Como fazer gel para ultrassom

Como fazer gel para ultrassom. Formula para fazer gel para Ultrassom para uso como meio de contato para transmissão ultrassônica, utilizado em aparelhos de ultrassonografia.

Para que serve o gel para ultrassom?

Utilizado para conduzir o ultrassom do transdutor para a pele da pessoa, evitando assim que o ar presente entre o aparelho e a pele da pessoa venha a afetar a propagação das ondas sonoras.

Chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem feito por um transdutor que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com a pele.

Durante o exame não deve haver a presença de ar entre o transdutor e a pele. A presença de ar pode interferir na captação das imagens. Para que isso não aconteça, o operador do equipamento passa o gel no aparelho de ultrassonografia e na pele da pessoa que vai passar pelo exame.

O Carbopol 940 na formula é um polímero que forma géis transparentes, portanto é muito utilizado na fabricação de fixador de cabelos e em muitos outros produtos cosméticos.

Formula para fazer gel para Ultrassom – ultrassonografia

Receita para fazer 10 quilos de gel:

Polímero carboxivinilico (carbopol 940)100 g
Glicerina500 g
Trietanolaminaq.s (até atingir pH 6,0)
Metilparabeno15 g
Propilparabeno5 g
Água deionizada9380 g

Modo de preparo da Formula para fazer gel para Ultrassom – ultrassonografia:

Em recipiente adequado adicione a água e em seguida dispersar o carbopol sobre forte agitação, manter a agitação até que não apresente grumos.

Em seguida adicione em outro recipiente a glicerina, o metilparabeno e o propilparabeno, aqueça até dissolução dos pós e em seguida adicione sob agitação na mistura anterior.

A seguir acerte o pH com a trietanolamina, adicionando aos poucos sob agitação até obter pH 6,0.

Agite bem para homogeneização do gel para ultrassom.

As formulações publicadas neste site precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *