Formulas Gratis

Fórmula para fazer creme de limpeza facial

Como fazer creme de limpeza facial. Fórmula para fazer creme de limpeza facial. Formulação que possui alto teor de substancias oleosas, indicada para a limpeza de peles secas. Possui quatro componentes que promovem emoliência na pele, contém agente umectante que deixa a pele umectada e hidratada.

O Polímero carboxivinílico (Carbopol 940) age como espessante, melhorando a consistência do produto.

Arlacel 165 F age como agente de consistência, é uma base auto-emulsionavel não iônica, indicada para a fabricação de produtos e loções cosméticas.

Unitol CE 200 F é o Álcool ceto-estearilico 20 EO, um emulsionante para emulsões e loções de uso cosmético na pele, este produto também é utilizado em formulas de produtos de limpeza, na fabricação de ceras liquidas e polidores.

Polietilenoglicol 400 na formula do cosmético é utilizado como umectante em formulas de produtos dentais, enxaguantes Bucais, loções cosméticas, loções e protetores solares, shampoos e condicionadores de cabelos e em sabonetes líquidos.

Polietilenoglicol 400 em cremes e loções hidratantes age como umectante e fixador de perfume, em produtos para tratamento dos cabelos sem enxague atua como agente de consistência e condicionador dos fios.

Óleo mineral, vaselina solida, cera de abelha e o Alkomol E na receita agem como emolientes, os emolientes suavizam e amaciam a pele, a pele fica mais flexível.

A combinação de óleos e água em formulas cosméticas ajudam na hidratação e restauração da oleosidade perdida.

Peles desidratadas podem apresentar perda de elasticidade, rugas, fissuras, descamações, inflamações, etc.

Fórmula – receita para fabricar o creme de limpeza facial para o rosto:

Alkomol E500 g
Óleo mineral3500 g
Vaselina sólida1000 g
Cêra de abelha100 g
Monoestearato de glicerila300 g
Arlacel 165 F700 g
Propilparabeno5 g
Carbopol 94010 g
Água deionizada3450 g
Polietilenoglicol 400300 g
Metilparabeno15 g
Unitol CE 200 F50 g
EDTA20 g
Essência20 g
Imidazolinidil uréia30 g
Trietanolaminaqs

Como fazer a formula – receita do creme de limpeza facial para o rosto:

Fase 1) Adicionar em um recipiente o Alkomol E, Óleo mineral, Vaselina sólida, Cêra de abelha, Monoestearato de glicerila, Arlacel 165 F, Propilparabeno e aquecer até a temperatura de 75°C, agitar ainda sob aquecimento até a fusão de todos os produtos químicos.

Fase 2) Aquecer em outro recipiente o Carbopol 940, Água deionizada, Polietilenoglicol 400, Metilparabeno, Unitol CE 200 F, EDTA até chegar na temperatura de 75°C, manter agitação com aquecimento até a fusão dos produtos químicos sólidos.

Em seguida adicionar a Fase 1 sobre a Fase 2, lentamente e sob forte agitação, manter o aquecimento e a agitação por 15 minutos.

Depois dos 15 minutos de agitação, iniciar o resfriamento do produto com agitação moderada.

Quando a temperatura abaixar para 40°C, adicionar com agitação a Essência, Imidazolinidil uréia e misturar.

Verificar o pH que deve ficar entre 5,5 a 6,5, se necessário fazer a correção do pH com solução de Trietanolamina em Água deionizada, adicionando aos poucos até obter o pH indicado.

Manter a agitação até a homogeneização do produto cosmético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *