Como fazer cera automotiva (para carro)

Receita de cera automotiva (para carro)

Fórmula de cera automotiva pastosa (cera para carros) com silicone.

Fórmula para 10 quilos de cera automotiva (para carro):

Polímero carboxivinilico (Carbopol 941) 30 gramas
Álcool ceto-estearilico 200 gramas
Trietanolamina 85% 40 gramas
Querosene desodorizado 1500 gramas
Emulsão de cera de carnaúba a 35% (Meghwax sol 112) 500 gramas
Dimeticone copoliol (DC 193) 50 gramas
Silicone (DC 531) 300 gramas
Silicone (DC 536) 50 gramas
Emulsão de silicone (HV 600) 50 gramas
Emulsão de silicone (HV 495) 100 gramas
Silicato de alumínio 800 gramas
ARC ISO S (mistura de isotiazolinonas) 20 gramas
Corante para cera q.s
Água deionizada 6360 gramas

Modo de preparo da cera automotiva (para carro):

Em recipiente adequado adicione a água e sob agitação adicione o carbopol, aguarde até que o carbopol esteja dispersado na água (sem grumos).
Em seguida adicione o álcool ceto-estearilico e aqueça até 80ºC, sob agitação lenta.
Em seguida adicione sob agitação moderada a trietanolamina e resfrie o produto até uns 40ºC, sob agitação.
Adicione sob agitação o querosene, agite bem para homogeneização, em seguida adicione sob agitação a emulsão de cera de carnaúba.
Misture em recipiente separado o dimeticone, os silicones e as emulsões  de silicone, em seguida adicione sob agitação ao produto.
Adicione sob agitação o silicato de alumínio, agite até completa homogeneização, verifique o pH que deve estar em torno de 7,5 a 8,5, em seguida adicione sob agitação a mistura de isotiazolinonas (o pH do produto deve estar dentro da faixa indicada ao adicionar este componente).
Adicione o corante e agite bem para completa homogeneização da cera automotiva (para carro).

 

As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

23 comments on “Como fazer cera automotiva (para carro)

  1. Anônimo

    senhor josé,estou lhe mandando esta mensagem porque estou interessada nas formulas de produtos automotivos,como ceras,pastosas e liquidas para carros,e outros produtos para polimento. mas gostaria de formulas simpres que eu mesma posa fazer. meu imal e magdadeusa@yahoo.com.br.

    Resposta
  2. Anônimo

    olá gostaria de saber se não perigoso estes produtos para fabricação caseira, e uma receita de c era automotiva sem silicone pois faço uso em oficina e o silicone atrapalha a pintura, obrigado

    Resposta
  3. Anônimo

    Aconselho tirar o carbopol e a trietanolamina e testar a viscosidade com outros agentens viscosificante como Argila Ativada; Bentonita Sódica; Carboxi-Metil-Celulose; Gomaguar; Goma Xantana; Hidroxi-Etil-Celulose; Hidroxipropilguar; Celulose Polianiônica

    Resposta
  4. Anônimo

    Gostaria de saber qual a essência de maior aceitação,se a essência já contém fixador e se o aromatizante depois de pronto tem que entrar no processo de maturação, e quanto tempo.Na fórmula para cera automotiva, o último ítem (água deionisada) o conteúdo está certo? 6360gramas Martins

    Resposta
  5. José Marcos

    Olá visitante do fórmulas grátis!Difícil dizer qual a essência de maior aceitação, se for para perfumes provavelmente seria a do Chanel 5.A essência contém componentes que propiciam a fixação do perfume.Não é necessário fazer a maturação do aromatizante.A quantidade de água na fórmula de cera automotiva esta correta.Um abraço!

    Resposta
  6. Cleber

    Oi José Marcos, obrigado por disponibilizar tantas informações importantes de forma gratuita. Isso é raro.Você saberia informar qual é a cera de carnaúba indicada para automóveis? Tipo 3 ou tipo 4?muito obrigado.

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá arthur bitu!www.megh.com.brwww.dow.com/brasil/‎www.daltomare.com.brPesquise fornecedores no site abaixo:www.guiaquimico.com.brUm abraço!

      Resposta
  7. jose edson Simoes

    Marcos gostaria de saber tenho uma formula de espelhamento automotivo que nessa formulação tem trietanolamina que em minha região tenho dificuldade de encontrar será que existe algo que pudesse substituir nas pesquisas que diz que o composto regula o PH e o alcool metílico e o mesmo que alcool de posto sem mais obrigado.

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Olá Jose Edson Simoes!A Trietanolamina é usada para saponificar ácidos graxos e como agente emulsificante para a produção de emulsões estáveis do tipo O/A.Em géis para os cabelos é utilizada como neutralizante e corretor de pH.Se na formulação que você possui for apenas como corretor de pH, você pode utilizar Hidróxido de sódio diluído em água.Mas até chegar na faixa de pH indicada na formulação.Procure fazer um teste piloto (pequena quantidade de produto) e veja como fica o produto, aplicando em uma pequena área para testar.O Álcool metílico (Metanol) é um produto Tóxico. Cachaça contaminada, provavelmente com álcool metílico matou 35 pessoas, causando cegueira em outras dez na Bahia.O Álcool de posto é o Álcool etílico, mas pode ser que seja adicionado pequena quantidade de gasolina para inibir seu uso como álcool doméstico, por isso não aconselho o seu uso em produtos de limpeza.Um abraço!

      Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      megh.com.brdow.com/brasildaltomare.com.brOutros fornecedores de produtos químicos para a cera automotiva você encontra pesquisando no Google.

      Resposta
  8. Anônimo

    Boa noite! Gostaria de saber se posso utilizar água destilada ao invés de deionizada. Desde já agradeço.

    Resposta
    1. José Marcos Autor do post

      Pode utilizar a água destilada na cera automotiva, no entanto, a obtenção da água destilada é um processo mais caro do que a deionizada.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.