Curiosidades sobre os cabelos

Curiosidades sobre os cabelos. Perder de 50 a 100 fios de cabelos por dia é considerado normal, sendo que  é maior nos dias em que os cabelos são lavados. Existe no couro cabeludo uma quantidade entre 100 a 150 mil fios de cabelos. Da quantidade de cabelos no couro cabeludo, 85% dos fios está na fase de crescimento, denominada fase Anágena.

Quantos fios de cabelos caem por dia?

Perder entre 50 a 100 fios de cabelos por dia é considerado normal, quando a quantidade de fios que caem for muito maior do que isso a pessoa deve buscar auxilio medico com um dermatologista ou com um especialista no tratamento de problemas capilares e do couro cabeludo.
Curiosidades sobre os cabelos
15% dos fios de cabelos estão nas fases de repouso, denominadas fases Catágena e Telógena.
Caso ocorra uma perda de cabelos superior a 100 fios por dia, deve-se consultar um especialista para que a causa seja investigada.
Em nosso país, nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho ocorrem uma queda mais acentuada de cabelos.
Cerca de 5% das mulheres e 40% dos homens apresentarão algum grau de Alopecia.
Quando a pessoa observar uma diminuição e perda em estado progressivo  dos fios de cabelos, deve-se iniciar um tratamento de prevenção com um especialista

Problemas capilares – Caspa e Dermatite seborreica 

  • Pityriasis steatoides – Dermatite seborréica: é uma inflamação que ocorre em lugares do corpo com um grande numero de glândulas sebáceas como sobrancelhas, pálpebras, couro cabeludo, nariz, parte de trás das orelhas e no meio do peito. A dermatite geralmente é um problema crônico que melhora com tratamento, porém pode voltar.
    O calor, a umidade, o vento, o uso de bonés, o costume de dormir com os cabelos úmidos, as alterações nas taxas de hormônios , shampoos inadequados, stress, tomar banho com água quente e os dias frios no período de inverno colaboram para agravar os sintomas.
  • Pityriasis capitis – Caspa: A caspa é caracterizada pelo excesso de descamação no couro cabeludo, mas não ocorre inflamação, o couro cabeludo tende a eliminar as suas células de uma forma mais rápida do que o normal.
A falta de  alimentos como óleos poliinsaturados e de proteínas , assim como a ingestão de alimentos de baixo valor nutritivo podem contribuir para o aparecimento da caspa.

Como a caspa é classificada:

  • Leve: Flocos brancos de tamanho pequeno que ficam aderentes no couro cabeludo, são percebidos somente com raspagem ou com escovação.
  • Moderada: Apresenta os flocos brancos soltos entre os fios de cabelos, mesmo que não seja feito uma escovação ou raspagem para que ocorra seu deslocamento.
  • Intensa: Ocorre uma descamação acentuada dos flocos com tamanhos variados, muito abundantes, sendo notados entre os fios e até sobre os ombros da pessoa afetada pelo problema.
Cerca de 40% da população adulta de pele branca apresenta casos de Caspa e Dermatite Seborréica. Suas incidências e agravamento máximo costumam aparecer por volta dos 20 anos e após os 50 anos são pouco freqüentes.
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

1 comentários em “Curiosidades sobre os cabelos

Comentários estão fechados.