Como fazer desengraxante para mãos (mecânicos)

Receita de desengraxante para mãos (mecânicos)

Como fazer desengraxante para mãos
Fórmula grátis para fazer desengraxante para mãos, possui teensoativos que proporcionam detergência e formação de espuma. A ação de limpeza proporcionada pelo ácido sulfônico permite a remoção de graxa e resíduos de óleos impregnados na pele. A Amida 60 também age como detergente e formadora de espuma, a querosene desodorizada atua como um solvente de óleos e graxas, facilitando assim a limpeza das sujidades presentes na pele.

Quando os funcionários de oficinas e postos de gasolina se sujam com resíduos gordurosos provenientes de graxas e óleos fica difícil a limpeza da pele utilizando sabões comuns, esta receita de produto de limpeza de uso automotivo promove a remoção de sujeiras com maior facilidade graças aos tensoativos, agentes de detergência e solventes presentes em sua formula.

Produto destinado para a limpeza das mãos impregnadas de graxa e sujidades, principalmente de mecânicos e funcionários de oficinas mecânicas.

Fórmula – receita para fazer 10 quilos de desengraxante para mecânicos:

Ácido sulfônico 1 kg
Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 60) 450 gramas
Trietanolamina 500 gramas
Ácido oleico (oleina) 500 gramas
Querosene desodorizado 1500 gramas
Óleo de pinho (a 65%) 1 kg
Corante Quantidade suficiente
Água deionizada 5050 gramas (cinco quilos e cinquenta gramas)

Modo de preparo da receita do desengraxante para mecânicos:

Em recipiente adequado adicione a água, em seguida adicione sob agitação o ácido sulfônico, agite até homogeneização.
Em seguida acerte o pH com a trietanolamina, adicionando aos poucos até obter pH em torno de 7.0 a 7.5.
Em seguida adicione sob agitação a dietanolamida, o querosene desodorizado, o ácido oleico e o óleo de pinho.
Verifique o pH novamente, se estiver abaixo do indicado corrigir com a trietanolamina, se estiver acima do indicado corrigir com um pouco de ácido sulfônico diluído em água.
Em seguida adicione o corante diluído em um pouco de água até obter a cor desejada, agite para completa homogeneização do desengraxante para mãos (mecânicos).
As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

27 pensamentos sobre “Como fazer desengraxante para mãos (mecânicos)”

  1. Oi,trabalho com oficina e gasto muito com produtos de limpeza…gostei dessa fórmula só naõ sei onde achar o material para a fabricação sou do interior do estado do Rio de Janeiro.

  2. Olá Matheus!Procure na lista telefônica de sua cidade por distribuidores de produtos químicos, algumas matérias-primas as vezes só são encontradas em grandes centros, no seu caso o Rio de Janeiro.No Rio de Janeiro tem a B.Herzog.www.bherzog.com.brUm abraço!

  3. Olá! Tudo bom!Eu pesquisei os preços dos produtos dessa fórmula e ela ficou com um preço bem elevado. Minha dúvida é se você por acaso não tem nenhuma sugestão para baixar o custo dela.Desde já agradeço!Pode responder por aqui ou pelo meu e-mail, como preferir.daniel_rs16@hotmail.com

  4. OI amigo é super legal seu blog, você por acaso tem a formula ou conhece o composto principal da "base para detergente" suspeito que é um polimero. tchauu!!!!!

  5. Olá Anônimo!Base para detergente para mim é os ingredientes principais do detergente em uma quantidade concentrada, ficando para o consumidor final adicionar o restante da água, corante e essência.Um abraço!

  6. amigo todos esses itens da formulaçao (pasta desengraxante)vçs tem para vender?se quisermos comprar todos, vçs vende? abraço.

  7. Olá visitante do formulas grátis!Ácido sulfônico, Dietanolamida de ácido graxo de coco, Trietanolamina e o corante você encontra na Casa do saboeiro.Os outros produtos a Casa do saboeiro não tem no momento.Um abraço!

  8. amigo qual a funçao do acido oleico nessa formula? espessante ou na proteção das mãos? ficarei muito grato pala resposta.

  9. Olá Andre!O ácido oleico é utilizado em sabões e sabonetes para dar lubricidade e emoliência.Nessa formulação ele ajuda a espessar e deixar o produto menos agressivo à pele das mãos.Um abraço e obrigado pela visita!

  10. Olá Carlos Brocheto!Esse amaciante descrito na fórmula é a base de álcool cetoestearílico e quaternário de amônio (Cloreto de cetil trimetil amônio).O amaciante é diferente do amaciante feito com base para amaciante (Quatercap, por exemplo).Um abraço!

  11. gostaria de saber se o desengraxante para as mão, fica igual pasta para mão vendidas em baldes de 3,6 lts?e se alguem tem esta formula?

  12. Gostaria de saber se na fórmula do desengraxante para mãos pode substituir o óleo de pinho por outra essência e se posso colocar algum produto para ficar poroso? Se sim qual é produto?

  13. Parabéns pela iniciativa José MarcosVoce teria uma formula ou é possivel adaptar alguma formula dessas para desengraxante para maos (pasta para mecanico) usando o D limoneno?

    1. Olá Everson Johnsson!Não disponho de fórmula com D limoneno.Para adaptar seria necessário fazer testes para verificar a viabilidade da formulação.Um abraço!

  14. Bom dia Jose Mario, te parabenizo pelo blog, que faz com que muita gente que tenha vontade e garra de iniciar seu negocio tenha coragem para pelo menos tentar, Eu vivo am Assuncion, capital paraguaia, e gostaria de fazer um desengraxante para tirar graxa das maos dos mecanicos, (gostaria que fosse em pasta) estava vendo a formulacao sugerida acima, e como aqui é dificil conseguir algumas materias primas lhe pergunto:1) ácido Oleico posso substituir por óleo de vasilina, ou azeite de soja????2) Dietanolamida de ácido graxo de coco(amida 60) posso usar Espessante cocoamida 60, nao sei se é a mesma coisa.3) Mistura de isotiazolinona, aqui tem izotiazolinona 1.5% da IPEL, é a mesma coisa??? Ou posso substituir por outro, formol por exemplo e em que quantidade.4) Quartzo: posso usar carbonato de calcio, e em que quantidade????5) Bióxido de silicio, aqui nao tem este produto, oque posso usar para substitui-lo?????Se possivel podes me enviar para engpoglia@hotmail.comMuito obrigado e ficarei aguardando retorno.Marcelo

    1. Rodrigo Marques, esse desengraxante é para mecânicos, mas não é em pasta, é na forma liquida, um pouco consistente.Vou verificar se disponho de formulação, caso eu tiver publico aqui no site.

    1. FabricioPara verificar o pH é necessário comprar as fitas de medir pH.Retira-se uma fita da embalagem e mergulhe uma das pontas no produto, depois compare a cor que ficou a fita com as cores presentes na embalagem das fitas.Cada cor na embalagem das fitas de medir pH corresponde a um pH diferente.Depois é só proceder a correção do pH, adicionando o corretor de pH indicado na técnica de manipulação da fórmula.A verificação do pH pode ser feito também com o pHmetro, mas é um equipamento caro, indicado para industrias e laboratórios com grande produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.