O que é Escova Progressiva?

O que é Escova Progressiva? Quais são as Progressivas mais Comuns? A escova progressiva é uma prática muito popular em salões de cabeleireiro, logo, devemos ter cuidado com este método de alisamento de cabelos, pois pode prejudicar a saúde dos fios. A princípio, recomenda-se procurar o profissional especialista para realizar sua aplicação, devido ao fato de poder ter Formol em sua composição química.

Saiba tudo sobre este tipo de escova

Se quer deixar seus cabelos lisos, diminuir o frizz, podemos utilizar um tratamento para a resolução de problemas que se chama escova progressiva. É um creme que pode ajuda a solucionar situações como pontas duplas, e fios de cabelos ressecados.

O que é Escova Progressiva?

A fórmula do produto para alisamento consiste em conter carbocisteína, que nada mais é do que um aminoácido, este aminoácido pode abrir a estrutura dos fios de cabelos. Se possui também um pouco de Formol, é o suficiente para apresentar contraindicação.

Logo, há uma progressiva mais leve que não utiliza formol em sua composição. Neste caso, a indústria costuma usar como substituto as seguintes substâncias tioglicolato de amônia ou a etalonamina, essas substâncias são menos nocivas ao nosso couro cabeludo.

Para passar essa escova, devemos manter os cabelos limpos com shampoo de limpeza profunda, o profissional irá aplicar o produto mecha por mecha. A secagem deve ser feita parcialmente, com os fios secos vamos alisando com a chapinha.

Lave o cabelo novamente, para poder aplicar o creme de tratamento final, de acordo com as substâncias, estas podem permanecer no cabelo em até 3 dias.

Veja também:
Formula – Como fazer Fluido Condicionante para Realinhamento Térmico dos fios

Qual o tempo de duração da Escova Progressiva?

Em média, uma progressiva costuma durar cerca de 3 meses, porém, dependendo do tipo de fabricação do produto e de seus componentes, esta escova pode durar um pouco mais de 3 meses.

Por conter Formol em algumas formulações deste tipo de produto cosmético, é importante verificar questões como queda de cabelo ou alguma possível alergia antes da aplicação. Assim como evitar este tipo de cosmético capilar para alisamento caso o produto contenha o Formol em sua composição.

Caso haja algum transtorno depois do alisamento dos fios, procure um médico imediatamente para não prejudicar a saúde de seu couro cabeludo. Pessoas que possuem alergia a alguma substância presente na progressiva, devem utilizar outros métodos de tratamento menos nocivos para sua pele e seu cabelo.

Quais são as progressivas mais comuns?

Os compostos alisantes são que determinam o tipo da progressiva, o cheiro do produto pode variar conforme os componentes que cada progressiva possui. Veja as escovas mais populares, que podemos encontrar no mercado:

  • Tradicional;
  • Escova progressiva zap ou inteligente;
  • Progressiva de chocolate;
  • Escova de morango.

Algumas escovas para alisamento podem conter substâncias favoráveis ao fortalecimento do cabelo, como a argila, vitamina C, queratina e proteínas, a escova indiana por exemplo, possui até amêndoas doces e cravo da Índia.

Leia a bula sobre o produto

Antes de utilizar, nunca é demais pedir para ler as informações sobre o produto, para checar se há contraindicações, ou se os produtos podem provocar alergias, muitos problemas podem ser evitados com medidas simples.

Se estiver com muita dúvida, não faça a aplicação do produto em casa, peça auxílio a um profissional experiente, mesmo que tenha que pagar por sua mão de obra, é mais seguro do que correr o risco de estragar o cabelo.

Conclusão
Confira as diversas dicas que temos em nosso blog. Lembre-se, algumas progressivas podem ter uma determinada quantidade de formol, por isso, tenha muito cuidado na hora de escolher um produto, veja se tem um selo de aprovação da ANVISA.