Formulas Gratis

Formula de Xampu com Extrato glicólico de Bardana

Formula de Xampu com extrato glicólico de Bardana. Formula de shampoo com Extrato glicólico de Bardana e de Alecrim. Produto de uso cosmético com tensoativos que promovem a formação de espuma e ação de detergência, possui ação condicionante, anti caspa e anti queda dos cabelos.

Ação do Extrato Glicólico de Bardana

O Extrato Glicólico de Bardana na formula possui ação adstringente, emoliente, bactericida e fungicida, e também é hidratante. É utilizado também em produtos cosméticos para o tratamento da seborreia e para queda de cabelo. Pode ser utilizado na composição de cremes, loções, tônicos, shampoos, géis, cosméticos para o banho e em outros tipos de formulações cosméticas.

Ação do Extrato Glicólico de Alecrim

O Extrato Glicólico de Alecrim na formula do shampoo para cabelos é utilizado em cosméticos capilares para o couro cabeludo, pois ele estimula a circulação periférica e o crescimento capilar. Extrato glicólico de Alecrim ainda possui ação anticaspa, previne a queda dos fios capilares e promove brilho aos cabelos.

Poliquaternium 7 (Polyquaternium-7) na formula do xampu capilar é um produto químico de uso cosmético que age como estabilizador de espuma, antiestático e possui ação desembaraçante, portanto ele estabiliza a espuma do shampoo, retira a ação estática nos cabelos e desembaraça os fios capilares.

Devido aos componentes presentes na formula deste cosmético, ele limpa os fios capilares e o couro cabeludo, condiciona, age contra a caspa e contra a queda dos cabelos.

Formula de shampoo com Extrato glicólico de Bardana e de Alecrim

Formulação para fazer 10 kg:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 4 kg
  • Dietanolamida de acido graxo de coco (Amida 90) – 200 g
  • Poliquaternium 7 (condicionante) – 50 g
  • Koralone LA (conservante) – 10 g
  • Ácido cítrico – qs (quantidade suficiente)
  • Essência – 30 g
  • Solução de Corante – qs (quantidade suficiente)
  • Extrato glicólico de Bardana – 600 g
  • Extrato glicólico de Alecrim – 300 g
  • Água deionizada – 4810 g

Como fazer a formula de Xampu com extrato glicólico de Bardana:

Primeiramente pese todos os componentes.

Em seguida adicione a Água deionizada em um balde limpo e higienizado.

Logo depois agitando com uma pá de plastico adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Dietanolamida de acido graxo de coco (Amida 90) e misture até homogeneizar.

Posteriormente adicione com agitação o Poliquaternium 7, Koralone LA, Essência e misture bem para homogeneização.

Em seguida adicione com agitação o Extrato glicólico de Bardana, Extrato glicólico de Alecrim e misture para homogeneizar.

Logo depois verifique o pH do shampoo para cabelos com a fita de medir o pH e caso seja necessário efetue a correção do pH adicionando solução de Ácido cítrico diluído em Água deionizada, sempre aos poucos até que o pH do produto cosmético fique entre 6,5 a 7,5.

Adicione posteriormente Solução de Corante diluído em Água deionizada, aos poucos até obter a cor desejada.

Agora é a hora de acertar a viscosidade, portanto adicione Cloreto de sódio diluído em Água deionizada, sempre aos poucos e com agitação até o xampu engrossar e ficar viscoso.

Em seguida misture bem para homogeneização do shampoo e deixe em repouso para desfazer possíveis bolhas de ar incorporadas durante a agitação.

Envase logo depois o shampoo para cabelos em frascos plásticos de uso cosmético, rotule e guarde em local adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *