Formula alvejante de roupas coloridas com Peroxido de Hidrogênio

Como fazer alvejante de roupas coloridas com Peroxido de Hidrogênio. Por conter Peroxido de Hidrogênio em sua formula, que diferente do Cloro ativo não mancha as roupas coloridas, esse produto serve como um produto de limpeza para o branqueamento / alvejamento de roupas de cor.

É um produto de limpeza indicado como alvejante para alvejar (deixar as roupas brancas mais claras), desinfetar e realçar as cores de tecidos têxteis coloridos. Também elimina as manchas e o amarelamento em tecidos que não podem ser alvejados por produtos de limpeza a base de cloro. Alvejante seguro de roupas de uso comum, uso pessoal, cama (fronhas, lençóis, etc.), mesa (toalha de mesa, caminho, etc.), e banho (toalhas de banho, roupão de banho, etc).

Como se sabe, a água sanitária produzida com Hipoclorito de sódio (cloro ativo) não é adequado para as roupas coloridas, pois causa o desbotamento das cores. A água sanitária em excesso também pode danificar os tecidos têxteis, favorecendo o rasgar das roupas com maior facilidade.

O Peroxido de Hidrogênio é um produto químico muito utilizado para varias aplicações, seja no branqueamento de bucho, madeiras, descolorante de cabelos e pelos, como alvejante de roupas, antisséptico tópico, etc.

Na industria farmacêutica o Peroxido de Hidrogênio é muito utilizado na fabricação de água oxigenada 10 volumes, um antisséptico muito usado para a assepsia de ferimentos. Na industria de cosméticos é utilizado na fabricação de água oxigenada cremosa para a descoloração de pelos e cabelos.

Peroxido de Hidrogênio presente na formula do alvejante de roupas coloridas é oxidante e corrosivo, no seu manuseio o manipulador deve usar luvas nas mãos. Todo produto fabricado com esse componente deve ser acondicionado em embalagens adequadas e estocadas em local apropriado.

A Fenacetina presente na formulação age como estabilizante do produto.

Formula para fazer o alvejante de roupas coloridas com Peroxido de Hidrogênio:

Peroxido de Hidrogênio 200 volumes350 g
Essência Hidrossolúvel50 g
Fenacetina5 g
Água deionizada9595 g

Como fazer a formula do alvejante de roupas coloridas com Peroxido de Hidrogênio:

Primeiramente pese todos os componentes da formulação.

Logo após em um recipiente de plastico ou de aço inoxidável adicione a Água deionizada.

Posteriormente adicione o Peroxido de Hidrogênio 200 volumes e misture com uma pá de plastico ou de aço inox.

Depois acrescente a Fenacetina e misture bem até a solubilização do pó na mistura.

Posteriormente adicione a Essência Hidrossolúvel e misture bem para homogeneização.

Depois de pronto o alvejante de roupas coloridas, envase em frascos plásticos usados para produtos de limpeza.