Pular para o conteúdo

Como fazer perfume importado – Fórmula

Formula para fazer perfume importado – Fabricar perfumaria fina. No perfume importado o tipo de essência tem que ser a importada, a essência importada geralmente tem um custo maior em comparação com a nacional.

Os demais produtos químicos utilizados no perfume importado não tem muita relevância, tendo em vista que os fabricantes de produtos químicos seguem um padrão na fabricação dos compostos químicos. Então, a maior dificuldade para fazer perfume importado é encontrar a essência importada.

A fabricação de perfumes tem se tornado uma atividade lucrativa para quem deseja ser um empreendedor nesse segmento do mercado. A produção de perfumes e colônias, tanto de forma artesanal como industrial pode gerar uma boa renda se o negocio for bem administrado.

O segmento brasileiro de perfumes faturou 5,7 bilhões de dólares no ano de 2016, sendo que duas marcas nacionais representam 60% das vendas no Brasil, somos o quarto maior mercado consumidor no mundo, no setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria fina e cosméticos. Portanto fabricar esse item de beleza pode gerar ganhos em dinheiro.

Pesquisas comprovam que em nosso país, cerca de 61% dos brasileiros utilizam algum tipo de perfume. Na região Nordeste, cerca de 90% das pessoas compram perfumes, já na região Sul do país, 40% das pessoas utilizam perfumes. O que faz desse mercado de perfumaria fina e cosméticos ser muito bom para a geração de renda.

Com técnicas de vendas, um produto bem elaborado, com embalagem personificada e exclusiva o empreendedor pode obter bons ganhos em dinheiro. Isto se deve ao fato de sermos um grande mercado consumidor de perfumaria fina e muitas pessoas utilizam perfumes no dia a dia.

Como se sabe, a fabricação de perfumes não é uma atividade difícil de se fazer, a fabricação artesanal pode ser vendida para amigos, parentes e outros consumidores em potencial. A fabricação artesanal de perfumes também encontra outros locais de vendas, como em lojas virtuais e nas redes sociais.

No entanto, para a produção industrial de perfumes é necessário seguir as recomendações da Anvisa para o setor, possuir empresa regulamentada e ter instalações e equipamentos necessários para a produção. Pois a venda em supermercados, hipermercados e em lojas especializadas não é possível sem uma empresa devidamente estabelecida para fabricar.

Na fabricação industrial de perfumes se deve respeitar os procedimentos, como a pesagem das matérias-primas, por exemplo. Todas as informações referentes ao processo produtivo devem estar disponíveis em documentos para que os colaboradores sigam um padrão na hora de processar o produto. Com as informações o manipulador (colaborador) consegue produzir vários lotes de um mesmo produto com o mesmo padrão de qualidade.

É primordial que haja uma única fórmula para o processamento do perfume e que haja um modo operativo bem descrito com todas as etapas para a elaboração do perfume, com essa documentação se pode padronizar o processo de fabricação de lote em lote.

É necessário que haja na documentação a descrição da formula, tamanho do lote, lista das matérias-primas e quantidades pesadas, método de fabricação detalhado com a sequência de adição de cada matéria-prima, tempo e velocidade de agitação.

Durante o processo de manipulação (preparação) e envase (enchimento dos vidros) deve-se verificar se todos os equipamentos (tanques agitadores, maquinas de enchimento de frascos, etc.) estão limpos e não deve haver materiais remanescentes dos lotes anteriores na sala de manipulação e sala de envase.

Antes do envase o perfume deve ser previamente analisado pelo controle de qualidade segundo os padrões de qualidade fixados, assegurando assim a sua qualidade antes de enviar o produto ao mercado consumidor.

O empreendedor também pode optar pela terceirização na fabricação do perfume, que pode ser parcial ou total. Fabricação, enchimento e embalagem parcial ou total. Todas as etapas de produção devem ser claras e definidas para que sejam produzidos produtos de qualidade segundo o padrão estabelecido.

A empresa escolhida para a terceirização deve ter as qualidades necessárias para efetuar todas as operações do processo produtivo. Mão de obra qualificada, equipamentos e maquinas, local e instalações adequadas, setor de analises físico-químicas e de garantia da qualidade.

O perfume antes de ser comercializado deve atender aos padrões de qualidade, sendo aprovado pelo Laboratório de Controle de Qualidade, quer seja fabricado pela própria empresa ou por empresa cosmética terceirizada. A terceirização da produção evita dores de cabeça com normas e exigências da Anvisa, instalações e equipamentos, assim como na contratação de pessoal.

Embalagens para perfumes

As embalagens (frascos, vidros, caixinhas, válvulas, tampas, etc.) para o envase dos produtos na fabricação artesanal podem ser adquiridos em lojas de essências, quer seja lojas físicas ou virtuais. Os vidros e válvulas também podem ser compradas de distribuidores de embalagens e lojas de embalagens para farmácias de manipulação.

Para a fabricação de perfumes em escala industrial, as embalagens (vidros, frascos, tampas, válvulas) podem ser adquiridas diretamente com os fabricantes ou distribuidores autorizados. Para a aquisição de vidros para perfumes temos as empresas Vidraria Anchieta e Wheaton Brasil Vidros.

No caso de distribuidores de vidros para perfumaria temos a A EXPAK embalagens, Premier Pack Comércio de Embalagens, Frascolex.

Compra das essências importadas

Para a produção artesanal de perfumes e colônias, as essências importadas podem ser compradas em lojas físicas ou virtuais de essências. No ato da compra deve-se solicitar informações se a essência é mesmo importada e se é possível saber a sua procedência (a fabricante ou importadora).

Para a compra de essências para a fabricação industrial, a compra pode ser feita diretamente com o fabricante mediante importação, caso a fabricante tenha escritório no Brasil ou distribuidor autorizado, a aquisição é facilitada.

Outra opção é a compra mediante empresas importadoras de essências estabelecidas em território brasileiro. Evidente que estamos falando de quem deseja a fabricação de perfumes com essências importadas, caso a produção seja com essência nacional temos também ótimos fabricantes no Brasil.

Fluxo na produção dos perfumes em escala industrial

Na mistura de todos os componentes deve ser seguido todos as etapas definidas pelo setor de pesquisa e desenvolvimento, obtendo um produto final com as quantidades corretas de cada componente na fórmula, misturados adequadamente segundo as etapas definidas, observando o tempo de agitação e a velocidade na agitação para uma homogeneização perfeita.

Depois da mistura deve-se respeitar o processo de maceração, onde o produto deve ficar fora de contato com a luz solar, em recipiente fechado e ambiente adequado. Esta operação de maceração serve para a homogeneização dos componentes químicos da formulação. Onde irá ocorrer uma neutralização dos odores do álcool e envelhecimento do perfume.

A maceração pode ser em temperatura ambiente por um período de dias ou mediante refrigeração da mistura. O resfriamento deve ser em baixas temperaturas por alguns dias, durante o resfriamento pode haver a precipitação de partículas provenientes de materiais insolúveis dos componentes presentes na formulação.

Apos a maceração o perfume deve ficar em repouso até atingir a temperatura ambiente e depois passar por um processo de filtragem para a retirada de partículas e sujidades presentes na mistura. No processo industrial pode se empregar filtros especiais para a filtração. Na fabricação artesanal, esse procedimento pode ser realizado com filtros de papel.

Caso seja necessário, pode se colorir o perfume depois da filtração, a coloração serve para dar uma melhor sofisticação ao produto final, assim como personalizar os produtos segundo o publico a que se destina, masculino ou feminino (tons azuis para homens, por exemplo). No entanto, o perfume pode ficar com a sua cor natural sem a adição de corantes.

O envase (encher os vidros) deve ser feita em temperatura ambiente, sem que haja no local embalagens dos envases anteriores. As maquinas de encher e os equipamentos devem estar limpos, assim como esteiras e mesas utilizadas no processo de envasamento. Os vidros e frascos não devem ser enchidos na sua totalidade (preenchimento total do frasco) para que haja espaço para expansão do álcool, caso pegue temperaturas altas durante o transporte e estocagem.

Como fazer – Componentes do perfume

Essência: Uma essência é a mistura de óleos naturais ou sintéticos que promovem o odor característico da fragrância, a essência é o componente principal do perfume e devem ser selecionadas quanto ao cheiro e poder de fixação na pele. Possui nota de cabeça ou nota de saída, nota de corpo e notas de fundo.

Álcool: É o componente utilizado para solubilizar (solvente) a essência. Deve ser de odor agradável e geralmente é utilizado o Álcool de cereais. Na falta do Álcool de cerais se pode utilizar o Álcool neutro, o Álcool neutro embora seja extraído da cana, passa por processos de filtração até ficar com cheiro suave e livre de impurezas.

Água Deionizada ou Desmineralizada: É utilizada para amenizar a agressividade do álcool sobre os outros produtos químicos da formulação, solubilizar componentes insolúveis em álcool e diminuir os custos de fabricação.

Propilenoglicol: É utilizado para diminuir a agressividade do álcool sobre as outras matérias-primas presentes na formulação, por ser de ação hidratante, favorece a hidratação.

Irgasan DP-300 (Triclosan): Possui ação bacteriostático, por ter ação bactericida impede a formação de odores desagradáveis.

BHT: O BHT age como antioxidante.

Fixador de perfume: Segundo especialistas e perfumistas, não existe uma composição de essência e um fixador para ser incorporado separadamente. A composição da essência estabelecida pelo perfumista garante características personificadas de odor e de fixação para a fragrância. A incorporação de um fixador posteriormente na mistura provavelmente não resolverá problemas de fixação da essência na pele. Portanto, a adição de fixador de perfume é opcional.

Alguns equipamentos necessários na fabricação industrial de perfumes

Embora haja a necessidade de utensílios, balanças, recipientes para as matérias-primas pesadas, deionizador para deionizar a água e outros equipamentos, segue alguns itens abaixo:

Filtro para perfume Tipo Placa

Filtro para a filtragem de líquidos, com esse tipo de filtro podem ser filtrados soluções liquidas de perfumes, colônias, desodorantes e outras preparações cosméticas e farmacêuticas. Fabricado todo em aço inoxidável, com válvulas controladoras de fluxo e pressão. Possui elemento filtrante descartável.

Filtro Tipo Cartucho

Para a filtragem de líquidos como perfumes, colônias, desodorantes e outras preparações cosméticas e farmacêuticas. Feito totalmente em aço inoxidável, com válvulas controladoras de fluxo e pressão. Possui elemento filtrante descartável.

Envasadora de Perfume

Maquina utilizada para o envase (encher / enchimento) de perfumes em frascos de vidro. Com regulagem de nível individual nos bicos, regulagem de aproximação nos frascos, válvula de descarga do retorno e trilho com regulagem de distância entre os bicos.

Tanque para Maceração de Perfume com sistema de refrigeração

Tanque utilizado na fabricação de perfumes e colônias, com sistema de agitação e sistema de refrigeração. Feito em aço inoxidável, com isolação térmica através de poliuretano expansivo. Este equipamento mistura e faz a maceração, elimina o cheiro do álcool de duas à três horas no equipamento.

Formula para fazer perfume importado (com essência importada para fazer 1 litro):

Álcool de cereais720 ml
Água deionizada50 ml
Essência importada (fragrância)200 ml
Propilenoglicol30 ml
Irgasan DP-3001 grama
BHT500 mg (meio grama)

Como fazer a formula – receita do perfume importado (com essência importada):

Primeiramente adicione todo o Álcool de cereais, em seguida incorpore o BHT sob agitação, misturar até que o BHT esteja totalmente dissolvido.
Na seqüencia adicione sob agitação o Irgasan DP-300 (bactericida) e misture até dissolução.

Depois incorporar a Essência importada e o Propilenoglicol e misturar.
Por ultimo adicione sob agitação a Água deionizada e misture bem para homogeneização.

Coloque em um frasco de vidro com capacidade para 1000 ml de cor escura, o vidro deve ser tampado com batoque e tampa.

Leve então na geladeira em dias alternados, um dia na geladeira e um dia em temperatura ambiente por um período de 7 dias.

Depois da maceração, passar o liquido por um filtro de papel.
Colorir se desejar e depois encher os vidros de perfumes.

Esse procedimento de manipulação é para a fabricação artesanal, para a fabricação industrial do perfume, as operações devem ser definidas pelo setor de pesquisa e desenvolvimento.

7 comentários em “Como fazer perfume importado – Fórmula”

  1. Oi, para maceração pode ser um frasco de plastico escuro?
    E eu gostaria de saber se usar a base pronta da o mesmo resultado q fazer tudo passo a passo.

    1. Sim, pode ser em frasco de plastico escuro, caso seja claro é só embrulhar em folhas de papel para não pegar claridade.

      No entanto, eu recomendo usar o frasco de vidro, pois o plastico pode interferir no cheiro do produto.

  2. Nilson da Silva Marinho

    O processo mais difícil realmente é encontrar essências de qualidade. Se alguém puder indicar serei grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *