Como fazer detergente desinfetante concentrado

Como fazer detergente desinfetante concentrado. O uso combinado de tensoativo não iônico e catiônico proporciona ao produto a aparência de um líquido transparente, com bom poder de limpeza para cozinhas e toaletes de hotéis, escolas, indústrias e instituições.

A ação de desinfecção na formula é obtida pelo uso de cloreto de benzalcônio (bactericida – quaternário de amônio).

Como fazer detergente desinfetante concentrado

O Renex 95 no detergente desinfetante concentrado age como agente de detergência e limpeza, além de ser o emulsionante do óleo de pinho na formulação. O produto descrito na formulação abaixo limpa e desinfeta.

O Álcool na receita age como solvente, facilitando a mistura do produto oleoso na formulação, além de ajudar no poder de limpeza.

O EDTA é um sequestrante de íons (íons metálicos) utilizado nas formulações de vários tipos de sabões e limpadores, como agente estabilizante para as próprias formulações.

Produtos de limpeza contendo agente quaternário de amônio (catiônico) não podem ser misturados com agentes aniônicos, pois tal mistura retira o poder de desinfecção do bactericida, podendo também causar precipitação ou separação de fases no produto.

Fórmula – receita para fazer o detergente desinfetante concentrado:

  • Óleo de pinho – 300 g
  • Renex 95 – 700 g
  • Cloreto de benzalcônio a 50% – 300 g
  • Álcool etílico 96 – 550 g
  • EDTA – 10 g
  • Hidróxido de sódio (a 50% ) – qs
  • Corante verde – qs
  • Água potável – 8140 g

Como fazer a formula – receita do detergente desinfetante para limpeza e desinfecção:

Adicionar metade da quantidade da Água em um balde plástico e solubilizar na água o EDTA.

Misturar a parte o Óleo de pinho, Renex 95, Cloreto de benzalcônio a 50%, Álcool etílico 96 e deixar bem homogêneo, sob agitação adicionar a mistura aos poucos no produto e homogeneizar.

Adicionar a água restante e misturar. Corrigir o pH com o Hidróxido de sódio (soda caustica liquida a 50%), adicionando aos poucos até obter pH entre 10,0 a 10,5.

Ir adicionado o Corante verde, aos poucos até obter cor desejada.
Misturar até homogeneização e embalar nos frascos plásticos.

Deixe um comentário