Formula limpa vidros concentrado diluível em água

Como fazer limpa vidros concentrado. A formulação é um limpador de vidro líquido institucional que pode ser diluído com até 10 partes de água. O Lauril Sarcosinato de Sódio melhora o desempenho de umedecimento e limpeza da formulação. Faz isso sem precisar do esfregaço que é comum quando o lauril éter sulfato de sódio ou álcoois etoxilados são usados.

Dowanol PnB (Propylene Glycol n-Butyl Ether) é um solvente que tem boa solvência, ótima solubilidade em óleo, ação surfactante, ótima capacidade de acoplamento e controle de evaporação. É amplamente utilizado em formulações de produtos de limpeza.

Como fazer limpa vidros concentrado

Lauril sarcosinato de sódio (Sodium Lauroyl Sarcosinate) é um tensoativo aniônico derivado de ácidos graxos naturais, extremamente suave e eficiente. É um produto biodegradável. É utilizado em formulas de cosméticos de uso faciais, cosméticos para limpeza da pele, shampoos para cabelos, em cosméticos com clorexidina, condicionadores capilares, cosméticos para maquiagem líquida, cosméticos para barbear e produtos dentais. Lauril sarcosinato de sódio é utilizado também em vários tipos de produtos de limpeza.

O Álcool isopropílico também age como solvente, auxiliando na remoção de sujeiras, facilitando a limpeza dos vidros. Álcool isopropílico é um produto inflamável e pega fogo com facilidade, portanto tenha cuidado durante o seu manuseio.

O Hidróxido de amônio (amoníaco liquido) age como desengordurante, sendo eficiente para limpar manchas e respingos de gordura nas superfícies. Com o amoníaco é possível retirar marcas de mãos e de gordura da superfície de vidros, vitros, janelas, etc. O amoníaco liquido ainda dá um brilho à superfície. Este produto químico possui odor irritante e também afeta os olhos, portanto manuseie com cuidado.

Formula para fazer o concentrado limpador de vidro líquido diluível em água:

Água3300 g
Álcool isopropilico4000 g
Dowanol PnB2000 g
Lauril Sarcosinato de Sódio (Sodium Lauroyl Sarcosinate)500 g
Hidróxido de amônio (a 28%)200 g
Essênciaq.s
Coranteq.s

Como fazer a formula do concentrado limpador de vidros líquido diluível em água:

Em um balde de plastico reforçado adicione a Água, agitando com uma pá de plastico reforçado ou de aço inoxidável adicione o Álcool isopropílico.

Depois adicione o solvente Dowanol PnB e misture até homogeneização.

Em seguida adicione o Lauril Sarcosinato de Sódio e agite até homogeneização.

Depois acrescente o Hidróxido de amônio e misture para homogeneizar.

Perfume adicionando a Essência e agite para homogeneização.

Adicione solução de Corante diluído em água até obter cor desejada. Agite bem para homogeneizar o produto e depois envase em embalagens plasticas bem tampadas para não evaporar.

Lembrando que o limpa vidros concentrado pode ser diluído com até 10 partes de água antes do uso.