Como fazer gel para ultrassom

Receita para fazer gel para ultrassom

Fórmula para fazer gel para Ultra-som para uso como meio de contato para transmissão ultrassônica, utilizado em aparelhos de ultrassonografia.

Para que serve o gel para ultrassom?

Utilizado para conduzir o ultrassom do transdutor para a pele da pessoa, evitando assim que o ar presente entre o aparelho e a pele da pessoa venha a afetar a propagação das ondas sonoras.

Chamado de ultrassonografia e ecografia, o ultrassom é um exame de imagem feito por um transdutor que emite e capta ondas sonoras por meio do contato com a pele.

Durante o exame não deve haver a presença de ar entre o transdutor e a pele. A presença de ar pode interferir na captação das imagens. Para que isso não aconteça, o operador do equipamento passa o gel para ultrassom no aparelho de ultrassonografia e na pele da pessoa que vai passar pelo exame.

gel ultrassom
Fórmula de gel para ultrassonografia

Fórmula para 10 quilos de gel para ultrassom:

Polímero carboxivinilico (carbopol 940) 100 gramas
Glicerina 500 gramas
Trietanolamina q.s (até atingir pH 6,0)
Metilparabeno 15 gramas
Propilparabeno 5 gramas
Água deionizada 9380 gramas

Modo de preparo do gel para ultrassom:

Em recipiente adequado adicione a água e em seguida dispersar o carbopol sobre forte agitação, manter a agitação até que não apresente grumos.
Em seguida adicione em outro recipiente a glicerina, o metilparabeno e o propilparabeno, aqueça até dissolução dos pós e em seguida adicione sob agitação na mistura anterior.
A seguir acerte o pH com a trietanolamina, adicionando aos poucos sob agitação até obter pH 6,0. Agite bem para homogeneização do gel para ultrassom.

As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Para comprar embalagens, produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

6 pensamentos sobre “Como fazer gel para ultrassom”

  1. na formula do desengraxante em pasta ao invés de acido graxo de arroz eu uso acido graxo de soja, porém, a pasta não une e o que sabonifica não apresenta transparencia; por favor se vcs tiverem uma formula onde possa usar o esse acido ficaria muito agradecido,já que tenho muito desse produto. desde já muito obrigado.

  2. obrigada pela receita do gel para ultra-som. Sou esteticista e gostaria de acrescentar ao gel princípios ativos lipolíticos. Como poderia dissolver cafeína e em que proporção para deixá-lo com 7% de cafeína? e querendo adicionar extratos glicólicos como: centella asiática, cavalinha, fuccus… posso substituir pela quantidade de água? preciso muito de uma resposta. muito obrigada. Rejane.

  3. Rejane, infelizmente a cafeina não iria ter uma absorção eficaz pela pele e não seriam observados resultados algum.Indico a utilização de um gel redutor de medidas composto por mentol e canfora.Charles FabioFarmaceutico

  4. Querido Charles, (nome do meu irmão), existem trabalhos científicos que comprovam a penetração da cafeína através do efeito de fonoforese do ultra-som, inclusive meu TCC, incluiu este assunto. Existe um trabalho de doutorado falando da penetração da cafeína muito bem enbasado. Procure pela autora "Pires de Campos". e no dia a dia do meu trabalho observo resultados melhores usando géis com principios ativos lipolíticos, daí a intenção de desenvolver um mais eficiente.se vc puder me ajudar, agradeço infinitamente…. tentei dissolver a cafeína no gel pronto e desandou…. virou água… snif snif…Rejane.

  5. alguem pode me ajudar em um caso? é melhor colocar a solução de glicerina antes ou depois do carbopol?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.