Cabelos Oleosos

Cabelos oleosos – Como mantê-los sempre Bonitos! Os cabelos oleosos podem gerar preocupação na pessoa com relação à saúde dos fios e do couro cabeludo. Existe a crença que os cabelos desse tipo podem sofrer mais quedas e decréscimo na saúde capilar como um todo.

Advertisement

Fatores genéticos, estresse e má alimentação podem justificar essa situação nos fios. Segundo os dermatologistas, o nível de oleosidade não está ligado somente ao tecido epitelial (pele), podendo atingir também os fios capilares e elevar a sensação de mal estar envolvendo perda de boa aparência, coceira, caspa e sensação de sujeira.

Cabelos oleosos - Como mantê-los sempre Bonitos!

Tanto os homens quanto as mulheres sofrem muito com essas questões de oleosidade nos fios, mas, atualmente, existem tratamentos e processos de hidratação que podem diminuir o nível de oleosidade dos fios e do couro cabeludo.

Numa visão terapêutica, por exemplo, é possível criar um cronograma de cuidado capilar selecionado os produtos certos, o horário de aplicação e o controle certo para equilibrar a produção de sebo do couro cabeludo para mantê-lo sempre sadio.

O que é um cabelo oleoso?

É importante saber se seus fios são ou não são oleosos. Na prática, o usuário de produtos e tratamentos devem descobrir se o cabelo é realmente oleoso ou apenas está passando por um período de oleosidade acima da média comum.

O cabelo oleoso é referente ao excesso de oleosidade no couro cabeludo, que, por sua vez, vai se espalhando até as pontas dos fios da região.

Segundo os médicos, essas possibilidades e característica podem estar associadas à dermatite seborreica (caspa), além do uso do shampoo incorreto para o tipo de cabelo, além do excesso de máscaras e condicionadores acumulados na região.

Cabelo oleoso o que fazer?

Muitas vezes não adianta somente cortar os cabelos, é indicado também lavar o couro cabeludo com um shampoo específico para cabelos oleosos, isso pode ajudar a resolver o problema, principalmente nas etapas iniciais.

No processo de lavagem, para quem escolheu um bom shampoo, é importante enxaguar bastante os fios, eliminando todos os resíduos de shampoo e condicionador, evitando a utilização de máscara na região próxima à raiz.

Outra dica boa é evitar o uso de água quente ao lavar a cabeça e não aproximar muito o secador do couro cabeludo. Lembramos que o calor estimula as glândulas sebáceas, aumentando a produção de óleo na região capilar.

Shampoo para cabelos oleosos

É essencial escolher o shampoo certo pensando no tipo de couro cabeludo de cada pessoa, mesmo nos casos quando o cabelo for seco.

Em situações de alto nível de oleosidade, caso o couro cabeludo seja oleoso, é importante lavar com um produto para cabelos oleosos, nesse caso a lavagem pode ser feita focada na limpeza da raiz.

Depois, a parte restante do fio deve ser tratada pelo condicionador e pela máscara, aplicados do comprimento às pontas.

Esse processo de tratamento dos cabelos oleosos começa no banho. Nesse caso, o primeiro passo é não lavar o cabelo todo dia. A pessoa pode experimente lavar em dias alternados por algumas semanas.

Aos poucos, o corpo pode se adaptar à nova rotina, produzindo cada vez menos óleo no couro cabeludo e reduzindo a oleosidade. O tipo de shampoo indicado é aquele usado para cabelo seco que visa manter a oleosidade sob controle entre as lavagens. Ao mesmo tempo tenha atenção com a temperatura da água da lavagem e da temperatura do banheiro.

Sabemos que a água quente pode sensibilizar os fios, podendo desequilibrar a camada hidrolipídica do couro cabeludo, causando ainda mais oleosidade. Nesse caso, escolha deixar a água de morna a fria, finalizando o enxágue sempre com um jato de água gelada.

Lembramos que a pessoa que está tratando através da lavagem, que não adianta usar qualquer shampoo para lavar os cabelos.

Geralmente, para ter o controle da oleosidade de maneira duradoura, é preciso encontrar o shampoo ideal para o dia a dia.

Marcas de shampoo

Para cabelos oleosos, podemos indicar Shampoos transparentes, como o Pure Resource, de L’Oréal Professionnel, são os mais indicados para limpeza do couro cabeludo.

Na hora de lavar, é bom aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo e massageie com delicadeza. Na hora de retirar a espuma, faça movimentos da raiz para as pontas, sem esfregar

Hidratação para cabelos oleosos

Ao contrário do que muitos acreditam, cabelos oleosos também precisam de hidratação, especialmente os que sofrem com frizz e pontas secas.

Passar condicionador nos fios não vai deixá-los mais oleosos: o segredo é usar apenas uma pequena quantidade, aplicar corretamente o produto e enxaguar bem no final.

Depois da lavagem, o usuário deve retirar o excesso de água com as mãos e aplique a máscara ou condicionador, somente no comprimento e pontas. Massageie por alguns segundos, deixando o produto agir e enxágue.

Produtos para cabelos oleosos

Cabelos oleosos - produtos para cabelos oleosos

O uso do condicionador também é indicado na rotina de cuidados do cabelo oleoso, pois é ele que vai dar emoliência, segurar a hidratação dos fios e selar as cutículas. O ideal é apostar em um condicionador que não pese e nem deixe as pontas oleosas demais.

Escolha os produtos mais leves, indicadas para quem já faz tratamento antioleosidade e que não pesem os fios. Ela deve ser aplicada apenas no comprimento dos fios para evitar a oleosidade na raiz e o acúmulo do produto na região.

Cuidados extras para incluir na rotina de cuidados com o cabelo oleoso

  • Peelings para couro cabeludo feito no consultório;
  • Não lavar o cabelo com água quente;
  • Evitar ficar muito tempo sem lavar o cabelo;
  • Evitar passar condicionador ou máscara de hidratação na raiz.

Conclusão

Portanto, é necessário aplicar o shampoo certo e escolher o método correto para a lavagem evitando a água muito quente.

Lembramos que a oleosidade não é algo ruim, pelo menos se estiver em uma quantidade normal. Sabemos que o sebo é o óleo natural produzido na região do couro cabeludo. Ele ajuda a proteger todo o cabelo contra quebra e contra a poluição.

É importante ter cuidados com a aplicação de cosméticos nas regiões capilares ou utilização do shampoo errado.

Advertisement

Deixe um comentário