Formulas Gratis

Formula de shampoo condicionador com Óleo de coco

Formula de shampoo condicionador com Óleo de coco. como fazer produto de uso cosmético indicado para lavar e condicionar os cabelos, portanto esse cosmético capilar lava o couro cabeludo e os fios capilares, removendo as sujidades e ao mesmo tempo promovendo o condicionamento dos fios.

Ele contém em sua formulação dois ativos que condicionam, retiram a carga estática e facilitam o pentear dos cabelos. Possui em sua formula agentes emolientes que promovem maciez aos fios capilares.

Benefícios do Óleo de coco nos cabelos

Muitas pessoas já sabem ou ouviram falar dos benefícios do Óleo de coco nos cabelos, como ele promove brilho, maciez, evita o ressecamento, hidrata, reduz o frizz e muitos outros benefícios que ele promove aos fios capilares.

O Óleo de coco promove brilho, deixa os fios macios, penetra na fibra capilar, evita que os cabelos fiquem ressecados, portanto ele hidrata, disfarça o frizz e pode ser utilizado em cabelos finos, lisos e também nos ondulados.

Outros componentes na formulação:

O Diestearato de etilenoglicol é um agente perolizante e opacificante que promove o efeito de brilho perola em shampoos, banho de espuma, sabonetes líquidos, géis para banho e outras preparações cosméticas.

Polyquaternium 10 na formula é um agente condicionante de uso cosmético derivado da celulose, sendo compatível com a maioria dos tensoativos utilizados em cosméticos, portanto ele promove um sensorial agradável e também maciez aos fios capilares úmidos ou secos.

Glucamate DOE-120 é um agente espessante natural e suave utilizado em preparações cosméticas, portanto é recomendado o seu uso em géis de banho, limpadores faciais, shampoos para os cabelos, sabonetes líquidos e em outras formulações de cosméticos.

Polyquaternium 7 atua na formula como um agente de condicionamento capilar, favorecendo o pentear, a maciez e retirando a carga estática nos fios capilares.

O Lauril sulfato de amônio e o Lauril éter sulfato de amônio são dois tensoativos aniônicos que promovem a formação de bastante espuma, portanto são indicados em formulas de shampoos líquidos e cremosos, sabonetes líquidos, banho de espuma e outras preparações cosméticas.

Formula para fazer 10 kg do shampoo condicionador com Óleo de coco

  • Água deionizada – 4940 g
  • Polyquaternium 10 – 15 g
  • Lauril sulfato de amônio – 2500 g
  • Lauril éter sulfato de amônio – 1800 g
  • Cocoamidopropil betaina – 360 g
  • Amida 90 – 160 g
  • EDTA tetrassódico – 10 g
  • Glucamate DOE-120 – 30 g
  • Óleo de coco – 20 g
  • Diestearato de etilenoglicol – 25 g
  • Polyquaternium 7 – 100 g
  • Koralone LA – 10 g
  • Corante – q.s
  • Essência – 30 g
  • Solução de Ácido cítrico – q.s
  • Solução de hidróxido de sódio – q.s

Como fazer a formula do shampoo condicionador com óleo de coco:

Adicione primeiramente a Água deionizada em um recipiente de aço inoxidável.

Em seguida polvilhe sobre a Água deionizada o Polyquaternium 10, depois mexa com uma pá de aço inoxidável até o Polyquaternium 10 se dispersar por completo na água.

Logo depois leve o recipiente para aquecer até o produto ficar com a temperatura entre 72 a 75°C.

Em seguida adicione sob agitação moderada o Lauril sulfato de amônio, Lauril éter sulfato de amônio, Cocoamidopropil betaína, Amida 90, EDTA tetrassódico e misturar bem para homogeneizar.

Adicione posteriormente o Glucamate DOE-120, Óleo de coco, Diestearato de etilenoglicol e manter a agitação.

Logo depois continue com a agitação por 30 minutos, mantendo a temperatura entre 72 a 75°C para ficar bem homogêneo.

Em seguida pare o aquecimento e inicie o resfriamento até a temperatura abaixar para 40°C.

Com a temperatura em 40°C, adicione posteriormente o Polyquaternium 7 e misture para homogeneizar.

Deixe esfriar até chegar na temperatura ambiente.

Logo depois verifique o pH que deve ficar entre 5,0 a 6,0. Caso seja necessário, adicione solução de ácido cítrico diluído em água se o pH estiver acima de 6,0, sempre aos poucos e com agitação.

Se o pH estiver abaixo de 5,0, adicione solução de hidróxido de sódio, sempre aos poucos até chegar na faixa de pH indicado na formulação.

Em seguida, depois do acerto do pH entre 5,0 a 6,0, adicione solução de Corante diluído em água para colorir o cosmético capilar.

Logo depois adicione com agitação o Koralone LA (conservante), Essência e misture bem para a homogeneização.

Embale posteriormente o shampoo condicionador com óleo de coco para os cabelos em frascos plásticos utilizados em produtos cosméticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *