Formula shampoo para evitar queda de cabelos

Como Fazer Shampoo anti queda de cabelos

Receita para Fazer Shampoo (xampu) anti-queda de cabelos com extratos vegetais (shampoo perolado). Produto anti-queda de cabelos com extrato de Jaborandi, Capsicum e Quina. É um shampoo que aproveita os componentes de ervas para ajudar a evitar a queda dos fios.
Como os extratos das ervas deixa o xampu com uma coloração escura, foi adicionado na formula um agente opacificante e doador de brilho pérola, deixando o produto perolado, o que dá um aspecto de sofisticação ao xampu.

Extrato de Jaborandi contém pilocarpina, que estimula o crescimento capilar e previne que os fios caiam.

Extrato de Capsicum na formula possui ação carminativa, revulsivante e rubefaciente, sendo por isto uma planta muito utilizada para evitar a perda de cabelos, aumenta a permeabilidade capilar, estimulando a circulação sanguínea, promovendo maior oxigenação.
Estimula o couro cabeludo, tratando a queda dos fios.

O Extrato de Quina na formula possui ação adstringente, anti-séptica, anti-caspa e estimulante do crescimento dos fios capilares. Extrato de Quina é utilizado no combate a caspa, seborréia e como auxiliar contra a queda.
Você sofre com a queda de cabelos, que tal fazer o seu para prevenir esse problema.
Sempre é bom buscar auxilio medico quando estejam caindo além da quantidade normal.

Contém em sua formula um ótimo espumante para xampu, que além de promover a formação de espuma, também higieniza por sua ação de detergência. Outro componente químico é o Cocoamidopropil betaína, um tensoativo anfótero que auxilia na limpeza e também atua promovendo suavidade ao produto final. Já a Dietanolamida de ácido graxo de coco age como espessante e sobreengordurante, promovendo a formação de uma espuma rica e estável, pois age como estabilizante da espuma.

Geralmente, caem por volta de 50 a 100 fios de cabelo por dia, dependendo da quantidade total de fios capilares do couro cabeludo, é normal que se perca entre 50 a 100 fios, esse é um processo natural que faz parte da renovação dos fios capilares, no entanto, ao ter uma perca maior do que isso é aconselhável ir ao dermatogolista para verificar o que pode estar acontecendo. Perca grande de cabelos pode ser problemas no couro cabeludo ou mudanças hormonais, alguns medicamentos também pode causar o problema. O estresse físico e emocional também podem resultar a queda de fios capilares, assim como uma má alimentação com deficiência de proteínas e ferro, a falta de ferro causa a anemia.

shampoo anti queda de cabelos

Como o nosso cabelo é formado em grande parte por proteínas, sua deficiência no organismo pode ser o responsável pelo enfraquecimento e posterior perda dos fios capilares, devemos ter uma alimentação balanceada ingerindo carnes magras, ovos, derivados do leite e vegetais oleaginosos e leguminosos. Outro fator importante, o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo também podem ser responsáveis pela perda excessiva.

Outras fórmulas grátis de shampoo para cabelos:
Como fazer shampoo hidratante
Como fazer shampoo para cabelos finos

Fórmula do shampoo (xampu) anti-queda de cabelos com extratos vegetais:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 3 kg
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco 90% – 300 g
  • Cocoamidopropil betaína – 300 g
  • Base perolizante – 300 g
  • Metilparabeno – 15 g
  • Propilparabeno – 5 g
  • Glicerina – 200 g
  • Extrato vegetal de Jaborandi – 200 g
  • Extrato vegetal de Capsicum – 200 g
  • Extrato vegetal de Quina – 200 g
  • Ácido cítrico –  q.s
  • Corante – q.s
  • Essência – q.s
  • Cloreto de sódio – q.s
  • Água deionizada – 5280 g

Como fazer a formula do shampoo anti-queda:
Em um recipiente apropriado adicione:
Metade da quantidade da água.
Adicione o Lauril éter sulfato de sódio e agite.
Adicione a Dietanolamida de ácido graxo de coco e agite.
Adicione o Cocoamidopropil betaína e agite bem.

Adicione a Base perolizante e agite bem.
Aqueça a Glicerina, o Metilparabeno e o Propilparabeno até completa solubilização, adicione esta solução aos poucos e sob agitação constante.
Dissolva o Ácido cítrico em um pouco de água e acerte o p.H (entre 6 a 7).
Adicione os extratos vegetais e agite.

Dissolva o corante em água e adicione.
Adicione a Essência.
Complete o volume para 100% com água e agite bem.
Acerte a viscosidade com Cloreto de sódio dissolvido em água, adicione aos poucos até obter viscosidade desejada. Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

24 comentários em “Como Fazer Shampoo anti queda de cabelos”

  1. José Marcos

    Cesar. Você pode calcular as quantidades, dependendo da quantidade que deseja fazer.
    Para fazer 1 quilo as quantidades são as seguintes:
    Lauril éter sulfato de sódio – 300 gramas
    Dietanolamida de ácido graxo de côco 90% – 30 gramas
    Cocoamidopropil betaina – 30 gramas
    Base perolizante – 30 gramas
    Metilparabeno – 1,5 gramas
    Propilparabeno – 0,5 grama
    Glicerina – 20 gramas
    Extrato vegetal de Jaborandi – 20 gramas
    Extrato vegetal de Capsicum – 20 gramas
    Extrato vegetal de Quina – 20 gramas
    Ácido cítrico – q.s
    Corante – q.s
    Essência – q.s
    Cloreto de sódio – q.s
    Água (qsp) até completar um quilo.

  2. Anônimo

    como faço para medir o ph ?

  3. José Marcos

    Para verificar o pH do produto é necessário adquirir fitas medidoras de pH ou um aparelho medidor de pH. Você encontra em revendedores de aparelhos e vidrarias para laboratórios.

  4. José Marcos

    No blog tem uma fórmula com peróxido de hidrogênio, aguarde uns dias que vou publicar outra.

  5. Anônimo

    ola jose marcos, sou quimico, estou lhe pedindo a formula de shampoo neutralizante com peroxido de hidrogenio para alizante a base de tioglicolato de amonio, se possivel poste no seo blogg! meu email e marcomael57@yahoo.com.br muito obrigado.

  6. Olá Anônimo!No blog tem uma formulação de shampoo neutralizante, mas sem o peróxido.Um abraço!

  7. Anônimo

    Gostaria de saber como fazer silicone para uso no painel e demais partes do carro para embelezamento na quantidade de um litro Ok? muito grato

  8. Anônimo

    Gostaria de saber como fazer silicone para uso no painel e demais partes do carro para embelezamento na quantidade de um litro Ok?muito grato. tiago_ gss@yahoo.com.br

  9. GOSTARIA DE FAZER XAMPU ANTI CASPA, MAS NÃO SEI AONDE ENCONTRAR ITENS TIPO CETACONAZOL E PIRITIONATO DE ZINCO. AJUDE-ME POR FAVOR

  10. Olá NÚCLEO DE BELEZA DE SJDR!Piritionato de zincowww.mapric.com.brCetoconazol e Piritionato de zincowww.fagron.com.brUm abraço e obrigado pela visita!

  11. Olá NÚCLEO DE BELEZA DE SJDR!Extrato vegetal de Jaborandi, Extrato vegetal de Capsicum, Extrato vegetal de Quina, Metilparabeno e Propilparabeno você encontra na Mapric:Mapric produtos químicosOs demais componentes você encontra na Casa do saboeiro:Casa do saboeiro produtos químicos e essênciasUm abraço e obrigado pela visita!

  12. Anônimo

    Gostaria de saber como fazer shampoo sem sal de 5litros,por favor me orientem do que preciso.Obrigada!

  13. Olá visitante do Fórmulas Grátis!Abaixo tem o link para visualizar uma fórmula de shampoo sem sal, veja se te interessa.Se te interessar, deixe um comentário na própria página pedindo fórmula para 5 litros do shampoo.Como fazer shampoo sem salUm abraço!

  14. Anônimo

    como fazer creme botox para os cabelos

    1. Desculpe, não disponho de fórmula para fazer creme botox para cabelos.

    1. IvanildeO pH do shampoo antiqueda de cabelos deve ficar entre 6,0 a 7,0.Por ser um shampoo perolado, a viscosidade deve ficar acima de 3000 CP para não precipitar a base perolada no fundo do frasco de shampoo.Quanto a densidade não disponho de informações no momento.

  15. Guilherme

    pode ser feito com glicerina bidestilada?

    1. José Marcos

      Sim, se na formula tiver glicerina, a bidestilada pode ser usada.

  16. marisa

    sempre que faço todos os condicionador so gasto meus produtos porque nunca fica bom faço tudo certinho quando vou usar embola ainda mais o meu cabelo nao sei o que fazer fica tipo banana verde sabe como e

    1. José Marcos

      Pode ser que seja por conter muitos componentes oleosos que dependendo do tipo de cabelo, os deixam pesados.
      Procure fazer um teste com uma formulação simples contendo Álcool cetoestearílico e cloreto de cetil trimetil amônio, e no lugar de componentes oleosos (vaselina, óleo mineral ou vegetal, óleo de silicone) adicione extratos glicólicos de plantas indicados para o seu tipo de fio capilar.

Comentários encerrados.