Como fazer sabão caseiro em barra com banha e álcool

Como fazer sabão caseiro em barra com banha e álcool. Embora hoje haja formulas avançadas na produção de sabões em pedra, muitas pessoas fazem o sabão caseiro, onde os produtos químicos utilizados são mais simples e fáceis de adquirir, a formula abaixo por exemplo utiliza somente o álcool e a soda caustica, dois produtos químicos fáceis de encontrar.

A soda pode ser comprada em supermercados e mercearias, caso seja difícil encontrar o álcool puro, pode-se utilizar o do posto de gasolina.

Como fazer sabão caseiro em barra com banha e álcool

Ainda que hoje haja detergentes líquidos para a limpeza de utensílios, talheres, copos e panelas, ainda há muitas pessoas que preferem a utilização do sabão em barra na limpeza domestica. É um produto de limpeza barato com ótimo poder de limpeza e formação de espuma, ainda mais se for caseiro.

A fabricação da formula de produto de limpeza caseiro abaixo não utiliza aquecimento, é feito pelo processo a frio que o deixa ainda mais econômico para produzir.

É uma boa alternativa para o uso adequado da banha que esteja sobrando em casa.

Somente tome cuidado no manuseio da soda caustica que é corrosiva e pode trazer danos para a pele ou se suas partículas finas presentes no ar sejam inaladas, assim como o álcool que é um produto inflamável e pega fogo com facilidade.

Mantenha esses dois produtos químicos sempre bem guardados e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Esta é uma formula de produto de limpeza caseiro que pode ser vendido, se as barras forem cortadas adequadamente de modo que fiquem com o mesmo tamanho e espessura, pois como já foi dito, muitas donas de casa preferem esse produto de limpeza para lavar pratos, talheres, copos, panelas e para outras aplicações domesticas.

Depois de cortar em barras é bom embalar em plastico para evitar o ressecamento do produto.

Se você pretende fazer um sabão caseiro, a formula abaixo pode te ajudar.

Formula para fazer o sabão caseiro solido com banha e álcool:

  • Soda caustica a 99% (escamas) – 1 kg
  • Banha – 6 litros
  • Álcool etílico 96°GL – 4 litros
  • Água – 3 litros

Como fazer a formula do sabão caseiro em barra com banha e álcool:

Em um recipiente de plastico reforçado adicione a água, sob agitação adicione depois a Soda caustica a 99% e vai mexendo até total dissolução da soda, despeje depois a Banha e vai mexendo até engrossar. Para mexer o produto de limpeza utilize uma pá de plastico reforçado.

Em seguida adicione o Álcool etílico 96°GL e vai mexendo até dar o ponto de fio. O ponto de fio é quando você ergue a pá de agitação e vê que o sabão vai endurecendo.

Depois despeje em formas para sabões ou deixe no mesmo recipiente para depois que estiver duro seja feito o corte das barras.

2 comentários em “Como fazer sabão caseiro em barra com banha e álcool”

  1. Boa tarde. Essa fórmula está errada, né? Vc esqueceu de citar a gordura na hora de fazer, fala somente pra acrescentar a água e depois a soda. Precisa ser retificada. Obrigado.

    Responder

Deixe um comentário