Como Fazer Amaciante de Roupas (Lubrificante)

Receita para fazer Amaciante de Roupas. Como Fazer Amaciante Lubrificante. Formula grátis para fazer amaciante de roupas. Esta é uma formulação que não utiliza base para amaciante, o que pode deixar o produto mais acessível com um preço mais baixo. Nesta formula o Álcool cetoestearílico promove consistência e o Cloreto de cetil trimetil amônio promove maciez e ação antiestática.

Para que ganhe consistência a temperatura descrita no processo de fabricação deve ser espeitada para que o produto não fique ralo. Para que o produto fique ainda mais espesso as quantidades de Álcool cetoestearílico e Cloreto de cetil trimetil amônio podem ser aumentadas na mesma proporção. O Álcool cetoestearílico promove também ação lubrificante nas fibras dos tecidos.

Formula para fazer amaciante de roupas

Este produto de limpeza para suavizar e amaciar roupas tem a função de proporcionar maior suavidade e deslizamento no tecido. Facilita o enxágue, a secagem e o passamento tornando as peças gostosas de usar. A formulação abaixo contém álcool cetoestearílico que lubrifica as fibras têxteis.

Fórmula – Como Fazer Amaciante Lubrificante: Para fazer 100 litros de produto:

  • Cloreto de cetil trimetil amônio (a 50%) – 1% (1 kg)
  • Álcool cetoestearílico (Hydrenol D) – 2% (2 kg)
  • Essência – q.s
  • Corante azul – q.s
  • Formol 37% – 0,1% (100 g)
  • Água q.s.p – até completar 100 litros

Como Fazer Amaciante Lubrificante de roupas – Modo de preparo

Em um recipiente adequado adicione toda a água e aqueça até 80ºC.
Em outro recipiente adicione o álcool cetoestearilico e o cloreto de cetil trimetil amônio, aqueça até total solubilização do álcool cetoestearilico.
Em seguida adicione sobre a mistura anterior (álcool ceto e cloreto de cetil aquecido) a água aquecida aos poucos e sob agitação adequada e constante.
Mantenha a agitação até atingir a temperatura de 35ºC.
Adicione sob agitação o corante, o formol e a essência sob agitação, mantenha a agitação até completa homogeneização da receita de amaciante de roupas.
Obs.: faça um teste piloto (pequena quantidade) antes de produzir uma quantidade maior, assim pequenas correções como quantidade de corante, consistência e quantidade de essência podem ser definidos.
Um ótima essência é a essência Elat Confort, essência produzida pela Capuani.
Uma das dificuldades no preparo é encontrar uma essência que deixe o cheiro nos tecidos, a essência Elat Confort utilizada no preparo deixa o seu perfume nas fibras têxteis.

Para comprar matéria-prima, essências e corantes para cosméticos e produtos de limpeza, visite o site abaixo:
Casa do saboeiro

9 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.