Cabelos Secos

Cabelos secos – O Que fazer para tratá-los? Os cabelos secos são uma das principais preocupações com a saúde capilar em nosso dia a dia. Lembramos que o couro capilar, naturalmente, já produz o nível de oleosidade para a manutenção dos fios de cabelos de modo sadio.

Porém, o nível de oleosidade natural pode variar de pessoa para pessoa, desse modo em determinados indivíduos a produção e manutenção de oleosidade para ser ineficiente para determinado período de ciclo capilar.

Cabelos secos - O Que fazer para tratá-los?

Sendo assim, a produção não alcança a quantidade de gordura que os fios precisam, nesse caso temos uma deficiência de gordura, por outro lado a utilização abusiva de óleos e equipamentos como cremes, secadores e pranchas também podem prejudicar a saúde dos fios.

Como consequência pode acontecer a perda de umidade deixando os cabelos secos e opacos. Os especialistas orientam para evitar o uso excessivo de aparelhos de alisamento dos fios e de secadores, eles podem gerar alto nível de ressecamento dos fios.

Em certos casos, o ressecamento pode ser muito forte e até mesmo irreversível quando não houver tratamento orientado.

Além da perda de umidade, os fios secos estão com baixos índices de proteínas e lipídios, o que deixam os cabelos mais embaraçados e sem vidas.

Na maioria dos casos, além de uma boa alimentação, o indivíduo precisa realizar períodos de hidratação e manutenção dos cabelos com mais qualidade.

Cabelos secos

Como dito anteriormente, o fio pode ficar seco por causa de diferentes causas. Geralmente, pode ficar seco por causa de pouca produção nas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Porém, maior parte dos casos, os tratamentos químicos são os responsáveis por danificar os fios dos cabelos, ficando quebradiços, opacos e sem vida.

Os fios secos são mais difíceis de pentear, ásperos, frágeis, sem brilho e sem caimento.

Processos como coloração, descoloração e alisamentos podem roubar a hidratação natural dos cabelos. O uso em excesso do secador, babyliss ou ferros para enrolar, exposição ao sol e vento salino das praias são os fatores que aumentam ainda mais para o problema.

Hidratação para cabelos secos

A hidratação para cabelos ressecados pode ser feita com substâncias naturais como a babosa. Segue abaixo uma receita caseira de máscara para hidratar os fios.

Ao escolher a babosa, basta selecionar um recipiente, e nele adicionar duas colheres de sopa de máscara hidratante (de sua escolha) com uma colher de sopa de gel de babosa e uma colher de chá de óleo vegetal.

Depois, misture todos os ingredientes até que se forme uma massa homogênea. Faça a aplicação da máscara em todo o cabelo.

Shampoo para cabelos secos

Sabemos que os shampoos hidratantes que possuem sulfatos em nível leve são bastantes indicados.

Para quem possui o cabelo seco, pode sentir os fios ásperos e um pouco ressecados depois da lavagem, mesmo antes de aplicar o condicionador.

A causa para essa situação é bem simples de entender, o shampoo utilizado no processo de higienização não era o melhor para a qualidade dos fios. Mesmo que que o couro cabeludo precise ser limpo profundamente para que as impurezas e resíduos de produtos sejam eliminados, no cotidiano, eles podem prejudicar esse tipo de fio por removerem a pouca oleosidade produzida por eles.

Cabelos secos o que fazer?

O processo de ressecamento dos fios também pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou de modo muito intenso. Dessa forma, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura.

Esses fatores deixam o fio seco e sem brilho. Fios com comprimento superior a 10 cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo em média

Hidratação para cabelos secos e volumosos

Para quem tem o cabelo seco e volumoso, o processo de hidratação deve começar ainda na lavagem.

No processo da lavagem, devemos ressaltar que a temperatura da água deve ser morna ou fria no caso de cabelos secos.

Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos.

Por outro lado, se a água utilizada está muito quente, ela pode abrir a cutícula do cabelo, permitindo-a mais suscetível à ação do sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios.

Sendo assim, com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produzirá mais sebo que o necessário, evitando a raiz oleosa.

Hidratação para cabelos secos e quebradiços

No processo de hidratação, o usuário pode usar o reparador de pontas. Esses reparadores referem-se aos produtos para cabelo à base de silicone (como reparadores de pontas) e contém substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar.

Geralmente, o mais indicado é aplicar depois o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico.

O usuário precisa evitar aplicar antes de fazer uma escova ou passar chapinha. Mas, seguindo a ordem de aplicação é importante aplicar óleo e secador primeiro, até os fios ficarem completamente secos. Posteriormente, passe a chapinha.

Produtos para cabelos secos

Dentre os produtos mais usados para tratar cabelos secos, tempos as ampolas de hidratação. Elas costumam ser rápidas e práticas, e têm ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos.

A ampola, possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação-relâmpago. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo.

Mais produtos

Cabelos secos - mais produtos

A seguir apresentamos mais produtos que podem ajudar muito a hidratar os cabelos secos no dia a dia.

1 – Óleo de coco

O óleo de coco é considerado um dos melhores óleos para passar no cabelos. Composto por mais de 90% de gorduras saturadas, vitamina E e K, além de minerais essenciais para o cabelo.

2 – Óleo de Argan

O óleo de argan é um produto que possui propriedades antioxidantes e nutricionais eficazes para tratar o cabelo. Rico em vitamina E, além de Ômegas 6 e 9, o óleo de Argan é ideal não só para manter a hidratação e nutrição do fios, como também auxiliar na cicatrização e irritação no couro cabeludo.

3 – Óleo de Abacate

O óleo de abacate também é considerado um poderoso antioxidante para os cabelos, ajudando no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento dos fios e queda. Rico em vitaminas A e E, o produto pode ser ideal para melhorar a hidratação e nutrição das madeixas.

4 – Óleo de Jojoba

O óleo de jojoba é um óleo rico em proteínas, minerais e antioxidantes. Por isso, ele tem um ótimo poder umectante, emoliente e restaurador, podendo ajudar na nutrição, maciez, brilho e a dar vida aos fios.

Se os seus cabelos ficam frequentemente secos e quebradiços, fique sempre atento (a) às novidades em nosso site, e descubra como hidratar, cuidar e ter os mais lindos fios.

Até a próxima!

Deixe um comentário