Como fazer sabão em pasta caseiro. Formula de sabão pastoso para a utilização na limpeza domestica, pode ser utilizado para lavar pratos, talheres, copos, panelas, bacias, canecas, etc. Pode ser utilizado para a lavagem de utensílios domésticos feitos em alumínio. Como este produto de limpeza caseiro contém vinagre, ele promove limpeza em superfícies de alumínio, como bacias, panelas e canecas.
É uma formula de detergente pastoso / sabão em pasta caseiro bem fácil de fazer e que promove a remoção de gorduras e sujeiras devido a ação detergente do sabão de coco e do comum. Os sabões em pedra / barra presentes na formula caseira descrita abaixo promovem a formação de bastante espuma e ação de limpeza, com ótima ação de detergência na limpeza de utensílios domésticos e superfícies.
Produtos de limpeza em pasta são muito utilizados pelas donas de casa na limpeza domestica, possuem boa formação de espuma e por serem pastosos diminuem o desperdício durante o uso.
Componentes para fazer a formula do sabão em pasta caseiro para limpeza:
1 barra de sabão do coco |
1 barra de sabão normal (comum) |
1 litro de água |
4 colheres (sopa) de vinagre |
4 colheres (sopa) de açúcar |
4 colheres (sopa) de detergente |
Como fazer a Formula de sabão em pasta caseiro:
Ralar as duas barras de sabão (de coco e o comum).
Em um recipiente a parte adicione a água e leve para aquecer, parar o aquecimento antes que a água ferva.
Em seguida adicione no recipiente com a água aquecida os sabões (comum e de coco) que foram ralados, tampar o recipiente e deixar em repouso por umas 4 horas.
Depois das 4 horas de repouso leve novamente o recipiente para aquecer em fogo brando, mexendo sempre e sem deixar a mistura ferver até o derretimento por completo dos sabões que foram ralados.
Parar em seguida o aquecimento da mistura, depois adicione o vinagre, o açúcar e depois o detergente.
Misturar bem para ficar bem homogêneo e depois envasar em potes plásticos.
Observação: Enquanto este produto de limpeza caseiro em pasta estiver quente, ele fica na forma liquida, conforme ele vai esfriando, vai ficando pastoso.