Formula: Como fazer Shampoo para evitar a queda de cabelos

Como fazer Shampoo para evitar a queda de cabelos. O xampu antiqueda é um produto de uso cosmético que higieniza os fios e ajuda a evitar a queda dos cabelos, sendo constituído por ativos e extratos de plantas que melhoram a circulação e oxigenação do couro cabeludo.

A formula de shampoo descrita abaixo possui agentes que promovem limpeza devido a seus tensoativos com ação de detergência e formação de espuma. Possui também o Cocoamidapropil betaína, um tensoativo anfótero que auxilia na formação de espuma e na ação de limpeza, além de promover suavidade ao cosmético capilar.

Formula: Como fazer Shampoo para evitar a queda de cabelos

Quantos fios de cabelos caem por dia?

Segundo especialistas, caem por volta de 50 a 100 fios de cabelo por dia, uma quantidade maior de fios requer cuidados, sendo muito importante a consulta com um dermatologista para a verificação das possíveis causas que possam estar causando essa queda.

Ativos presentes no Shampoo para evitar a queda de cabelos

Extrato glicólico de Jaborandi na formula contém pilocarpina, esse componente no Extrato glicólico de Jaborandi estimula o crescimento capilar e previne a queda dos fios, sendo prescito em produtos cosméticos para o tratamento da queda de cabelo.

O Extrato Glicólico de Aloe Vera (Babosa) tem ação emoliente, tonificante, suavizante, hidratante, anti-queda e combate o frizz. A aloe vera é utilizada para estimular o crescimento capilar, combater a caspa, pois possui uma substância chamada pectina.

Extrato Glicólico de Aloe Vera (Babosa) na formula é utilizado também como fortalecedor do couro cabeludo e no tratamento de alopecia seborréica. A Babosa é muito utilizada para diversos fins em cosméticos capilares.

A Tintura de Capsicum possui a capsaicina, sendo um componente importante na Tintura de Capsicum, é um componente responsável pela vasodilatação e oxigenação, estimula a circulação no couro cabeludo, evitando assim a queda do cabelo.

D-Pantenol (pró-vitamina B5) e seus benefícios nos cabelos

D-Pantenol (pró-vitamina B5) na formula é um agente hidratante. É o precursor do ácido pantotênico, uma vitamina importante para deixar a pele, unhas e cabelos saudáveis.

D-Pantenol (pró-vitamina B5) possui ação regeneradora, fortalece a raiz e os fios, reduz a formação de pontas duplas, facilita o pentear dos cabelos, promove brilho e maciez aos fios capilares. É um agente de hidratação de ação duradoura muito usado em cosméticos.

Fórmula para fazer 10 kg de Shampoo para evitar a queda de cabelos

Lauril éter sulfato de sódio3000 g
Cocoamidapropil betaína500 g
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90)300 g
Phenonip50 g
Acido cítricoq.s
Cloreto de sódioq.s
D-Pantenol100 g
Extrato glicólico de jaborandi200 g
Extrato glicólico de aloe vera200 g
Tintura de capsicum200 g
Solução de Coranteq.s
Essência30 g
Água deionizada5420 g

Como fazer a fórmula do Shampoo para evitar a queda de cabelos:

Em um recipiente adicione a Água deionizada, sob agitação adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Cocoamidapropil betaína, Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90) e misture até homogeneizar bem.

Com agitação adicione o D-Pantenol, Extrato glicólico de jaborandi, Extrato glicólico de aloe vera, Tintura de capsicum e misture para homogeneização.

Verifique o pH, se necessário adicione solução de Acido cítrico diluído em Água deionizada, aos poucos para que o pH fique na faixa entre 6,0 a 7,0.

Depois adicione sob agitação o Phenonip e a Essência.

Se desejar colorir, adicione solução de Corante de uso cosmético diluído em Água deionizada até obter a coloração desejada.

Solubilize um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada e vai adicionando aos poucos para o acerto da viscosidade, mexendo sempre a cada adição até o xampu engrossar.

Deixe em repouso para desfazer as bolhas de espuma formadas na agitação e depois envase o shampoo para evitar a queda de cabelos em frascos plásticos ou bisnagas plasticas de uso cosmético.