Como fazer shampoo concentrado para lavar carros

Formula de shampoo concentrado para lavar lataria de carro. Produto de limpeza automotiva para lavar lataria de carros, caminhonetes, ônibus, caminhões, utilitários, etc. Possui em sua formula um tensoativo aniônico que produz espuma e detergência, removendo sujeiras provenientes de terra, barro e oleosidades.

Também possui em sua formula um tensoativo não-iônico que promove espuma e ação detergente na limpeza da lataria, além de promover espumamento rico e estável.

Como fazer shampoo concentrado para lavar lataria de carro

Em sua formulação há outro surfactante aniônico que age com ação de detergência na limpeza da lataria de automóveis, é um produto químico com alto poder espumante.

O shampoo para carro contém ainda em sua formulação um espessante, a resina espessante que aumenta a viscosidade e deixa o xampu automotivo espesso.

1 – Formula 1 para fazer 10 kg de shampoo automotivo concentrado para lavar carros:

  • Água – 3930 g
  • Ácido sulfonico – 3000 g
  • Soda caustica (Hidroxido de sodio liquido) a 50% – 850 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) – 700 g
  • Lauril éter sulfato de sódio – 1000 g
  • Resina espessante – 500 g
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g

Como fazer a formula do shampoo automotivo concentrado para lavar carros:

Em um recipiente adicione 3450 gramas de Água, sob agitação adicione o Ácido sulfônico e misture até homogeneizar. Ir adicionando aos poucos a Soda caustica sob agitação até chegar no pH em torno de 5,0 a 5,5.

Com agitação adicione a Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 60) e misture até homogeneização. Sob agitação adicione o Lauril éter sulfato de sódio e misture para homogeneizar.

Sob agitação adicione o conservante Mistura de isotiazolinonas e agite até homogeneização. Em um recipiente à parte, adicione a Resina espessante e o restante da água, misture e adicione no produto sob agitação.

Corrigir o pH com a Soda caustica (Hidróxido de sódio liquido) a 50%, adicionando aos poucos e com agitação até obter pH 8,0.

Manter agitação até que fique bem homogeneizado, envase em potes ou sacos plásticos reforçados para posterior diluição.

Atenção: Diluir o produto de uso automotivo para lavar latarias de carros e caminhões em água antes de sua aplicação.

Aparência: Produto pastoso de limpeza automotiva.

Como fazer shampoo automotivo concentrado para lavar carro – Formula 2:

Xampu concentrado para a lavagem de carro, essa fórmula é de fácil diluição e gera uma grande quantidade de espuma estável. Bio-soft D-40 – Os alquilbenzeno sulfonatos lineares (LAS) são muitos utilizados nas indústrias de detergentes institucionais, detergentes industriais e detergentes de uso doméstico. O Bio-soft D-40 oferece ótimas propriedades de detergência, formação de espuma, umectância e emulsificação. Promove a limpeza pela sua excelente ação detergente, removendo sujeiras e gorduras
nas superfícies a serem lavadas.

Ammonyx LMDO é um surfactante anfotérico utilizado em uma ampla gama de produtos de cuidados pessoais e cosméticos. Pode ser utilizado na fabricação de shampoos, sabões, reforçadores de espuma, condicionadores, etc. Ammonyx LMDO promove formação de espuma e ação detergente, sendo um tensoativo anfotérico muito usado na preparação de produtos de limpeza em geral.

2 – Formula 2 para fazer 10 kg do shampoo automotivo concentrado para lavar carro.

  • Água deionizada – 6935 g
  • Cloreto de sódio – 25 g
  • Bio-soft D-40 – 2000 g
  • Ammonyx LMDO – 1000 g
  • Corante – qs
  • Essência (fragrância) – 20 g
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g

Como fazer a formula 2 do shampoo automotivo concentrado para lavar carros:

Adicione a Água deionizada em um balde plastico com capacidade minima para 15 litros, agitando com um pá de plastico reforçada adicione o Cloreto de sódio e agite até solubilização.

Em seguida adicione o Bio-soft D-40 e misture até homogeneização.
Adicione a seguir o Ammonyx LMDO e misture para homogeneizar.

Colorir com solução de corante diluído em Água deionizada, adicionar depois a Essência (fragrância) para perfumar e misturar até homogeneização.

Verifique o pH que deve ficar entre 7,0 a 8,0, se necessário faça a correção do pH adicionando Soda caustica liquida até obtenção do pH indicado na formulação.

Em seguida adicione o conservante Mistura de isotiazolinonas e misture bem até completa homogeneização do xampu automotivo para latarias de carros.

Depois envase o shampoo concentrado para lavar lataria em frascos plásticos.

Aparência: Liquido claro.
Diluição: Diluir de 30 a 60 gramas do produto em 4 litros de água antes da aplicação.

Fornecedores de produtos químicos:
Bio-soft D-40 e Ammonyx LMDO: Elize Chemical, Stepan/Tebras

4 comentários em “Como fazer shampoo concentrado para lavar carros

Comentários estão fechados.