Como fazer alvejante sem cloro

Receita de alvejante sem cloro. O cloro quando utilizado no alvejamento de roupas coloridas pode danificar os tecidos e causar desbotamento das cores, para o alvejamento em roupas coloridas utilize o alvejante com peroxido de hidrogênio.

Formula de Produto de limpeza para branqueamento de tecidos coloridos. Fórmula sem cloro para roupas coloridas com peróxido de hidrogênio.

Formula para fazer 10 litros de alvejante sem cloro:

  • Peróxido de hidrogênio (a 30%) – 50 gramas
  • Álcool láurico 7 OE – 100 gramas
  • Sequestrante (EHDP) – 20 gramas
  • DTPA Pentasódico 40% (Dissolvine D40) – 20 gramas
  • Essência especial para alvejante – q.s
  • Água deionizada – até completar os 10 litros

Como fazer a formula do alvejante sem cloro:

Em recipiente adequado adicione cerca de oito litros de água, em seguida adicione sob agitação moderada o álcool láurico, o EHDP e o DTPA pentasódico, agite até homogeneização.
Em seguida adicione sob agitação o peróxido de hidrogênio, verifique o pH que deve ficar entre 4,5 a 5,5, caso seja necessário corrija o pH com solução de ácido clorídrico, adicionando aos poucos, sob agitação até chegar no pH indicado.
Em seguida adicione a essência sob agitação, complete com água até obter os 10 litros de produto e agite para completa homogeneização do alvejante sem cloro.
O produto deve ser envasado em embalagem plástica opaca.
Teor de oxigênio ativo do produto: 0,07%
Recomendações sugestivas de uso:
Para lavagem manual de roupas, adicione 100 ml do produto para cada 10 litros de água.
Para lavagem de roupas na máquina, adicione 100 ml do produto para cada ciclo de lavagem.
Para melhores resultados, aplique uma colher de sopa do produto diretamente sobre a mancha antes da lavagem, deixe agir por no máximo 5 minutos e proceda a lavagem normalmente.
As formulações publicadas neste blog precisam ser testadas e aprovadas por pessoa habilitada, ficando responsável pela observância das disposições legais, assim como das referentes aos direitos de patentes. O formulador final ficará responsável em respeitar a legislação local e obter as autorizações que forem necessárias.
Para comprar produtos químicos, essências, óleos essenciais, corantes, formas de silicone, bases concentradas, kits para cosméticos, kits para produtos de limpeza e material de apoio, visite o site abaixo:

Casa do saboeiro

18 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.