Como fazer shampoo base para cabelos secos com Glicerina

Formula de shampoo base para cabelos secos

Como fazer shampoo base para cabelos secos com Glicerina. Esta formulação não se trata de base concentrada, mas sim uma formula pré-elaborada que pode ser utilizada na lavagem dos cabelos assim como esta, ou ser enriquecida com ativos e extratos glicólicos de plantas indicados para cabelos secos.

O que diferencia o shampoo para cabelo seco do shampoo para cabelo oleoso?

  • O cabelo seco necessita de maiores quantidades de agentes condicionantes e emolientes, e menores quantidades de tensoativos (agentes de detergência e limpeza) para que os fios não fiquem ressecados após a lavagem.
  • Enquanto que o cabelo oleoso necessita de maiores quantidades de tensoativos para retirar a oleosidade excessiva e menores quantidades de agentes de condicionamento e emolientes.
Como fazer shampoo base para cabelos secos

Entre os ativos pode-se adicionar a Lanolina etoxilada a 50% que é muito bom para cabelos secos, Cetiol HE que também é emoliente e confere brilho, volume e toque agradável aos fios capilares. Entre os extratos glicólicos estão o Extrato glicólico de Abacateiro (para secos e ressecados), Extrato glicólico de Aveia (hidratante e emoliente), Extrato glicólico de Amêndoas (excelente emoliente).

A Glicerina presente na composição do xampu age como hidratante, ela vai hidratar, fortalecer os fios, ajuda a diminuir a quebra, combate as pontas duplas e ressecadas, diminui o frizz.

Entre os ativos que promovem ação anti-estática e condicionamento que se pode adicionar na formula do xampu, podemos citar a Goma Guar quaternizada e o Poliquaternium 7 (Polyquaternium 7). O Poliquaterrnium 7 (Polyquaternium 7) é mais fácil de encontrar em lojas físicas e virtuais de essências e por ser um liquido viscoso é fácil de adicionar na formulação cosmética capilar.

Formula para fazer 10 kg de base para shampoo para cabelos secos:

  • Lauril éter sulfato de sódio – 2500 g
  • Lauril sulfato de Trietanolamina – 1000 g
  • Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) – 500 g
  • Phenonip (conservante) – 50 g
  • Glicerina – 200 g
  • Essência – 30 g
  • Água deionizada – 5720 g
  • Ácido cítrico – qs (até pH entre 6,0 a 7,0)
  • Cloreto de sódio (sal cosmético sem iodo) – de 50 a 200 g
  • Corante – qs (até cor desejada)

Como fazer a formula da base para shampoo para cabelos secos:

Em um recipiente de plastico ou aço inoxidável adicione metade da quantidade da Água deionizada, agitando com uma pá de plastico ou de aço inoxidável adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Lauril sulfato de Trietanolamina, Dietanolamida de ácido graxo de coco (amida 90) e misture bem para homogeneizar.

Depois adicione o Phenonip (conservante/preservante), Essência, Glicerina e misture para homogeneizar.

Verifique o pH com a fita de medir ou com o auxilio do pHmetro, caso seja necessário efetue a correção adicionando aos pouco solução de Ácido cítrico em Água deionizada, checando o pH a cada adição de solução até obter pH na faixa de 6,0 a 7,0.

Em seguida despeje o restante da Água deionizada, colorir com solução de Corante em Água deionizada até obter a tonalidade desejada para o cosmético.

Solubilize o Cloreto de sódio em um pouco de Água deionizada e vai adicionando aos poucos até o shampoo engrossar (Acerto de viscosidade). Misture depois até homogeneização.

Deixe o recipiente tampado e em repouso até que não haja espuma. Depois envase em frascos plásticos de uso cosmético, rotule e guarde em local adequado.