Como fazer condicionador veterinário com Queratina

Formula de condicionador veterinário com Queratina. Como fazer produto cosmético indicado como condicionador para promover maciez e para repor a base de queratina nos pelos dos animais. A queratina hidrolisada na formula proporciona restauração, condicionamento, brilho e fortalecimento à pelagem do seu animal de estimação.

O Cloreto de Cetil Trimetil Amônio é um tensoativo catiônico que melhora a penteabilidade, promove condicionamento e retira a carga estática. Esse quaternário de amônio é muito utilizado em condicionadores de cabelos e cremes de pentear.

Salcare SC 92 é um agente espessante e estabilizador com capacidade de emulsificação, especialmente adequado para sistemas catiônicos. É um polímero condicionante que promove condicionamento nos cabelos, emulsificante e modificador de reologia.

Possui boas propriedades de espalhamento, estabilização e emulsificação. Salcare SC 92 é usado em formulas de cremes cosméticos condicionadores de cabelos e produtos para a limpeza facial.

O Butilenoglicol é um excelente componente umectante, especialmente quando comparado com outros componentes umectantes da série glicol.

Queratina Líquida Hidrolisada é indicada para promover o fortalecimento intensivo dos cabelos desestruturados e quebradiços. Fortalece e promove a reestruturação dos fios de cabelo. Auxilia na reposição de nutrientes e proteínas que os fios capilares perdem durante a agressão do dia a dia.

Salcare SC 60 é um polímero condicionante com alta performance mesmo quando usado em baixas concentrações na fabricação de shampoos capilares, cremes condicionadores e mascaras capilares.

A Imidazolinidyl urea e os parabenos (Nipagim e Nipazol) na formula atuam como conservantes, evitando a proliferação de micro-organismos que podem estragar e alterar o produto cosmético final.

Formula para fazer o condicionador veterinário com Queratina (Keratina):

Água deionizada9007 g
Cloreto de Cetil Trimetil Amônio 50%100 g
Álcool Cetoestearílico250 g
Vaselina Sólida200 g
Salcare SC 9270 g
Butilenoglicol200 g
Nipagim15 g
Nipazol10 g
Imidazolinidyl urea20 g
Salcare SC 608 g
Coranteq.s
Queratina Líquida Hidrolisada (Hydrolyzed Keratin Protein)80 g
Essência (fragrância)40 g

Como fazer a formula do condicionador veterinário com Queratina (Keratina):

Fase 1) Em um recipiente metálico (aço inox) adicione 7007 gramas de Água deionizada e aquecer até a temperatura de 80°C.

Fase 2) Em outro recipiente adicione o Cloreto de Cetil Trimetil Amônio, Álcool Cetoestearílico, Vaselina Sólida e aquecer até a temperatura de 80°C, homogeneizar.

Adicionar logo após a Fase 2 sobre a Fase 1 com agitação, misturar para homogeneizar. Logo em seguida adicione o Salcare SC 92 com agitação e misture para homogeneizar.

Manter agitação constante até a temperatura do creme abaixar para 45°C.

Novamente em recipiente separado adicione o Butilenoglicol, Nipagim, Nipazol e leve para aquecer até 45°C, misturando bem para a solubilização dos conservantes em pó. Adicione depois essa mistura no produto com agitação, misture para homogeneizar.

Logo após adicione em um recipiente 2000 gramas (2 litros) de Água deionizada, Imidazolinidyl urea e misture. Pulverize depois o Salcare SC 60 com agitação lenta até a sua solubilização na água. Adicione depois essa mistura no produto sob agitação e misture bem para homogeneizar.

Quando a temperatura abaixar para 35°C, adicione com agitação o Corante solubilizado em Água deionizada, depois a Queratina Líquida Hidrolisada e homogeneizar.

Perfumar posteriormente o condicionador veterinário com Queratina adicionando a Essência (fragrância) e misture por uns 20 minutos para a sua homogeneização.

Deixar o pH em torno de 4,8.

Envase depois o cosmético veterinário para o condicionamento dos pelos em frascos plásticos ou bisnagas plasticas de uso cosmético.