Arquivo da categoria: Como fazer produtos caseiros

Nas receitas caseiras são utilizados produtos simples. Aqui você encontra formulas caseiras para fazer amaciante, sabão, repelente, etc.

Formula de sabão em pasta caseiro

Como fazer sabão em pasta caseiro. Formula de sabão pastoso para a utilização na limpeza domestica, pode ser utilizado para lavar pratos, talheres, copos, panelas, bacias, canecas, etc. Pode ser utilizado para a lavagem de utensílios domésticos feitos em alumínio. Como este produto de limpeza caseiro contém vinagre, ele promove limpeza em superfícies de alumínio, como bacias, panelas e canecas.

É uma formula de detergente pastoso / sabão em pasta caseiro bem fácil de fazer e que promove a remoção de gorduras e sujeiras devido a ação detergente do sabão de coco e do comum. Os sabões em pedra / barra presentes na formula caseira descrita abaixo promovem a formação de bastante espuma e ação de limpeza, com ótima ação de detergência na limpeza de utensílios domésticos e superfícies.

Como fazer sabão em pasta caseiro

Produtos de limpeza em pasta são muito utilizados pelas donas de casa na limpeza domestica, possuem boa formação de espuma e por serem pastosos diminuem o desperdício durante o uso.

Componentes para fazer a formula do sabão em pasta caseiro para limpeza:

1 barra de sabão do coco
1 barra de sabão normal (comum)
1 litro de água
4 colheres (sopa) de vinagre
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de detergente

Como fazer o sabão em pasta caseiro – Modo de preparar:

Ralar as duas barras de sabão (de coco e o comum).

Em um recipiente a parte adicione a água e leve para aquecer, parar o aquecimento antes que a água ferva.

Em seguida adicione no recipiente com a água aquecida os sabões (comum e de coco) que foram ralados, tampar o recipiente e deixar em repouso por umas 4 horas.

Depois das 4 horas de repouso leve novamente o recipiente para aquecer em fogo brando, mexendo sempre e sem deixar a mistura ferver até o derretimento por completo dos sabões que foram ralados.

Parar em seguida o aquecimento da mistura, depois adicione o vinagre, o açúcar e depois o detergente.

Misturar bem para ficar bem homogêneo e depois envasar em potes plásticos.

Observação: Enquanto este produto de limpeza caseiro em pasta estiver quente, ele fica na forma liquida, conforme ele vai esfriando, vai ficando pastoso.

Como fazer shampoo caseiro

Formula de shampoo caseiro: 3 receitas caseiras para você fazer. Muitas pessoas preferem utilizar um xampu caseiro ao invés de usar um cosmético capilar para higienização dos fios e do couro cabeludo industrializado.

Os produtos industrializados são compostos de muitos produtos químicos, como tensoativos que agem como espumantes e outros surfactantes que melhoram a formação de espuma, além de componentes que promovem condicionamento nos cabelos.

Um shampoo caseiro para lavar os cabelos é muito mais fácil de preparar em comparação com os cosméticos capilares industrializados, pois não é necessário a aquisição de vários produtos químicos para a sua preparação.

Os componentes do shampoo caseiro para cabelos são bem fáceis de encontrar, e quando se utiliza ervas no seu preparo, como a Babosa por exemplo, as ervas são fáceis de obter, pois muitas pessoas plantam no quintal, e caso você não tenha a erva em casa, provavelmente algum parente ou vizinha a pode ter.

Como fazer shampoo caseiro

Em algumas composições caseiras pode ser preciso a utilização de sabonetes e óleos vegetais que a gente pode ter em casa, e caso não tenha em casa, pode-se adquirir em farmácias ou em supermercados.

Pensando nisso, segue três receitas caseiras para a preparação em casa de shampoo caseiro para lavar os cabelos, são receitas bem fáceis de fazer, permitindo assim que você utilize um shampoo caseiro como uma opção ao uso do industrializado.

1) Formula 1: A primeira receita é de um xampu caseiro preparado com o óleo de coco

A escolha do sabonete Dove se deve ao fato que ele é um sabonete hidratante, pois possui agentes que promovem hidratação. O óleo de coco auxilia na diminuição do frizz capilar e contribui para a redução de pontas duplas, além de hidratar profundamente os fios.

Como fazer shampoo caseiro com o sabonete Dove:

1 sabonete Dove
250 ml de água filtrada
1 colher de óleo de coco

Como fazer a formula: Rale ou corte o sabonete Dove em pedaços bem fininhos, depois despeje em uma caneca de plastico e adicione os 250 ml de água filtrada fria. Depois mexa com uma colher de plastico até que o sabonete desmanche na água por completo.

Não mexa muito rápido para não formar muita espuma. Depois de dissolvido o sabonete na água, acrescente o óleo de coco e mexa bem até homogeneização.

Caso forme espuma, deixe em repouso até a espuma abaixar, em seguida adicione o produto preparado em um frasco plastico.

2) Formula 2: A segunda receita é um xampu caseiro que utiliza óleo vegetal e Mel.

Como fazer shampoo caseiro hidratante indicado para cabelos secos.

Bom para hidratar os cabelos. O Óleo de rícino ajuda no fortalecimento dos cabelos. O óleo de coco diminui o frizz, reduz as pontas duplas e hidrata. O Azeite hidrata e nutre, reduz a queda capilar, retem a umidade e também ajuda a reduzir as pontas duplas nos fios. Prepare com um tipo de óleo: Azeite, coco ou rícino.

1 sabonete Dove de coco
400 ml de água fria
1 colher de sopa azeite (ou óleo de coco ou óleo de rícino)
1 colher de sopa de mel
50 ml de shampoo para crianças

Como fazer a formula: Rale o sabonete Dove de coco e depois coloque em uma caneca plastica, despeje a água fria e em seguida mexa até o sabonete ralado desmanchar completamente.

Depois acrescente o Azeite (ou o óleo de coco ou o óleo de rícino) e misture para homogeneizar. Em seguida despeje o Mel de abelhas e misture bem.

Acrescente depois o shampoo infantil para crianças e mexa bem até ficar homogêneo. Misture devagar para evitar muita formação de bolhas de espuma. Depois despeje em um frasco plastico.

3) Formula 3: A terceira receita caseira utiliza a Babosa (Aloe vera)

Como fazer shampoo de babosa caseiro

A Babosa possui ação hidratante e é ótima para os cabelos, pois promove a hidratação dos fios capilares. A Babosa (Aloe vera) quando é utilizada no cabelo ajuda no crescimento, promove hidratação e maciez aos fios capilares. Ajuda a nutrir e dar vida aos cabelos, auxilia no combate à quebra e ajuda a evitar a queda. Devido ao seu potencial hidratante e nutritivo, ela colabora para o fortalecimento do couro cabeludo e dos fios, promovendo um crescimento mais rápido. Ela ajuda também na retenção da umidade, o que deixa o cabelo hidratado.

2 folhas de Babosa
2 colheres de óleo de rícino
1 frasco de shampoo com uns 300 ml

Como fazer a formula: Pegue 2 folhas de Babosa e corte as pontas, depois descasque as folhas e corte em pedaços pequenos. Coloque as folhas de Babosa cortadas em um liquidificador e bata. Em seguida coe a Babosa batida no liquidificador em um recipiente de plastico, passando por uma peneira fina.

Em seguida adicione o óleo de rícino e mexa bem. Acrescente a seguir o shampoo e misture bem para homogeneizar. Mexa devagar, evitando a formação de espuma, caso tenha formado espuma deixe em repouso até a espuma abaixar. Depois despeje o xampu caseiro para lavar os cabelos em um frasco plastico para uso posterior.

Formula pasta caseira para dar brilho em alumínio

Como fazer pasta de brilho caseira para limpar alumínio. Esta é uma formula de pasta de limpeza caseira utilizada para dar brilho em utensílios domésticos feitos em alumínio, como panelas, talheres, conchas, espumadeiras, canecas, caldeirões, etc.

Este produto de limpeza caseiro utiliza produtos fáceis de encontrar em supermercados e mercearias, o que facilita o seu preparo.

Uma formula de produto de limpeza em pasta caseiro e ecológico que não agride o meio ambiente, sendo uma alternativa aos produtos de limpeza industrializados disponíveis no mercado. O seu uso visa limpar e dar brilho em peças fabricadas em alumínio, como panelas, frigideiras e outros utensílios de uso domésticos.

Como fazer pasta caseira para dar brilho em alumínio

O sabão de coco e o sabão comum promovem espuma e detergência na limpeza dos utensílios, enquanto o vinagre por ser um componente ácido auxilia na remoção de sujeiras e promove brilho aos utensílios utilizados na cozinha, como panelas e canecas.

É uma formula de produto de limpeza caseiro e ecológico feito e testado por donas de casa, de fácil preparo e que pode substituir o saneante domissanitário industrializado utilizado para dar brilho em alumínio.

Fórmula para fazer a pasta caseira para dar brilho em alumínio:

  • 1 sabão de coco
  • 1 sabão comum
  • 1 litro de água
  • 2 colheres de vinagre
  • 2 colheres de açúcar

Como fazer a formula da pasta caseira para dar brilho em alumínio:

Ralar o sabão de coco e o sabão comum, colocar os sabões ralados, a água, o vinagre e o açúcar em um recipiente e levar para aquecer em fogo brando, misturando bem até ficar em ponto de pasta (aparecendo o fundo do recipiente enquanto mistura).

Deixe a mistura esfriar e depois coloque em potes plásticos ou outra embalagem plástica de sua preferencia. Utilize o produto como uma pasta de limpeza, que é muito utilizada na higienização de utensílios domésticos.

Formula de sabão caseiro com banha de porco

Como fazer sabão caseiro com banha de porco. Esta formula de produto de limpeza caseiro em barras pode ser utilizado na limpeza de panelas, canecas, frigideiras, pratos e outros utensílios de cozinha.

Embora hoje haja muitos fabricantes de detergentes líquidos utilizados na limpeza domestica, muitas pessoas ainda utilizam sabões e produtos de limpeza caseiros.

Esta formula de sabão caseiro em barra é ideal para quem mora na cidade ou no campo e possui a banha de porco sem uso guardada. É muito comum as pessoas, principalmente em sítios e fazendas ter banha de porco em casa.

Com a fabricação do sabão caseiro, a pessoa economiza na compra de produtos de limpeza industrializados, além de dar um destino adequado aos resíduos de gorduras.

Como fazer sabão caseiro com banha de porco

A fabricação é bem simples, mas tome cuidado com a soda que é muito corrosiva e causa queimaduras na pele. Apague o fogo e esteja em local onde não há geradores de faíscas quando for acrescentar o Álcool etílico, que é muito inflamável.

Para perfumar o sabão caseiro você pode adicionar um pouco de essência, como a essência de pinho, eucalipto ou outra essência de sua preferencia. Durante a preparação deste produto de limpeza, utilize luvas de borracha para proteger as mãos.

Formula para fazer o sabão em barra caseiro com banha de porco:

Soda caustica em escamas1 kg
Banha de porco6 kg
Água2 litros
Álcool etílico4 litros
Essênciaa gosto

Como fazer a formula do sabão com gordura de porco:

Em uma panela aqueça a banha de porco somente até ela ficar liquida. Transfira a banha aquecida para um recipiente de plastico reforçado e adicione o Álcool etílico e mexa por uns 5 minutos.

Em outro recipiente de plastico reforçado adicione a Água e a soda caustica em escamas, mexa bem até a dissolução da soda caustica, depois vai adicionando na mistura anterior aos poucos e sob agitação. Se desejar perfumar adicione a essência.

Continuar misturando devagar até a formação de espuma, durante esse processo o sabão vai endurecendo lentamente.

Depois de frio, cortar o sabão em pedaços e guardar as barras em local adequado.