Fórmula Argan condicionador de cabelos

Como fazer argan condicionador de cabelos. Formula de Creme condicionador de cabelos com óleo de Argan, condiciona e hidrata os cabelos. Possui em sua composição um silicone que proporciona suavidade e maciez aos cabelos. O óleo de Argan também da brilho e maciez aos fios de cabelos.

O Aminoácidos do leite na formula promove hidratação aos fios de cabelos, enquanto que o Polimer S5 na receita age como condicionante para os cabelos. O Cloreto de cetil trimetil amônio atua como agente antiestático no condicionador de cabelos, facilitando o pentear e deixando os cabelos macios e maleáveis.

Todo creme por aquecimento (processo à quente) deve ser aquecido corretamente durante o processo de fabricação, esse aquecimento se faz necessário para que o creme condicionador obtenha viscosidade adequada depois de pronto.

Este creme condicionador com Óleo de Argan pode ser produzido para uso próprio ou para vender, é uma fórmula industrial para ser produzido em larga escala. Produtos de uso cosmético necessitam de registro na Anvisa para poderem ser comercializados no comercio. Para produzir cosméticos de forma industrial é necessário empresa estabelecida segundo as exigências da Anvisa.

O segmento de produtos cosméticos cresce muito no Brasil e é um bom empreendimento para obter renda, pois o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de cosméticos do mundo, seja cosméticos para os cabelos, para a pele, maquiagens ou perfumes (perfumaria fina).

Se você tem interesse de montar um empreendimento no ramo de cosméticos, visite a Vigilância Sanitária para verificar as exigências para o setor, visite também o Sebrae que pode te orientar sobre o assunto e perspectivas de negócios.
Fórmula – receita para fazer o Argan condicionador de cabelos:

Álcool cetoestearilico etoxilado215 g
Álcool cetoestearilico 30/7050 g
Silicone DMC 6031100 g
BHT5 g
Nipagin15 g
Nipazol5 g
Imidazolidinil ureia30 g
EDTA dissodico1 g
Água deionizada7879 g
Óleo de Argan300 g
Cloreto de cetil trimetil amônio a 50%200 g
Polimer S5800 g
Aminoácidos do leite300 g
Essência de uso cosmético100 g
Ácido cítricoqs

Como fazer a formula – receita do Argan condicionador de cabelos:
Fase 1) Em um recipiente adicionar o Álcool cetoestearilico etoxilado, Álcool cetoestearilico 30/70, Silicone DMC 6031, BHT, Nipagin, Nipazol e depois aquecer até atingir a temperatura de 85°C.

Fase 2)Em outro recipiente adicione o Imidazolidinil ureia, EDTA dissodico, Água deionizada e também aqueça até atingir a temperatura de 85°C.
Com ambas fases à 85°C, adicionar a Fase 2 sobre a Fase 1, lentamente e com alta agitação.

Manter a agitação constante até a temperatura abaixar para 35°C.
Sob agitação adicionar o Óleo de Argan e misturar para homogeneização com baixa agitação.

Sob agitação adicionar o Cloreto de cetil trimetil amônio a 50%,  Polimer S5, Aminoácidos do leite, sob agitação baixa.
Depois adicionar a Essência e homogeneizar.

Solubilizar um pouco de Ácido cítrico em Água deionizada, ir adicionando aos poucos e sob agitação até o pH ficar entre 5,0 a 5,5. Para acertar o pH utilize as fitas de medir pH ou o aparelho chamado de pHmetro.

Embalar o Condicionador de cabelos com óleo de Argan em embalagens plásticas, embalagens e rótulos adequados valorizam o seu produto.

Escolha uma ótima fragrância (essência) que combine bem com o seu creme condicionador.

As fitas você encontra em lojas de produtos químicos ou de equipamentos para laboratórios. O pHmetro é um aparelho utilizado em industrias químicas, cosméticas e farmacêuticas, você encontra em lojas de equipamentos para laboratórios.

As fitas são mais baratas, o pHmetro tem um valor bem mais alto, no entanto, estando devidamente calibrado, a medição do pH é mais adequada com o pHmetro.

2 comentários em “Fórmula Argan condicionador de cabelos

Comentários estão fechados.