Como fazer sabão em barra (sabão comum). Formula para fazer sabão em barra comum. Fórmula grátis para a fabricação de produto de limpeza que as donas de casa ainda utilizam, quer seja para a limpeza de utensílios de cozinha, louças ou para a lavagem de roupas.
A fabricação desse produto de limpeza em barra requer alguns cuidados, devido ao aquecimento do sebo e da utilização de produtos químicos perigosos na formula, como a soda (Hidróxido de sódio), por exemplo.
Com o passar do tempo, a pessoa ganha experiencia e conhecimento sobre a fabricação de sabões e as matérias-primas utilizadas na receita.

Formulação de massa para sabão em barra. Para quem pretende iniciar um empreendimento ou já possui empresa instalada, verifique as sugestões de máquinas e equipamentos no link “equipamentos” , onde você encontra extrusoras para sabão, sabonetes e bastão sanitário (bloco sanitário).
Formula para fazer sabão em barra comum
Formulação – receita para 10 kg de sabão solido comum:
- Sebo – 5.230 g
- Hidróxido de sódio (Soda caustica a 50%) – 1.480 g
- Água deionizada – 2.220 g
- EDTA tetrassódico (a 40%) – 50 g
- Carbonato de sódio – 500 g
- Silicato de sódio alcalino (a 54%) – 200 g
- Sulfato de sódio – 300 g
- Formol 37% – 20 g
- Corante – Quantidade suficiente
- Essência – Quantidade suficiente
Como fazer a Formula para fazer sabão em barra comum:
Em recipiente adequado aqueça o sebo até a temperatura de 80ºC, em agitação constante adicione o hidróxido de sódio, aos poucos e com cuidado.
Em seguida mantendo a agitação adicione a água deionizada e o EDTA, a massa começa a ficar bem consistente.
Sob agitação constante adicione o carbonato de sódio, o silicato de sódio e o sulfato de sódio.
Diminua o aquecimento para que a massa esfrie até 55ºC.
Antes que a massa endureça completamente adicione sob agitação o formol e o corante, agite bem para uma boa homogeneização do produto de limpeza em barra.
A essência na formula quando a quantidade é pequena deve ser adicionada sob agitação quando a massa atingir uma temperatura em torno de 40º, para que não perca a sua qualidade.
Para grandes quantidades feitas em escala industrial, a essência deve ser adicionada na extrusora de sabão.
Aspecto do produto de limpeza: Sólido consistente e opaco.
As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Gostaria de trabalhar aprender a fabricação de saboes em barra, líquidos e desinfetantes.
Boa tarde, parabéns pela fórmula “Como fazer sabão em barra (sabão comum)” , estou cursando técnico em química, e gostaria de abrir uma pequena fábrica de sabão em barra, estou precisando de algumas orientações, pois gostaria de fazer com óleo de fritura e colocar glicerina no sabão, precisaria de alguém me orientar para as quantidades permitidas e futuros testes dentro da fábrica para ver se está tudo ok com o produto. Caso alguém conhecer algum químico, por favor me indicar. Desde já agradeço.