para deixar o veiculo limpo e com uma aparência bonita e bem cuidado.

Os produtos para limpeza de carros são itens indispensáveis na hora de lavar e dar aquele trato no seu automóvel, deixando a lataria, os pneus, as rodas e a parte interna do automóvel impecável.

Nem sempre a pessoa tem tempo de levar o carro em um serviço especializado em limpeza automotiva, portanto é importante saber quais os produtos para limpeza de carros principais na hora de dar aquele trato no seu veiculo, retirando as sujeiras da lataria e deixando o automóvel com o aspecto de bem cuidado.

A maioria dos produtos para limpeza de carros são fáceis de usar e de encontrar em lojas especializadas que vendem produtos automotivos, como o shampoo automotivo, a cera automotiva, o pneu pretinho, as esponjas e as flanelas.

Produtos para limpeza de carros e conservação dos automóveis

Portanto, iremos dar algumas dicas de produtos para limpeza de carros que é bom você ter em casa na hora de lavar e cuidar da lataria, dos pneus e do interior do seu veiculo.

1 – Shampoo automotivo (Lava autos pra lavar carro)

Produtos para limpeza de carros - Shampoo automotivo

O Shampoo automotivo é ideal na hora de retirar as sujeiras impregnadas na lataria do veiculo, ele é composto por tensoativos que promovem a formação de espuma e ação detergente que remove a poeira, sujeiras de lama ou de gordura na lataria do automóvel.

Portanto, o Shampoo automotivo é um dos itens principais a serem usados na hora de lavar o seu veiculo.

Hoje em dia há a opção de Shampoo automotivo normal e com cera, o com cera lava e ainda promove brilho na lataria do seu carro.

Nota: Sempre leia as instruções de uso no rotulo antes do uso.

Veja uma formulação de shampoo automotivo clicando aqui!

2 – Cera automotiva

Produtos para limpeza de carros - cera automotiva

Depois de lavar o seu veiculo com o Shampoo automotivo e de secar a lataria é hora de aplicar uma cera automotiva para polir e dar brilho, dando ao automóvel aquela aparência de carro novo que saiu da concessionária.

Além de dar brilho e deixar o automóvel bonito e com a aparência de novo, a cera automotiva também protege a pintura e repele a água da chuva na superfície da lataria, portanto ela protege e evita manchas, evita a oxidação da pintura, protege a lataria e a pintura da ação dos raios solares.

A cera automotiva deve ser aplicada com o auxilio de uma flanela macia e em movimentos circulares, dessa forma a carnaúba e o silicone presentes em sua composição vai promover o brilho e a proteção para a lataria e a pintura do automóvel.

Veja uma formulação de cera automotiva clicando aqui!

3 – Limpa vidros automotivo

Limpa vidros automotivo

O Limpa vidros automotivo é ideal para retirar as sujeiras, deixando os vidros limpos e transparentes que dão toda a diferença na hora de dirigir.

É importante limpar os vidros laterais e na traseira do veiculo, assim como o pára-brisas, dessa forma melhora também a visibilidade.

Veja uma formulação de Limpa vidros de para-brisas automotivo clicando aqui!

4 – Pneu pretinho

Pneu pretinho

O Pneu pretinho como o nome já diz é um produto de limpeza automotivo que limpa, renova, escurece e dá brilho nos pneus do carro.

Antes da aplicação do pneu pretinho é importante que você lave antes os pneus, removendo as sujeiras e só depois aplique o pretinho com o auxilio de uma esponja.

O uso regular do Pneu pretinho também evita o ressecamento da borracha, deixa o pneu escuro e com a aparência de pneu novo.

Veja uma formulação de Pneu pretinho clicando aqui!

5 – Limpa painel com silicone (Silicone gel)

Produtos para limpeza de carros - Limpa painel com silicone - Silicone gel

Quando o painel do carro fica exposto aos raios solares e a poeira pode apresentar aquela aparência envelhecida, dessa forma é importante que você utilize o Limpa painel com silicone que vai proteger e evitar o ressecamento.

Antes da aplicação do Limpa painel com silicone, limpe toda a superfície do painel com um pano úmido, retirando assim a sujeira e a poeira e somente depois aplique o produto.

Veja uma formulação de Limpa painel clicando aqui!

6 – Limpa estofado automotivo

Limpa estofado automotivo

Este produto é muito interessante, pois limpa os estofados, retirando as sujeiras dos bancos e outras partes estofadas do carro.

Como o nome diz, é para a limpeza de estofados, não use em bancos de couro, pois para bancos de couro há outros produtos apropriados.

7 – Limpa farol

Limpa farol

Os faróis do automóvel também merecem atenção, não só pela aparência, mas por ser um procedimento de segurança na hora de dirigir o seu carro.

Ao usar o Limpa farol, você garante que os faróis e lanternas estejam limpos, melhorando dessa forma a visibilidade durante a noite e o foco do farol do seu veiculo.

8 – Esponjas, panos e flanelas

As esponjas, panos e flanelas são itens indispensáveis na hora de lavar e cuidar do seu automóvel, pois são utilizados na lavagem e na aplicação dos produtos.

As esponjas são mais indicadas na hora de lavar as rodas e os pneus, enquanto que os panos e flanelas são indicados na hora de lavar e aplicar produtos na lataria e nos painéis dos automóveis.

Sempre tenha em casa os produtos para limpeza de carros ou leve o seu automóvel em um serviço especializado.

Produtos para limpeza de piscina

Produtos para limpeza de piscina. Para que a sua piscina fique limpa e com a água tratada para o uso é primordial que você faça a filtração da água, assim como utilize alguns produtos químicos que eliminam microrganismos e a proliferação de algas.

Portanto, os produtos para limpeza de piscina são utilizados para fazer a desinfecção e a higienização, mantendo-a limpa e com a água tratada.

No tratamento físico você elimina as impurezas, folhas e outras sujidades, portanto é necessário que você faça periodicamente a filtração da água, a remoção de folhas, flores, insetos, galhos e sujeiras visíveis que podem ser recolhidos com a peneira, assim como a escovação das laterais e a higienização das bordas da piscina.

Veja logo abaixo 6 produtos para limpeza de piscina

Sempre é bom manter em casa para a higienização e desinfecção desse importante espaço de lazer na sua casa.

1 – Cloro em pó ou granulado

Produtos para limpeza de piscina: Cloro

O Cloro é um dos produtos para limpeza de piscina principais, sendo utilizado para a eliminação de algas, bactérias e outros micro-organismos.

Há muitas marcas no mercado, em forma de pó ou granulado, o Cloro em pó facilita o uso, pois se solubiliza mais rápido na água se comparado com o Cloro granulado.

Tanto o em pó como o granulado são ótimos após a solubilização na água.

Na hora de comprar, verifique se o Cloro é estabilizado, pois o estabilizado a sua ação vai durar mais tempo, principalmente quando a água da piscina fica sob a incidência dos raios solares.

2 – Elevador de pH

Elevador de pH da piscina

Elevador de pH é outro produto químico de amplo uso para controlar o pH da água, pois com a água estando dentro da faixa ideal de pH, o Cloro vai se manter com alta eficiência na desinfecção da piscina.

O controle do pH é muito importante, pois se o pH da água ficar baixo (água ácida) pode dar irritação na pele e nos olhos, além da água exalar um forte cheiro de Cloro.

Há a opção de produtos em pó e liquido, o Elevador de pH em pó é conhecido pelo nome de Barrilha e é facilmente encontrada em lojas especializadas e revendedores de piscinas.

3 – Algicida de manutenção

Algicida de manutenção

Algicida de manutenção é utilizado para prevenir a formação e a proliferação de algas em águas de piscinas.

É utilizado para manter a água livre da formação de algas, sendo aplicado geralmente uma vez por semana após o ajuste do pH da água.

4 – Algicida de choque

Algicida de choque

Quando há uma grande quantidade de algas presentes na água, o Cloro sozinho não consegue eliminá-las, portanto o Algicida de choque é utilizado para a eliminação das algas, fazendo que as mesmas morram e vão se decantando para o fundo da piscina para serem aspiradas posteriormente.

O Algicida de choque é utilizado quando há uma grande infestação de algas resistentes à ação do Cloro, isso acontece geralmente quando a piscina fica muito tempo sem o tratamento adequado da água.

A proliferação de algas deixa a água da piscina com aquele aspecto esverdeado, e quando isso acontece é necessário o uso de um Algicida de choque.

5 – Clarificante e Floculante

Floculante para piscina

O Clarificante e Floculante serve para clarificar a água quando se apresenta turva, opaca ou esbranquiçada.

Esse produto age aglutinando as pequenas partículas de sujeira que impedem que a água fique com o aspecto claro e transparente.

Portanto, o Clarificante e Floculante vão aglutinar as micropartículas de sujeira em pequenos flocos que com o peso descem para o fundo para serem aspirados posteriormente.

O uso do Clarificante e Floculante é muito importante para manter a água sempre cristalina e transparente.

6 – Limpa-bordas

Limpa bordas de piscina

Trata-se de um detergente liquido desenvolvido especialmente para a limpeza das bordas da piscina, portanto o limpa-bordas não vai interferir no tratamento químico.

Com o tempo de uso, assim como pelo uso de bronzeadores solares, protetores solares e a exposição da superfície da piscina aos ventos e poeiras, as bordas vão acumulando sujeiras que as vezes é muito difícil de fazer a remoção dessas sujeiras nas bordas sem um produto de limpeza adequado.

Portanto, o Limpa-bordas é um dos produtos para limpeza de piscina que vai facilitar a remoção dessas sujeiras de terra e de resíduos de óleos provenientes dos cosméticos utilizados para a proteção solar e para o bronzeamento da pele.

Produtos para limpeza de pele

Produtos para limpeza de pele. Um dos principais procedimentos para ter a cútis do rosto limpa e saudável, assim como para um rosto bonito é a limpeza de pele facial.

Esse procedimento de cuidados com a pele limpa e remove as impurezas sem agredir. Além de limpar, o uso de um bom cosmético ajuda a ter uma pele bem limpa e cuidada.

Ter um cuidado diário evita as temidas rugas e linhas de expressão no rosto, além de evitar gastos maiores em tratamentos estéticos caros.

O segredo para uma pele limpa, livre de impurezas e saudável é investir em ótimos produtos para a limpeza da face.

Hoje no mercado brasileiro você encontra muitas opções de cosméticos nacionais e importados para limpar, tratar e deixar o seu rosto bonito.

De certa forma isso não é um segredo, pois a maioria das mulheres sabe que a higienização do rosto é o primeiro passo na rotina diária dos cuidados com o rosto.

Esse procedimento deve ser feito de uma a três vezes no dia, a depender do seu tipo de pele, e para uma boa higienização da face pode-se utilizar um bom sabonete de limpeza facial.

Para deixar a pele do rosto bem higienizada existem também outros produtos cosméticos além do sabonete facial, e claro, você pode escolher a melhor opção para a sua necessidade.

Portanto segue abaixo uma lista de 6 produtos de limpeza de pele para realizar esse procedimento no dia a dia.

6 produtos para limpeza de pele

Limpar o seu rosto diariamente pode evitar gastos com tratamentos estéticos caros.

1. Demaquilante facial

Se você sempre se maquia, ou seja, utiliza maquiagem é bom começar a higienização utilizando um bom demaquilante facial, pois o demaquilante é um cosmético que remove resíduos de sujeira, oleosidade e maquiagem no rosto.

2. Sabonete facial

Considerado o principal produto de limpeza para a pele, o sabonete facial pode ser liquido ou solido (em barra), desde que seja indicado para a higienização do rosto.

Como a pele da face é mais sensível do que a do corpo, sempre utilize um sabonete que seja de uso facial.

É importante também que na hora de comprar o cosmético, ele seja indicado para o seu tipo de pele, pois se a cútis for seca haverá na composição do produto componentes que trata a pele seca com ativos emolientes por exemplo, enquanto que para a oleosa haverá ativos adstringentes para a redução da oleosidade.

2. Gel de limpeza

Embora seja similar ao sabonete liquido, o gel de limpeza é um cosmético na forma gelatinosa é pode ser utilizado na higienização do rosto pela manha, assim como à noite.

O gel de limpeza é mais indicado para quem possui peles secas e sensíveis, promovendo uma higienização com mais suavidade na face se comparado ao sabonete liquido facial.

3. Água micelar

A Água micelar é um cosmético facial novo no segmento de cosméticos, ela remove as impurezas e a oleosidade do rosto, limpa e hidrata ao mesmo tempo, portanto é recomendada para o uso em todos os tipos de pele e seu uso é muito indicado para quem se maquia todos os dias.

O produto cosmético Água micelar também pode ser utilizado em substituição ao demaquilante, removendo a maquiagem do rosto.

4. Esfoliante facial

Esfoliante facial serve para esfoliar a pele do rosto e fazer uma limpeza mais profunda, sendo indicado para o uso depois de uma higienização inicial, portanto o Esfoliante facial contribui para a desobstrução dos poros da face e pode ser usado uma ou duas vezes na semana.

Porem, esse processo não pode ser feito todos os dias da semana, portanto peles mistas e normais a esfoliação pode ser feita uma vez por semana, enquanto que as mais oleosas a esfoliação pode ser feita duas vezes por semana.

Os dias por semana de uso vai depender do tipo de pele do seu rosto, portanto o Esfoliante facial remove com a esfoliação efetuada por pequenas partículas ásperas em sua composição as células mortas e auxilia na renovação celular da cútis do rosto.

5. Mascara de argila

A argila devido aos seus oligoelementos é muito boa para completar a higienização do rosto, a Mascara de argila completa a limpeza da face, promovendo um detox facial, removendo impurezas, assim como toxinas e é indicada para todos os tipos de pele.

A Mascara de argila dependendo do tipo de argila em sua composição pode ainda promover outros benefícios, como controlar a oleosidade, promover a esfoliação, dar hidratação, etc. Pode ser usada uma vez por semana.

Tipos de argila e suas propriedades:

  • Argila verde é boa para tratar a oleosidade e diminuir as espinhas e cravos.
  • Argila vermelha é esfoliante.
  • Argila preta possui efeito iluminadora e detox.
  • Argila branca combate a oleosidade e clareia.
  • Argila amarela é boa para tratamentos anti-idade (antienvelhecimento)

Produtos para limpeza de pele profissional

Além dos produtos cosméticos citados acima, há outros dermocosméticos profissionais indicados para a higienização facial e a remoção de cravos e comedões, porem são indicados para uso profissional por esteticistas.

Entre os dermocosméticos profissionais esta a Solução Emoliente com Trietanolamina que é um cosmético de uso profissional importante na limpeza de pele, a Solução Emoliente com Trietanolamina é utilizada para a dilatação dos poros e o amolecimento dos comedões, o que facilita a extração dos cravos e comedões.

Os produtos para limpeza de pele profissional você encontra em lojas de cosméticos para clinicas de estética e profissionais esteticistas, inclusive o profissional pode comprar os kits básicos ou avançados para efetuar o procedimento em seus clientes.

Entre as marcas e fabricantes de produtos para limpeza de pele profissional podemos citar a Phytobeauty, Adcos Profissional, Vedis, La Vertuan, D’agua Natural, Hidramais, Dermare, Flor da Terra, Extratos da Terra, Phytotratha e Tulípia.

Produtos de limpeza que você não deve misturar em casa

8 produtos de limpeza que você não deve misturar em casa. Embora os saneantes domissanitários estejam disponíveis para a compra nas prateleiras dos supermercados e mercearias, uma boa parte deles são para usos específicos e, portanto trazem informações sobre a forma de usar descritas em seus rótulos.

Os produtos de limpeza são de amplo uso pelos consumidores na limpeza da casa, como o detergente liquido, a água sanitária e o desinfetante que são muito populares, mas podem trazer riscos se forem misturados de forma inadequada com outras substancias químicas.

Produtos de limpeza que você não deve misturar em casa

Portanto, hoje vamos ver algumas misturas de produtos de limpeza que você não deve misturar, que devem ser evitadas, pois essas misturas indevidas podem trazer riscos para a saúde de quem os manipula indevidamente.

Por exemplo, se a pessoa misturar um produto de limpeza com uma substancia inadequada, essa mistura pode gerar gases irritantes e tóxicos, ou se tornar uma mistura altamente corrosiva.

Embora os produtos químicos presentes nos produtos de limpeza estejam ai para nos beneficiar na limpeza domestica, removendo as sujeiras, desinfetando as superfícies e eliminando as sujeiras de óleos e gorduras, uma mistura inadequada dos mesmos pode trazer riscos.

Sabemos que as empresas fabricantes de produtos de limpeza investem em conhecimento e pesquisa no uso dos produtos químicos na hora de criar um novo saneante domissanitário para a venda no mercado.

E a fabricação dos saneantes domissanitários segue normas rígidas da ANVISA para poder colocar um produto de limpeza no mercado, pois há varias normas quanto ao uso do mesmo, quanto a embalagem e as descrições presentes no rotulo da embalagem que devem orientar os consumidores sobre a forma de uso desse produto.

Portanto, sempre é bom se informar antes de misturar um saneante domissanitário com outra substancia química em casa.

As misturas de produtos de limpeza geralmente são feitas pelas donas de casa no intuito de dar maior poder de limpeza, mas em alguns casos esse procedimento deve ser evitado.

Há algumas incompatibilidades entre os produtos químicos, e caso um produto químico é misturado com outro composto químico incompatível pode gerar gases nocivos, explosões, aumento de temperatura ou algum tipo de reação violenta.

Algumas dicas de produtos de limpeza que você não deve misturar em casa

São recomendações que evitam acidentes e riscos para a saúde humana.

1. Água sanitária e Álcool

Á água sanitária é um saneante utilizado como desinfetante e alvejante de roupas, esse produto de limpeza é formulado principalmente com Hipoclorito de sódio, o Hipoclorito de sódio possui Cloro ativo.

Portanto, a mistura de água sanitária com o álcool irá ocasionar uma reação química, resultando em uma mistura tóxica e perigosa para a saúde humana e animal.

2. Água oxigenada e vinagre

Embora essa seja a mistura de um medicamento com um produto alimentício utilizado em saladas e temperos, muita gente utiliza o vinagre na limpeza domestica, portanto vale a dica do perigo que essa mistura pode trazer.

Ao misturar a água oxigenada com o vinagre, cria-se uma solução muito corrosiva e, portanto pode irritar os olhos e a pele, além de que os gases formados são irritantes para as vias aéreas e o pulmão.

Sendo assim, evite misturar esses dois produtos, pois a água oxigenada contém Peróxido de hidrogênio, enquanto que o vinagre possui Ácido acético em sua composição.

3. Água sanitária e desinfetante

Com essa mistura de água sanitária e desinfetante ocorre a formação de cloraminas, as cloraminas são muito tóxicas e não devem ser inaladas pelo sistema respiratório, as cloraminas também podem ocasionar inflamações, queimaduras e alergias em contato com a pele.

O desinfetante geralmente é fabricado com quaternário de amônia em sua formula química e, portanto a combinação da amônia com a água sanitária gera substancias prejudiciais à saúde.

4. Detergente e água sanitária

Como já dissemos sobre a combinação de água sanitária e desinfetante acima, o detergente também pode conter aminas, portanto a mistura de detergente com água sanitária pode formar as cloraminas que prejudicam o sistema respiratório.

5. Vinagre e Água sanitária

Como sabemos, o vinagre possui Ácido acético, enquanto que a água sanitária possui Hipoclorito de sódio, portanto esses dois itens não devem ser misturados, pois ao serem misturados eles formam uma substancia gasosa tóxica (cloro gasoso) e perigosa se os gases formados forem inalados.

A reação química ocasionada dessa mistura pode ocasionar queimaduras, irritações e danos ao sistema respiratório.

6. Álcool em gel e água sanitária

Evite misturar o Álcool em gel com a água sanitária, pois a combinação de ambos produz substancias perigosas capazes de prejudicar os pulmões, os olhos e a pele.

7. Detergente e desentupidor

Os desentupidores de pia são formulados com produtos químicos em alta concentração, pois para desentupir a pia e os canos, o desentupidor de pia precisa ser muito forte.

Portanto, misturar desentupidor com detergente pode liberar gases tóxicos com odor forte, esses gases tóxicos podem causar enjoo e mal estar.

8. Amoníaco liquido e água sanitária

O amoníaco liquido misturado com a água sanitária forma vapores que causam sérios problemas ao sistema respiratório. O amoníaco liquido (Hidróxido de amônio / Amônia liquida) sozinho já é muito perigoso para o organismo devido ao seu cheiro forte, portanto é uma substância tóxica se os seus vapores forem inalados.

O contato com o amoníaco liquido (Hidróxido de amônio / Amônia liquida) pode ocasionar queimaduras nos olhos e na pele, assim como a inalação dos gases tem efeito irritante intenso, portanto tome cuidado no manuseio e no uso, evitando contato com os olhos, com a pele e não inale os gases fortes e tóxicos.

Altas concentrações de Amoníaco liquido no ambiente trazem riscos para a vida humana e animal. É muito irritante para as mucosas, vias aéreas superiores, olhos e pele.

Amoníaco liquido é corrosivo em contato com a pele, tóxico se inalado, causa queimaduras severas na pele e danos aos olhos.

Dicas de segurança no uso dos produtos de limpeza em casa

  • Sempre mantenha os produtos de limpeza em suas embalagens originais.
  • Evite usar ou limite o uso de produtos de limpeza com odores fortes e irritantes em sua casa, como o amoníaco, por exemplo.
  • Siga sempre as orientações de uso e de segurança descritas nos rótulos dos saneantes domissanitários.
  • Sempre guarde os saneantes em lugares adequados e fora do alcance de crianças e animais domésticos.
  • Se possível, tenha em sua casa um armário destinado a guardar esses itens de limpeza domestica, mantendo o armário fechado.
  • Utilize sempre luvas nas mãos durante o uso, e para os saneantes com odores fortes e irritantes procure também utilizar uma mascara quando for utilizar.

Esperamos que essas dicas dos 8 produtos de limpeza que você não deve misturar em casa possam ser uteis para evitar possíveis acidentes domésticos e riscos à saúde.