Formulas Gratis

Formula de loção tônica para peles oleosas

Formula de loção tônica para peles oleosas. Como fazer loção tônica para a pele do rosto. Produto de uso cosmético para limpar, hidratar e tonificar a pele oleosa. Devido a presença de componente adstringente, o produto é indicado para pele oleosa, removendo assim a oleosidade excessiva.

O Extrato glicólico de Calêndula possui ação anti-séptica, anti-inflamatória, cicatrizante, dermoprotetor, emoliente, tonificante,
lenitivo, antialergênico e bactericida. É utilizado na fabricação de cosméticos, como cremes e loções corporais, cosméticos pós barba, pós
depilação, shampoos e condicionadores capilares, sabonetes líquidos, sabões, banhos de espuma e outras preparações cosméticas.

Extrato glicólico de Jaborandi é adstringente, anti-séptico e antioleosidade. Possui ação estimulante celular e circulatória, antimicrobiana e purificadora. É muito utilizado em formulas de cosméticos para os cabelos e em loções faciais, como loções adstringentes para pele oleosa e tônicos para o rosto.

Cetiol HE na formula da loção tônica é um sobreengordurante, um componente utilizado em varias preparações cosméticas, como shampoos para os cabelos e loções cremosas corporais. Cetiol HE é emoliente e deixa a pele corporal macia e suave ao toque.

A Glicerina age como hidratante e umectante, portanto ela deixa a pele do rosto hidratada, evitando assim o ressecamento. Enquanto que o Sorbitol também atua como umectante e auxilia na hidratação do rosto.

Eumulgin HRE 40 (Óleo de Rícino Hidrogenado) é um solubilizante utilizado para a produção de preparações cosméticas aquosas (a base de água), tais como tônicos. Portanto, o Eumulgin HRE 40 atua na formula da loção como solubilizante da Essência, permitindo que a fragrância se misture bem na água, perfumando assim a formulação.

Como fazer loção tônica para a peles oleosas

  • Água deionizada – 9480 g
  • Extrato glicólico de Jaborandi – 100 g
  • Extrato glicólico de Calêndula – 100 g
  • Cetiol HE – 50 g
  • Glicerina – 100 g
  • Sorbitol – 100 g
  • Nipagim – 15 g
  • Nipazol – 5 g
  • Óleo de Rícino Hidrogenado (Eumulgin HRE 40) – 30 g
  • Essência – 20 g

Como fazer a formula da loção tônica para peles oleosas:

Primeiramente pese em uma balança todos os componentes químicos de uso cosmético.

Em seguida adicione em um recipiente a Água deionizada, sob agitação adicione o Extrato glicólico de Jaborandi, o Extrato glicólico de Calêndula, o Cetiol HE e misture bem para homogeneizar a mistura.

Posteriormente em um recipiente metálico adicione a Glicerina, o Sorbitol, o Nipagim e o Nipazol. Em seguida leve o recipiente para aquecer até a temperatura atingir 60°C, misturando bem para a solubilização dos pós. Adicione posteriormente essa mistura na mistura anterior sob agitação e misture até ficar bem homogêneo.

Logo depois adicione em outro recipiente o Eumulgin HRE 40 e a Essência, misture posteriormente até a solubilização da Essência. Em seguida adicione a mistura no cosmético sob agitação e misture bem para homogeneização.

Formula cosmética sem álcool, portanto é a base de água para não irritar o rosto.

Em seguida depois de pronta a loção tônica de uso cosmético, embale em frascos plásticos de uso cosmético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *