Receita de Gel Desinfetante (aromatizante)

Autor(a):

Como fazer Gel Desinfetante (aromatizante). Formula para fazer Gel Desinfetante, produto de limpeza que desinfeta as superfícies descrito abaixo possui ação desinfetante que mata os germes e perfuma os ambientes.

No preparo do produto devemos tomar cuidado logo após adicionar a Hidroxietilcelulose presente na formula, pois é um espessante que não forma gel de imediato, sendo necessário que o o produto fique sob agitação constante até que o gel seja formado e o produto ganhe consistência (viscosidade, espessamento).

Esse é a principal característica na formação do gel, caso o produto não fique sob agitação constante, o produto de limpeza não é formado corretamente.

O gel de Hidroxietilcelulose também pode ser formado sob aquecimento, no caso somente a Água com o Hidroxietilcelulose, leva a mistura para aquecer e aqueça até a formação do gel. No entanto, depois de formado, o mesmo deve ficar em repouso até que fique frio para depois dar sequencia na preparação do produto de limpeza com Cloreto de benzalcônio, bactericida de ação desinfetante.

Produto gelatinoso destinado a limpeza e desinfecção de pisos e azulejos de ambientes como banheiros, salas, quartos, dormitórios, cozinhas, etc. Além de desinfetar, ele atua como aromatizante.

Contém nonil fenol etoxilado em sua formula que é um tensoativo não-iônico que efetua a limpeza e cloreto de benzalcônio, um potente bactericida que efetua a desinfecção nas áreas onde o produto é aplicado.

Casa do saboeiro

Formula para fazer Gel Desinfetante

Formulação para fazer 100 litros do produto de limpeza de ação bactericida e aromatizante:

  • Nonil fenol etoxilado (Renex 95) – 4% (4 kg)
  • Cloreto de benzalcônio (a 50%) 2% (2 kg)
  • Essência – 1% (1 kg)
  • Hidroxietilcelulose (Cellosize QP 100.000) – 0,75% (750 g)
  • Corante – q.s
  • Água q.s.p – até obter 100 litros

Como fazer a Formula para fazer Gel Desinfetante e aromatizante:

Só kits

Misture em recipiente apropriado o nonil fenol, o cloreto de benzalcônio, a essência e 5 litros de água, agite bem para homogeneização dos componentes.

Em outro recipiente adicione uns 80 litros de água e adicione a hidroxietilcelulose, agite bem e adicione rapidamente na mistura anterior sob agitação, mantenha a agitação (moderada para não formar muita espuma) constante até obter um aumento na viscosidade (formação do gel).

Adicione o corante previamente diluído em água sob agitação, complete o volume com água e agite até completa homogeneização da formula do produto de limpeza de ação desinfetante e aromatizante.

Em seguida, depois de pronto embale em frascos plásticos utilizados para produtos de limpeza. 

Obs.: faça teste piloto (pequena quantidade) antes de produzir em grande quantidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *