Onde comprar produtos químicos para fabricação de sabão

Onde comprar produtos químicos para fabricação de sabão. Onde comprar matéria prima para fabricação de sabão e sabonete. Veja abaixo algumas considerações sobre esses produtos e onde comprar as matérias-primas para a fabricação.

Onde comprar matéria prima para fabricação de sabão e sabonete

A fabricação de sabão e de sabonete em barra é uma reação entre gorduras e óleos de origem vegetal ou animal, como o sebo de boi ou a banha de porco que são de origem animal ou óleo de coco e de soja (que são de origem vegetal, por exemplo) com uma base alcalina, ou seja, um produto de caráter básico.

Geralmente a base alcalina mais utilizada é a soda caustica, também conhecida no mercado como Hidróxido de sódio. Os sabões fabricados com o sódio em sua composição possuem a característica de serem mais duros (firmes).

Enquanto que o sabão com característica mais mole utiliza-se o Hidróxido de potássio (potassa cáustica) em sua fabricação no lugar do Hidróxido de sódio para a reação de saponificação.

Portanto, na reação de saponificação para a obtenção de sabões adiciona-se uma gordura ou um óleo para reagir com a base, essa base pode ser a Soda caustica ou o Hidróxido de potássio. Lembrando que com o Hidróxido de potássio (Potassa cáustica) obtém-se sabões mais moles, enquanto que os produzidos com o Hidróxido de sódio são mais duros.

Além das gorduras (sebo de boi, banha de porco ou óleos vegetais) e de uma base alcalina, dependendo da formulação, podem conter Silicato de sódio e Carbonato de sódio como auxiliares de limpeza / coadjuvantes. E o Sulfato de sódio e o Cloreto de sódio como carga.

Onde comprar Sebo de boi e Óleos vegetais?

Sebo de boi: Spironelli, Faros, Fasa, Grupo Braido, Razzo, Sebo Sol Industria de Sub Produtos de Bovinos.

Óleos vegetais: Loja Lumaer Essências

E quanto aos sabões líquidos?

O sabão líquido apresenta formula diferente do em barra. Geralmente se utiliza na sua fabricação tensoativos que lhe dão poder de formação de espuma e detergência. Entre os tensoativos principais estão o Ácido sulfônico e a Amida 60. O sabão liquido pode conter também os auxiliares de limpeza Tripolifosfato de sódio e o Carbonato de sódio, enzimas e branqueadores óticos.

Sabonete em barra

Geralmente, os sabões comuns em barra utilizam a gordura de origem animal como matéria-prima. Enquanto que os sabonetes que utilizamos para tomar banho e lavar as mãos podem utilizar óleos vegetais em substituição ao uso de gorduras de origem animal.

Assim como os sabões comuns utilizados para a limpeza, os sabonetes sólidos em barra também são obtidos pelo processo de saponificação utilizando gordura animal ou vegetal e uma base alcalina. Alguns são produzidos com o Ácido esteárico (Estearina) como gordura principal.

Onde comprar Ácido esteárico (Estearina)?

Ácido esteárico (Estearina): Loja Lumaer Essências

Os sabonetes, por entrar em contato com a pele corporal, possuem óleos vegetais em sua composição, o óleo de coco é um dos mais utilizados na fabricação. Portanto, o uso de óleos vegetais permitem uma hidratação na pele.

Outro produto químico que pode-se utilizar como complemento para hidratar a pele é a Glicerina.

Sabonetes líquidos

Já os sabonetes líquidos são produtos de higiene pessoal que apresentam formula diferenciada, sendo parecidos com o shampoo para cabelos em sua composição química. Possuem tensoativos e espessantes em sua formula, como o Lauril éter sulfato de sódio e a Amida 80 ou Amida 90.

Também podem conter Anfóteros, como o Cocoamidopropil betaína, que promove suavidade ao produto cosmético. Esses produtos de higiene pessoal também podem conter substancias emolientes, como a Lanolina etoxilada e extratos glicólicos de plantas que dão maciez na pele. Também podem conter agentes hidratantes, como a Glicerina e o Propilenoglicol que hidratam a pele do corpo e a deixam hidratada.

Onde comprar matéria prima para fazer sabão em pó

O sabão em pó utiliza produtos químicos com características tensoativas na sua fabricação, como o Ácido sulfônico, por exemplo, que é a matéria prima mais utilizada em sabões e detergentes. Além dos tensoativos, os sabões em pó também podem conter sequestrante (EDTA), enzimas, alvejantes e clarificantes ópticos (branqueador ótico).

Esses aditivos (alvejantes e enzimas) são adicionados na formula do sabão com o objetivo de retirar as manchas dos tecidos têxteis, enquanto que o branqueador ótico vai mascarar o amarelado das roupas, dando um aspecto de “branco mais branco” nas roupas.

Os sabões em pó podem conter também o Tripolifosfato de sódio, Silicato de sódio e o Carbonato de sódio como auxiliares de limpeza / coadjuvantes. O Sulfato de sódio também pode estar presente na formula como carga. Os detergentes em pó (sabão em pó) para lavar roupas geralmente possuem maior poder de limpeza e de remoção de manchas nas roupas.

Onde comprar Ácido sulfônico, Tripolifosfato de sódio, Silicato de sódio, Carbonato de sódio, Enzimas e Sulfato de sódio?

Ácido sulfônico, Tripolifosfato de sódio, Silicato de sódio, Carbonato de sódio: Loja Lumaer Essências

Enzimas: Polyorganic, Rinen Chemical Group, Novozymes, Quimisa

Sulfato de sódio: Gotaquímica Produtos Químicos, Quimesp, Loja Química, Dipa Química, Quimisul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *