Arquivo da categoria: Como fazer produtos veterinários

Formulas que são utilizadas na higienização de pelos de animais de estimação, como cachorros, gatos, etc.

Como fazer condicionador veterinário com Queratina

Formula de condicionador veterinário com Queratina. Como fazer produto cosmético indicado como condicionador para promover maciez e para repor a base de queratina nos pelos dos animais. A queratina hidrolisada na formula proporciona restauração, condicionamento, brilho e fortalecimento à pelagem do seu animal de estimação.

O Cloreto de Cetil Trimetil Amônio é um tensoativo catiônico que melhora a penteabilidade, promove condicionamento e retira a carga estática. Esse quaternário de amônio é muito utilizado em condicionadores de cabelos e cremes de pentear.

Salcare SC 92 é um agente espessante e estabilizador com capacidade de emulsificação, especialmente adequado para sistemas catiônicos. É um polímero condicionante que promove condicionamento nos cabelos, emulsificante e modificador de reologia.

Possui boas propriedades de espalhamento, estabilização e emulsificação. Salcare SC 92 é usado em formulas de cremes cosméticos condicionadores de cabelos e produtos para a limpeza facial.

O Butilenoglicol é um excelente componente umectante, especialmente quando comparado com outros componentes umectantes da série glicol.

Queratina Líquida Hidrolisada é indicada para promover o fortalecimento intensivo dos cabelos desestruturados e quebradiços. Fortalece e promove a reestruturação dos fios de cabelo. Auxilia na reposição de nutrientes e proteínas que os fios capilares perdem durante a agressão do dia a dia.

Salcare SC 60 é um polímero condicionante com alta performance mesmo quando usado em baixas concentrações na fabricação de shampoos capilares, cremes condicionadores e mascaras capilares.

A Imidazolinidyl urea e os parabenos (Nipagim e Nipazol) na formula atuam como conservantes, evitando a proliferação de micro-organismos que podem estragar e alterar o produto cosmético final.

Formula para fazer o condicionador veterinário com Queratina (Keratina):

Água deionizada9007 g
Cloreto de Cetil Trimetil Amônio 50%100 g
Álcool Cetoestearílico250 g
Vaselina Sólida200 g
Salcare SC 9270 g
Butilenoglicol200 g
Nipagim15 g
Nipazol10 g
Imidazolinidyl urea20 g
Salcare SC 608 g
Coranteq.s
Queratina Líquida Hidrolisada (Hydrolyzed Keratin Protein)80 g
Essência (fragrância)40 g

Como fazer a formula do condicionador veterinário com Queratina (Keratina):

Fase 1) Em um recipiente metálico (aço inox) adicione 7007 gramas de Água deionizada e aquecer até a temperatura de 80°C.

Fase 2) Em outro recipiente adicione o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio, Álcool Cetoestearílico, Vaselina Sólida e aquecer até a temperatura de 80°C, homogeneizar.

Adicionar logo após a Fase 2 sobre a Fase 1 com agitação, misturar para homogeneizar. Logo em seguida adicione o Salcare SC 92 com agitação e misture para homogeneizar.

Manter agitação constante até a temperatura do creme abaixar para 45°C.

Novamente em recipiente separado adicione o Butilenoglicol, Nipagim, Nipazol e leve para aquecer até 45°C, misturando bem para a solubilização dos conservantes em pó. Adicione depois essa mistura no produto com agitação, misture para homogeneizar.

Logo após adicione em um recipiente 2000 gramas (2 litros) de Água deionizada, Imidazolinidyl urea e misture. Pulverize depois o Salcare SC 60 com agitação lenta até a sua solubilização na água. Adicione depois essa mistura no produto sob agitação e misture bem para homogeneizar.

Quando a temperatura abaixar para 35°C, adicione com agitação o Corante solubilizado em Água deionizada, depois a Queratina Líquida Hidrolisada e homogeneizar.

Perfumar posteriormente o condicionador veterinário com Queratina adicionando a Essência (fragrância) e misture por uns 20 minutos para a sua homogeneização.

Deixar o pH em torno de 4,8.

Envase depois o cosmético veterinário para o condicionamento dos pelos em frascos plásticos ou bisnagas plasticas de uso cosmético.

Como fazer perfume para cachorro

Formula de perfume para cachorro. Formula de perfume para cães. Produto de uso veterinário para perfumar os pelos do seu animal de estimação.

Possui em sua formula agente hidratante e umectante, fragrância que perfuma e deixa os pelos do cachorro perfumado.

Como fazer perfume para cachorro

Perfume para cachorro com cheiro de bebe

Caso você queira dar ao produto aquele cheiro agradável de produtos cosméticos para crianças para perfumar o seu cão, adicione uma essência para perfumaria fina com fragrância indicada para produtos infantis, como a fragrância tipo talco Pom Pom, Mamãe e Bebe, Cheirinho de Bebe, Giovana Baby, Vanila Baby, Dresseauth Petit, Candy Baby, Johnson, etc.

Ou adicione uma outra fragrância de sua preferencia.

Perfume de cachorro – o que é?

É um produto de uso veterinário utilizado para perfumar os pelos dos cães, deixando um cheiro suave na pelagem do animal de estimação.

Perfume para cachorro – Como usar

Aplique com moderação. Usar muito o produto pode causar irritação e atrapalhar o olfato do animal.

Não borrife em áreas com mucosas, como os olhos, nariz e genitais. Não aplique em lugar com pele lesionada ou irritada. Evite usar todos os dias.

Após dar banho com o shampoo para cães, aplique pelo corpo (pelagem) do seu animal a uma distância de mais de 15 centímetros, proteja os olhos, nariz, boca e os genitais durante a aplicação.

Como fazer perfume para cachorro com essência

Formula para fazer 200 ml

Essência6 ml
Álcool de cereais ou neutro121 ml
Glicerina Bi-destilada6 ml
Água deionizada67 ml

Como fazer a formula – modo de preparar:

Adicione em recipiente limpo e higienizado o Álcool de cereais, em seguida acrescente a Essência e misture para homogeneizar.

Acrescente depois a Glicerina Bi-destilada e a Água deionizada, misture bem para homogeneização.

Em seguida envase o produto obtido com a formula em frascos de vidro de 50 ou 100 ml com válvula tipo spray para facilitar a utilização do produto na hora da aplicação.

Formula de Shampoo para animais de estimação

Como fazer Shampoo para animais de estimação com Lanolina utilizado para a limpeza e higienização dos pelos dos animais. Shampoo para pets com boa formação de espuma e com emoliente que amacia e condiciona os pelos, deixando os pelos dos animais de estimação macios e condicionados.

Possui em sua formula o Lauril éter sulfato de sódio, um tensoativo aniônico que promove a formação de bastante espuma, com propriedades detergentes para limpar e higienizar os pelos.

Formula de Shampoo para animais de estimação

Lauramide DEA é um espessante, estabilizador de espuma e construtor de viscosidade em formulações cosméticas. É adicionado também em formulas de detergentes líquidos e outros produtos de limpeza para ajudar a estabilizar a espuma e melhorar a formação de espuma.

Lanolina etoxilada é muito utilizada em shampoos capilares, especialmente para cabelos secos, é emoliente, promove maciez nos cabelos. Ajuda a diminuir os efeitos do ressecamento causados pela ação dos tensoativos, promove maleabilidade aos cabelos. A Lanolina Etoxilada 50% é utilizada na fabricação de cremes, loções, produtos capilares, sabonetes e outras formulações cosméticas. No shampoo para animais de estimação ela vai promover maciez e condicionamento aos pelos dos animais.

Formula para fazer 10 kg de Shampoo para animais de estimação:

  • Água deionizada – 8965 g
  • Lauramide DEA – 500 g
  • Lauril éter sulfato de sódio a 70% – 400 g
  • Lanolina etoxilada 50% – 100 g
  • Cloreto de sódio – 20 g
  • Zonen MI – 5 g
  • Essência – 10 g
  • Corante – qs

Como fazer a formula do Shampoo para animais de estimação:

Em um balde de plastico adicione a Água deionizada, Lauril éter sulfato de sódio a 70%, Lanolina etoxilada 50% e misture com uma pá de plastico até ficar homogêneo.

Adicionar depois a Lauramide DEA e misture bem até ficar transparente.

Verifique o pH que deve ficar entre 5,5 a 7,0.

Adicionar depois o conservante Zonen MI, Essência e solução de Corante em Água deionizada até obter cor desejada.

Adicione aos poucos o Cloreto de sódio sob agitação para acerto da viscosidade (engrossar / espessar).

Aguarde a espuma formada na agitação abaixar e depois envase em frascos plásticos de uso cosmético para xampu.

Fornecedor:
Lauramide DEA: Stepan/Tebras, Elize Chemical.

Formula de Shampoo suave para cães – cachorros

Formula de Shampoo suave para cães. Esta formulação fornece um xampu com boas propriedades de formação de espuma e umedecimento. O shampoo é baseado em surfactante anfotérico leve. É um produto veterinário com apelo suave para lavar os pelos de cães (cachorros). Produto de uso veterinário que promove espuma com suavidade e hidratação, utilizado para banhos em cachorros, limpando os pelos do seu animal de estimação.

O Cocamidopropil betaína é um tensoativo anfótero, atua como surfactante primário ou secundário e impulsionador de espuma. Também atua como um construtor de viscosidade e agente antiestático. Compatível com tensoativos aniônicos, não-iônicos e catiônicos. É leve, anfotérico e biodegradável. Utilizado em banhos de espuma, sabonetes para as mãos, condicionadores de cabelo, cremes de limpeza, loções, xampus, géis para banho, produtos para bebês, lavagens com creme e xampus para animais.

Formula de Shampoo suave para cães - cachorros

Cocamidopropil betaína na formula de shampoo para cachorro é um surfactante anfotérico suave derivado de ésteres metílicos de coco, que aumenta a espuma e aumenta a viscosidade em uma ampla gama de aplicações de cuidados pessoais, limpeza de superfícies duras e produtos espumantes especiais. Utilizado em shampoo 2 em 1, sabonete em barra, sabonete limpador corporal, limpadores faciais, amplificador de espumas, cuidados para superfícies duras, sabonete líquido para mãos e em produtos automotivos.

O Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) na formula é um espessante para shampoos, banhos de espuma, sabonetes líquidos e outras preparações cosméticas e farmacêuticas, é um tensoativo não iônico de baixa irritabilidade à pele e aos olhos com excelente poder de espessamento, além de atuar de forma positiva na formação de espuma e aumentar a resposta de viscosidade dos demais tensoativos nas formulações. O Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) é utilizado em formulas cosméticas como xampus de uso diário, xampus infantis, sabonetes líquidos, banhos de espuma e outras formulações cosméticas, promove redução do nível de espessantes na formulação. Produto de baixa irritabilidade, ideal para xampus infantis e suaves.

O Polisorbato 20 é um tensoativo hidrofílico, é utilizado em xampus infantis devido ao seu baixo grau de irritabilidade e em outras formulações cosméticas e farmacêuticas, utilizado como cotensoativo em formulações que tenham como apelo a suavidade.

O Propileno glicol age como hidratante e umectante, promovendo hidratação onde o produto é utilizado.

Formula para fazer 10 kg de Shampoo suave para cães (cachorro):

  • Cocamidopropil betaína – 2500 g
  • Polisorbato 20 – 200 g
  • Propileno Glicol – 200 g
  • Diestearato de polietilenoglicol 6000 (PEG-150 distearate) – 50 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Água deionizada – 7005 g
  • Ácido cítrico – qs
  • Essência – 30 g
  • Corante – qs

Como fazer a formula do Shampoo suave para cães (cachorro):

Adicione em um recipiente os ingredientes Cocamidopropil betaína, Polisorbato 20, Propileno Glicol, Diestearato de polietilenoglicol 6000, Metilparabeno e a água deionizada, leve para aquecer sob agitação até atingir a temperatura de 60 a 65°C, misturando bem até que todos os componentes sólidos derretam.

Depois sob agitação arrefecer (abaixar a temperatura) da mistura para 40°C.

Ajuste o pH para 6,5 ​​- 7,2 com ácido cítrico diluído em Água deionizada.

Adicione a fragrância (Essência) e solução de Corante em Água deionizada, se desejar colorir o produto cosmético de uso veterinário para lavar os pelos de cães (cachorros).

Misture bem para homogeneizar, deixe em repouso para abaixar a espuma e depois envase em frascos plásticos de uso cosmético para shampoo.