Sabão transparente sistema à frio
|Sabão transparente sistema à frio. Como fazer produto de limpeza em barra (solido) utilizado na limpeza de utensílios domésticos, lavagem de roupas e higienização de superfícies.
Possui em sua formula óleo, gordura e produtos químicos auxiliares para a saponificação e transparência.
O Óleo de coco babaçu é a melhor gordura para a fabricação de sabões, de excelente saponificação, produzindo sabões de melhor qualidade e espuma abundante.
O Breu é uma resina vegetal ou mineral empregada na fabricação do sabão para dar-lhe um pouco de perfume e melhorar a espuma.
Formula para fazer o Sabão transparente sistema à frio
- 1900 gramas de Sebo
- 800 gramas de Óleo de coco babaçu
- 100 gramas de Breu
- 350 gramas de Soda caustica a 99%
- 1500 gramas de Álcool 96
Como fazer a formula do Sabão transparente sistema à frio
Triturar o Breu até que fique na forma de pó para facilitar o derretimento nas gorduras.
Em um recipiente de plastico dissolver a Soda caustica a 99% em 1500 ml de Água e deixar em repouso por 8 horas (a lixivia). Utilize luvas nas mãos, pois a Soda caustica é corrosiva.
Fase 1) Em outro recipiente derreta o Sebo juntamente com o Óleo de coco babaçu e o Breu até uma temperatura mais ou menos em torno de 60°C.
Fase 2) Misture em um recipiente a lixivia preparada anteriormente e o Álcool 96.
Sob agitação derrame vagarosamente a Fase 2 sobre a Fase 1, vagarosamente e sob agitação.
Logo depois pare a agitação e aguarde alguns segundos para fazer o teste de saponificação.
Observação: Quando a Fase 2 é derramada na gordura há uma reação exotérmica, isto é, a lixivia e o álcool absorvem o calor da gordura e faz baixar a temperatura da mesma para mais ou menos 40°C, para depois começar a esquentar novamente.
Neste momento, deve-se começar novamente a agitação por mais alguns segundos até que a mistura se apresente bem homogênea.
Para verificar se o sabão está saindo perfeito basta colocar um pouco da mistura sobre alguma superfície. Em seguida a mistura deve se solidificar e se estiver bem homogêneo e transparente, pode-se despejar nas formas.
Se porem, apresentar separação da gordura, agitar vagarosamente por mais alguns minutos.
O sabão transparente feito à frio não engrossa como o sabão comum, sua característica é fluida, mas a solução (mistura) tem que ser bem homogênea.
Bom gostaria de aprender para trabalhar
Tenho uma pequena indústria de saneantes com autorização de funcionamento ANVISA. Solicito orientação de como fabricar o produto limpa pneu, o famoso pretinho.
Veja algumas formulas nos links abaixo:
Pneu pretinho
Limpa pneu
Há outras formulações que você pode acessar pesquisando na busca do site.
Boa tarde, parabéns pela fórmula “Como fazer sabão em barra (sabão comum)” , estou cursando técnico em química, e gostaria de abrir uma pequena fábrica de sabão em barra, estou precisando de algumas orientações, pois gostaria de fazer com óleo de fritura e colocar glicerina no sabão, precisaria de alguém me orientar para as quantidades permitidas e futuros testes dentro da fábrica para ver se está tudo ok com o produto. Caso alguém conhecer algum químico, por favor me indicar. Desde já agradeço.