Sobre

Sobre o blog

Neste blog você encontra algumas fórmulas grátis de cosméticos, produtos de limpeza, produtos automotivos e produtos para Pet Shop, para quem tem interesse em montar um negocio próprio ou produzir uma pequena quantidade para uso próprio, são formulações a principio fáceis de manipular, porém algumas podem apresentar um pouco de dificuldade, como os cremes condicionadores, por exemplo, que é necessário que o manipulador tenha cuidado, principalmente com a temperatura da água, caso contrário o creme não ficará consistente.

Algumas formulações são de minha própria experiência e outras foram fornecidas por empresas produtoras de produtos químicos destinados ao ramo de cosméticos e domissanitários.

As fórmulas apresentadas aqui é apenas um começo, as pessoas interessadas devem se aprofundar no assunto, buscando novos componentes, as indústrias de matérias-primas sempre estão lançando novos produtos no mercado.


Também será necessário um lugar específico com condições de higiene adequadas, o manipulador (a pessoa que vai preparar o produto) deve usar equipamentos de proteção individual (EPI), como óculos, luvas, avental, touca, etc.

Vale lembrar que os produtos para serem vendidos no mercado, antes é necessário cumprir as exigências e vários procedimentos de boas praticas de fabricação (BPF – GMP), controle de qualidade e registro do produto na Anvisa. Procure obter informações sobre despesas e viabilidade de uma possível fabricação em escala comercial.

Site da Anvisa: Anvisa


Produtos químicos como ácidos, soda caustica, cloro, álcool, necessitam de atenção especial para que o manipulador não venha a sofrer danos como queimaduras na pele, por exemplo, ou correr o risco de incêndio no local.

Os produtos químicos devem ser muito bem manuseados e guardados em lugar apropriado, longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Ao manipular o produto, o manipulador deve prestar atenção no p.H do produto, pois se o p.H ficar muito ácido ou muito alcalino, o produto pode causar alergias ou queimaduras na pele.
Para que isso não ocorra é necessário a aquisição de um medidor de p.H (pHmetro) ou fitas medidoras de p.H, essas fitas são mais acessíveis (baratas) e ao serem mergulhas no produto elas mudam de cor, comparando a cor que ficou a fita após ser mergulhada (uma fita de cada vez) no produto (uma amostra do produto retirada em um becker) com as cores na embalagem das fitas,  fica fácil observar o p.H do produto.


Se a cor que ficou a fita não for a cor do p.H do produto, devem ser realizadas as correções necessárias até o produto chegar no p.H necessário.
Outro detalhe importante é a limpeza e higiene na preparação e manuseio do produto, tomando cuidado para que não ocorra contaminação cruzada (um produto contaminado com partículas ou restos de outro produto ou matéria-prima) ou microbiológica (bactérias, fungos, etc.). A contaminação microbiológica pode causar perda de estabilidade do produto, mudança na cor e no odor do produto final.

Em algumas fórmulas você vai encontrar “q.s” e “q.s.p”, veja o que significa:
Quantidade suficiente= q.s
Quantidade suficiente para= q.s.p

Obs: As sugestões aqui apresentadas devem ser previamente testadas e adaptadas às condições de trabalho por pessoa habilitada, ficando esta pessoa responsável pela orientação ao consumidor quanto ao uso dos E.P.I(s) e procedimentos em caso de acidentes, consultando as Literaturas Técnicas, e pelo cumprimento das Leis e normas existentes.

Fórmulas grátis de cosméticos, produtos de limpeza (domissanitários), produtos para Pet Shop e produtos automotivos. Artigos sobre beleza e estética.

Sobre o blog Fórmulas Grátis – Fórmulas de cosméticos e produtos de limpeza.

22 comentários em “Sobre

Comentários estão fechados.