Formulas Gratis

Formula de loção capilar anti queda e anti caspa

Formula de loção capilar anti queda e anti caspa. Como fazer loção antiqueda e anticaspa para os cabelos. Produto de uso cosmético utilizado para combater e tratar a queda do cabelo, assim como a caspa no couro cabeludo e nos fios capilares. Contém em sua formula um agente hidratante, um anticaspa e extratos glicólicos que fortalecem os fios.

D-Pantenol (Pró Vitamina B5) promove nos cabelos uma hidratação de longa duração, deixa os fios mais maleáveis, reduz a formação de pontas duplas e também promove brilho, portanto o D-Pantenol vai melhorar o brilho dos fios capilares, o toque e a flexibilidade, além de proteger o cabelo contra os danos e torná-los mais resistentes. Outro diferencial desse componente cosmético é que ele também tem ação anti-seborreica, portanto ele também ajuda a combater a seborreia no couro cabeludo.

O Propileno Glicol e a Glicerina bi destilada possui ação umectante e hidratante.

Alantoína possui ação cicatrizante, queratolítica, hidratante, epitelizante e anti-irritante, portanto ajuda a acalmar o couro cabeludo.

Octopirox é um ativo cosmético anticaspa com ação antibacteriana e antifúngica, portanto o Octopirox inibe a formação de substâncias que causam irritações no couro cabeludo e trata o problema da caspa nos cabelos.

Ação dos extratos glicólicos na formula de loção capilar anti queda e anti caspa

  • Alecrim é rubefaciente, anti-séptico, fator de brilho e tonificante.
  • Arnica Possui ação estimulante capilar e combate o excesso de oleosidade dos cabelos.
  • Bardana possui ação bactericida, anti–seborreica, anti–eczemática, anti–acneica, adstringente, anti–séptica e anti-inflamatória.
  • Extrato glicólico de Confrey (Confrei) possui ação regeneradora, cicatrizante, restauradora de tecidos, coadjuvante na acne, anti-séptico e anti-inflamatória.
  • Extrato glicólico de Jaborandi é muito utilizado em shampoos para cabelos contra a queda dos cabelos por ser um tônico capilar, portanto ele fortalece os fios capilares.
  • Própolis possui ação anti-séptica, anti-inflamatória e cicatrizante.

Como fazer loção antiqueda e anticaspa para os cabelos

Formula para fazer 1 litro de loção capilar anti queda e anti caspa.

  • Álcool de Cereais – 150 ml
  • D-Pantenol (Pró Vitamina B5) – 1 grama
  • Propilenoglicol – 30 ml
  • Alantoína – 1 grama
  • Imidazolidinyl ureia (Germall 115) – 6 ml
  • Extrato glicólico de Jaborandi – 30 ml
  • Extrato glicólico de Bardana – 30 ml
  • Extrato glicólico de Alecrim – 30 ml
  • Extrato glicólico de Arnica – 30 ml
  • Extrato glicólico de Própolis – 30 ml
  • Extrato glicólico de Confrei – 30 ml
  • Glicerina bi destilada – 10 ml
  • Octopirox – 10 ml
  • Água Deionizada – 620 ml

Como fazer a Formula de loção capilar anti queda e anti caspa:

Primeiramente adicione em um recipiente o Álcool de Cereais.

Posteriormente adicione com agitação constante utilizando uma colher de plastico o D-Pantenol Pró Vitamina B5, Propileno Glicol, Alantoína e Imidazolidinyl ureia (Germall 115).

Em seguida adicione com agitação constante os extratos glicólicos de Jaborandi, Bardana, Alecrim, Arnica, Própolis e Confrei.

Logo depois adicione sob agitação a Glicerina bi destilada, Octopirox e a Água Deionizada.

Misture bem em seguida para uma boa homogeneização.

Tampe o recipiente e deixe em repouso por 1 dia.

Se preferir, passe posteriormente o cosmético por um filtro de papel caso haja alguma impureza.

Envase em seguida a loção capilar em frascos plásticos de uso cosmético.

2 comentários em “Formula de loção capilar anti queda e anti caspa”

  1. Prezado, bom dia!

    Tenho uma dúvida a respeito das essências indicadas para cosméticos para o cabelo, essas essências são hidrossolúveis ou lipossolúveis? Há a necessidade do uso de fixadores no caso de um creme de pentear? Noto que após o cabelo seco, a fragrância desaparece, como se não tivesse cheirinho nenhum.
    Desde já, quero agradecer pelo compartilhamento de todo o conhecimento disponibilizado.

    1. José Marcos

      As essências indicadas para shampoo, creme condicionador, creme de pentear, mascara para cabelos podem ser todas lipossolúveis (oleosas), isto porque nas formulações dos produtos há componentes que emulsionam ou solubilizam a essência para que esta se misture no produto.

      As hidrossolúveis são indicadas principalmente para géis aquosos, loções aquosas a base de água onde não há componentes na formulação para a solubilização da essência.

      No entanto, em produtos aquosos também pode usar a essência lipossolúvel, desde que se utilize um solubilizante na formulação para solubilizar a essência em recipiente separado antes de adicionar no produto.

      Geralmente os cremes de pentear não possuem fixadores. Fixadores de cabelos são mais utilizados em géis fixadores ou para a modelagem dos fios capilares.

      No caso da fragrância deve se fazer testes antes de decidir sobre qual fragrância utilizar, nos testes dá para verificar a qualidade da essência e se ela possui uma boa fixação do cheiro. No entanto, diferente dos perfumes, nos cosméticos capilares a fragrância não permanece por muito tempo nos cabelos.

      Parte do cheiro se vai durante o enxague dos fios e a quantidade de fragrância usada no produto é muito menor em comparação com um perfume ou colonia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *