Como fazer shampoo para cabelos ressecados e quebradiços. O D-Pantenol na fórmula do cosmético é um componente de uso dermocosmético sofisticado, utilizado na pele, cabelos e unhas. Em fórmulas de cosméticos utilizados na pele, age como hidratante que penetra profundamente, estimula a epitelização e exerce ações cicatrizante e anti-inflamatória.
Nas formulas de cosméticos para os cabelos, atua como hidratante de longa duração, previne danos aos fios capilares, promove brilho e aumenta a espessura dos fios capilares. Em cosméticos para as unhas, D-Pantenol promove aumento da hidratação e melhora a flexibilidade das unhas.
D-Pantenol na fórmula do shampoo para cabelos ressecados e quebradiços é usado na composição de vários produtos cosméticos, como hidratantes corporais e faciais, cosméticos para tratamento de estrias, cremes, séruns, loções anti-idade, emulsões cremosas para fissuras e rachaduras da pele, shampoos capilares, cremes condicionadores para qualquer tipo de cabelo, cosméticos para o fortalecimento das unhas e outras preparações cosméticas.
Benefícios do D-Pantenol nos cabelos
Este ativo cosmético proporciona um visual hidratado, saudável e sedoso. Indicado em casos de cabelos tingidos, danificados por procedimentos químicos, com quebras frequentes, ressecados que necessitam de hidratação, etc.
- Promove vitalidade e beleza para os fios
- Auxilia no crescimento capilar
- Melhora a textura e maciez do cabelo
- Auxilia a evitar a formação de pontas duplas
- Promove revitalização dos fios danificados e quebradiços
O Poliquaternium-7 (Polyquaternium-7) na fórmula é uma solução aquosa de caráter catiônico de um copolímero de cloreto de dialildimetilamônio e acrilamida. Em shampoos e condicionadores o Poliquaternium-7 (Polyquaternium-7) age como antiestático e desembaraçante para os fios, condiciona, amacia e desembaraça os fios.
A formulação é composta por agentes formadores de espuma e ação detergente que limpa os fios, hidrata, condiciona e deixa o fio capilar sedoso e macio. Os agentes que promovem espuma estão na quantidade adequada para cabelos secos, possui em sua fórmula um agente que auxilia na formação de espuma, auxilia no condicionamento e promove suavidade para a formulação.
Como fazer o shampoo para cabelos ressecados e quebradiços
- Lauril éter sulfato de sódio – 2000 g
- Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90) – 300 g
- Cocoamidopropil betaína – 250 g
- Phenonip – 50 g
- Cloreto de sódio – (+ ou -) 80 g
- Ácido cítrico – (+ ou -) 3 g
- D-Pantenol (Pró-Vitamina B5) – 250 g
- Poliquaternium-7 – 50 g
- Essência – 30 g
- Água deionizada – 6987 g
Como fazer a fórmula do shampoo para cabelos ressecados e quebradiços:
Em um balde de plastico limpo adicione 5 kg de água deionizada, sob agitação adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90), Cocoamidopropil betaína e misture até ficar uma solução homogênea.
Corrija o pH para ficar entre 6,0 a 7,0 adicionando aos poucos o Ácido cítrico diluído em um pouco de Água deionizada.
Só Kits. Kits prontos para fazer cosméticos e produtos de limpeza. Clique e acesse a loja!
Sob agitação adicione o Phenonip e misture até homogeneização.
Misture a parte o D-Pantenol (Pró-Vitamina B5) em 250 gramas de Água deionizada e adicione ao produto, misturando para homogeneização.
Misture a parte o Poliquaternium-7 em 100 gramas de Água deionizada e adicione ao produto, misturando para homogeneização.
Perfume o produto com a Essência (fragrância cosmética) de sua preferência.
Adicione o restante da Água deionizada e misture para homogeneização.
Caso queira colorir adicione solução de Corante em Água deionizada, aos poucos até a cor desejada.
Solubilize o Cloreto de sódio em um pouco de Água deionizada, vai adicionado aos poucos com agitação até o shampoo ficar espesso / grosso.
Agite até homogeneizar a formulação cosmética, tampe e espere a espuma do shampoo para cabelos ressecados e quebradiços abaixar, depois envase em frascos plásticos de uso cosmético.
Aparência: Liquido viscoso e transparente.