Curiosidades sobre os cabelos. Quantos fios de cabelos caem por dia? Perder de 50 a 100 fios por dia é considerado normal, sendo que é maior nos dias em que os cabelos são lavados. Existe no couro cabeludo uma quantidade entre 100 a 150 mil fios capilares. Da quantidade de cabelos no couro cabeludo, 85% dos fios está na fase de crescimento, denominada fase Anágena.
Quantos fios de cabelos caem por dia?
Perder entre 50 a 100 fios de cabelos por dia é considerado normal, quando a quantidade de fios que caem for muito maior do que isso a pessoa deve buscar auxilio medico com um dermatologista ou com um especialista no tratamento de problemas capilares e do couro cabeludo.
15% dos fios de cabelos estão nas fases de repouso, denominadas fases Catágena e Telógena. Caso ocorra uma perda de cabelos superior a 100 fios por dia, deve-se consultar um especialista para que a causa seja investigada.
Em nosso país, nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho ocorrem uma queda mais acentuada de cabelos.
Cerca de 5% das mulheres e 40% dos homens apresentarão algum grau de Alopecia. Quando a pessoa observar uma diminuição e perda em estado progressivo dos fios de cabelos, deve-se iniciar um tratamento de prevenção com um especialista para evitar a queda excessiva.
Problemas capilares – Caspa e Dermatite seborreica
- Pityriasis steatoides – Dermatite seborréica: é uma inflamação que ocorre em lugares do corpo com um grande numero de glândulas sebáceas como sobrancelhas, pálpebras, couro cabeludo, nariz, parte de trás das orelhas e no meio do peito. A dermatite geralmente é um problema crônico que melhora com tratamento, porém pode voltar.
O calor, a umidade, o vento, o uso de bonés, o costume de dormir com os cabelos úmidos, as alterações nas taxas de hormônios , shampoos inadequados, stress, tomar banho com água quente e os dias frios no período de inverno colaboram para agravar os sintomas. - Pityriasis capitis – Caspa: A caspa é caracterizada pelo excesso de descamação no couro cabeludo, mas não ocorre inflamação, o couro cabeludo tende a eliminar as suas células de uma forma mais rápida do que o normal.
A falta de alimentos como óleos poliinsaturados e de proteínas , assim como a ingestão de alimentos de baixo valor nutritivo podem contribuir para o aparecimento da caspa.
Como a caspa é classificada:
- Leve: Flocos brancos de tamanho pequeno que ficam aderentes no couro cabeludo, são percebidos somente com raspagem ou com escovação.
- Moderada: Apresenta os flocos brancos soltos entre os fios de cabelos, mesmo que não seja feito uma escovação ou raspagem para que ocorra seu deslocamento.
- Intensa: Ocorre uma descamação acentuada dos flocos com tamanhos variados, muito abundantes, sendo notados entre os fios e até sobre os ombros da pessoa afetada pelo problema.
Cerca de 40% da população adulta de pele branca apresenta casos de Caspa e Dermatite Seborréica. Suas incidências e agravamento máximo costumam aparecer por volta dos 20 anos e após os 50 anos são pouco freqüentes.