Como fabricar detergente para lavar louças. Embora seja uma formulação grátis detergente lava louças indicado para a limpeza de pratos, talheres, panelas e muitos outros utensílios de cozinha, sabemos que o detergente liquido é utilizado em muitas outras aplicações de limpeza domestica. É uma formula de produto de uso domissanitário muito utilizado para a higienização no lar, capaz de remover sujeiras de óleos, gorduras e outras sujidades.
A formulação de detergente lava louças descrita abaixo possui grande capacidade de remoção de sujeiras, pois possui uma boa porcentagem de Ácido sulfônico, que na formulação de detergente descrita encontra-se em 12%. Este componente químico presente na formula é o mais utilizado em todo o mundo na fabricação de produtos de limpeza, quer seja em limpadores, detergentes, sabões líquidos, lava roupas liquido, sabões em pó e demais produtos saneantes domissanitários.

Como fabricar detergente para lavar louças: Matérias-primas utilizadas.
Ácido sulfônico é um tensoativo aniônico que possui alto poder de detergência, além de possuir características emulsionantes, dispersantes e umectantes. Por ser muito utilizado na indústria química, principalmente em saneantes domissanitários, saneantes hospitalares e limpadores institucionais é uma matéria-prima muito fácil de encontrar em revendedores de produtos químicos espalhados pelo Brasil, sendo possível também a sua compra em lojas virtuais na Internet.
A Trietanolamina presente na formulação permite a obtenção de detergentes líquidos para lavagem manual de louças com menor ponto de turvação e maior estabilidade. A sua presença evita a formação de precipitado branco no fundo do frasco, principalmente em dias frios.
É uma matéria-prima utilizada também como corretor de pH e alcalinizante em géis fixadores de cabelos, géis redutores de medidas, géis crioterápicos para redução de medidas corporais.
Trietanolamina é utilizada também como alcalinizante em shampoos para carros, ceras polidoras, detergentes líquidos para roupas, limpadores multiuso e demais produtos de limpeza.
Mistura de isotiazolinonas é um conservante utilizado para preservar o lava louças e outros produtos de limpeza, hoje está sendo muito utilizado em produtos de limpeza e saneantes em substituição (para substituir) o Formol liquido. Como sabem, o Formol foi proibido como conservante em produtos de limpeza, assim como para outras aplicações nas formulações.
Mistura de isotiazolinonas possui amplo espectro, evitando a contaminação microbiológica nos saneantes domissanitários, nas formulações onde esse ativo pode ser empregado como conservante. Existe varias marcas comerciais, portanto verifique com o seu fornecedor de produtos químicos se ele dispõe desse componente em sua lista de produtos.
Esta é uma formulação de detergente lava louças que fornece alta formação de espuma e detergência eficaz. Também pode ser usado onde quer que seja necessária uma limpeza rápida. A Amida 60 fornece espessamento ao lava louças, reforço de espuma e ação de detergência adicional, além de ser sobreengordurante e estabilizadora de espuma, promovendo no detergente liquido uma espuma rica e que demora para se desfazer.
Como todo produto de uso domissanitário, este produto e os componentes químicos utilizados na sua formula devem ser guardados em local seguro, fora do alcance de crianças. Por conter produtos químicos corrosivos, utilize luvas e demais equipamentos de proteção, evitando assim queimaduras na pele das mãos quando for preparar este produto de limpeza.
Como fabricar detergente para lavar louças
Fórmula – receita para fazer detergente lava louças:
- Água – 8045 g
- Soda caustica liquida a 50% – 275 g
- Ácido sulfônico – 1200 g
- Trietanolamina – 100 g
- Amida 60 – 250 g
- Mistura de isotiazolinonas – 20 g
- Cloreto de sódio – 100 g
- Essência – 10 g
- Corante – qs
Como fazer a formula – receita 10 kg de Detergente lava louças:
Adicionar a Água em um recipiente de plástico ou aço inoxidável, agitando com o auxilio de uma pá de plástico ou de aço inoxidável adicione metade da Soda caustica liquida a 50% e depois o Ácido sulfônico, mantendo a agitação até completa homogeneização.
Em seguida adicione a Trietanolamina e a Amida 60, misturando até homogeneizar.
Verifique o pH com a fita de medir o pH, se necessário faça a correção adicionando aos poucos o restante da Soda caustica até o pH ficar em torno de 7,0 a 7,5.
Somente depois você vai adicionar a Mistura de isotiazolinonas, a Essência e o Corane diluído em Água até ficar na cor desejada.
Por fim, acerte a viscosidade com o Cloreto de sódio diluído em Água, sempre incorporando aos poucos e sob agitação.
Nota: A quantidade de Soda caustica liquida a 50% (Hidróxido de sódio) descrita na formula é um valor aproximado, pode ser que necessite mais ou não venha a precisar de adicionar toda a quantidade descrita na formulação. O mesmo vale para o Cloreto de sódio , que deve ser adicionado somente até o produto ficar um pouco viscoso. Lembrando que a adição de muito sal pode ralear o produto.
A agitação deve ser moderada, nem muito rápida e nem muito devagar, mas o necessário para uma boa homogeneização e sem formar muitas bolhas de espuma no produto.
Depois aguarde a espuma abaixar e envase o detergente liquido lava louças em frascos plásticos de 500 ml ou galões plásticos de 2 ou 5 litros.