Como fazer shampoo base para cabelos secos com Glicerina. Esta fórmula não se trata de base concentrada, mas sim uma fórmula pré-elaborada que pode ser utilizada na lavagem dos cabelos assim como esta, ou ser enriquecida com ativos e extratos glicólicos de plantas indicados para fios capilares secos.

Qual a diferença entre o shampoo para cabelo seco e para cabelo oleoso?

  • O cabelo seco necessita de maiores quantidades de agentes condicionantes e emolientes, e menores quantidades de tensoativos (agentes de detergência e limpeza) para que os fios não fiquem ressecados após a lavagem.
  • Enquanto que o cabelo oleoso necessita de maiores quantidades de tensoativos para retirar a oleosidade excessiva e menores quantidades de agentes de condicionamento e emolientes.
Como fazer shampoo base para cabelos secos

Entre os ativos pode-se adicionar a Lanolina etoxilada a 50% que é muito bom para fios capilares secos, Cetiol HE que também é emoliente e confere brilho, volume e toque agradável aos fios capilares. Entre os extratos glicólicos estão o Extrato glicólico de Abacateiro (para secos e ressecados), Extrato glicólico de Aveia (hidratante e emoliente), Extrato glicólico de Amêndoas (excelente emoliente).

A Glicerina presente na composição do shampoo base para cabelos secos age como hidratante, ela vai hidratar, fortalecer os fios, ajuda a diminuir a quebra, combate as pontas duplas e ressecadas, diminui o frizz.

Entre os ativos que promovem ação anti-estática e condicionamento que se pode adicionar na fórmula do xampu, podemos citar a Goma Guar quaternizada e o Poliquaternium 7 (Polyquaternium 7). O Poliquaterrnium 7 (Polyquaternium 7) é mais fácil de encontrar em lojas físicas e virtuais de essências e por ser um liquido viscoso é fácil de adicionar na formulação cosmética capilar.

Como fazer o shampoo base para cabelos secos

  • Lauril éter sulfato de sódio – 2500 g
  • Lauril sulfato de Trietanolamina – 1000 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) – 500 g
  • Phenonip (conservante) – 50 g
  • Glicerina – 200 g
  • Essência – 30 g
  • Água deionizada – 5720 g
  • Ácido cítrico – qs (até pH entre 6,0 a 7,0)
  • Cloreto de sódio (sal cosmético sem iodo) – de 50 a 200 g
  • Corante – qs (até cor desejada)

Como fazer a fórmula de shampoo base para cabelos secos:

Em um recipiente de plástico ou aço inoxidável adicione metade da quantidade da Água deionizada, agitando com uma pá de plástico ou de aço inoxidável adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Lauril sulfato de Trietanolamina, Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) e misture bem para homogeneizar.

Casa do saboeiro

Depois adicione o Phenonip (conservante/preservante), Essência, Glicerina e misture para homogeneizar.

Verifique o pH com a fita de medir ou com o auxílio do pH-metro, caso seja necessário efetue a correção adicionando aos pouco a solução de Ácido cítrico em Água deionizada, checando o pH a cada adição de solução até obter pH na faixa de 6,0 a 7,0.

Em seguida despeje o restante da Água deionizada, colorir com solução de Corante em Água deionizada até obter a tonalidade desejada para o cosmético.

Só Kits. Kits prontos para fazer cosméticos e produtos de limpeza. Clique e acesse a loja!

Solubilize o Cloreto de sódio em um pouco de Água deionizada e vai adicionando aos poucos até o shampoo base para cabelos secos engrossar (Acerto de viscosidade). Misture depois até homogeneização.

Deixe o recipiente tampado e em repouso até que não haja espuma. Depois envase em frascos plásticos de uso cosmético, rotule e guarde em local adequado.