Formula shampoo hidratante para cabelos oleosos

Como fazer shampoo hidratante para cabelos oleosos para lavar e hidratar os fios capilares. Cosmético com características hidratantes excepcionais sem adicionar óleo ao cabelo, perfeito para os tipos de cabelos oleosos. Lava e higieniza, promove hidratação, condicionamento e retira a oleosidade dos cabelos.

Quem tem cabelo oleoso sabe que precisa cuidar da aparência dos fios e da saúde do couro cabeludo, pois a oleosidade pode causar coceira no couro cabeludo e deixar os fios pesados. O uso de um shampoo especifico auxilia na eliminação da oleosidade, pois lava e higieniza os fios e o couro cabeludo, retirando o excesso de óleo que pode causar coceira e deixar as madeixas “pesadas”. A oleosidade capilar é uma das maiores queixas do publico feminino.

Como fazer shampoo hidratante para cabelos oleosos para lavar e hidratar os fios capilares

Componentes presentes na formula

Sodium PCA na formula é utilizado em formulações cosméticas para os cabelos, como cremes condicionadores capilares, shampoos capilares, etc. Sodium PCA é de fácil absorção pelo cabelo, ajudando a reter a hidratação dos fios, também promove melhora na elasticidade dos fios capilares.

O Cocoanfoacetato de Sódio (Sodium Cocoamphoacetate) é um surfactante anfotérico com características suaves e de baixa irritabilidade para a pele, ao ser usado na composição de formulas cosméticas associado com tensoativos aniônicos o Cocoanfoacetato de Sódio promove a redução da irritabilidade cutânea e melhora o poder de formação de espuma, age como auxiliar ao tensoativo principal na ação de limpeza, detergência e formação de espuma. Também melhora o pentear dos fios capilares e auxilia no condicionamento dos fios capilares. Pode ser utilizado na fabricação de shampoos infantis, xampus suaves para cabelos danificados e xampus de uso diário, banhos de espuma, sabonetes líquidos e condicionadores capilares.

O Lauril éter sulfato de sódio atua na formula como tensoativo principal na ação de detergência e formação de espuma, limpando e higienizando os cabelos oleosos e o couro cabeludo, possui alto poder de formação de espuma e promove incremento de viscosidade, facilitando o acerto da viscosidade.

A glicerina é muito utilizada na fabricação de cremes e loções cosmeticas como hidratante, na formula do shampoo descrita abaixo a glicerina irá promover hidratação nos fios capilares.

Formula para fazer 10 kg de shampoo hidratante para cabelos oleosos – para lavar e hidratar:

Água deionizada4120 g
Lauril éter sulfato de sódio3000 g
Cocoanfoacetato de Sódio2000 g
Glicerina500 g
Sodium PCA50 g
Cloreto de sódio250 g
Phenonip50 g
Essência30 g
Coranteq.s
Ácido cítricoq.s

Como fazer a formula do shampoo hidratante para lavar e hidratar cabelos oleosos:

Em um balde de plastico limpo e higienizado adicione a Água deionizada, misturando com uma pá de plastico adicione o Lauril éter sulfato de sódio, Cocoanfoacetato de Sódio, Glicerina e misture para homogeneização.

Em sequencia adicione sob agitação o Sodium PCA, Phenonip, Essência e misture para homogeneização.

Colorir com solução de Corante diluído em Água deionizada, acertar o pH para que fique em 5,5 a 6,0 com solução de Ácido cítrico diluído em Água deionizada.

Por fim, solubilize o Cloreto de sódio em um pouco de Água deionizada e vai adicionando aos poucos e com agitação para o acerto de viscosidade (deixar o shampoo espesso/viscoso).

Misture bem para homogeneizar, aguarde a espuma do shampoo formada na agitação abaixar e depois envase em frascos plásticos de uso cosmético.

Aparência do produto cosmético para lavar e hidratar os fios: Liquido claro, espesso e transparente.