Como fazer cera em pasta – pastosa. Formula simples de fazer com apenas 4 componentes para você fazer e encerar os pisos e superfícies. Receita para fabricar cera em pasta (pastosa), este produto de limpeza é utilizado para áreas internas e externas, para encerar pisos de madeira, cerâmica, lajotas e superfícies similares.
Também pode ser utilizada para encerar tacos, tendo em vista que este tipo de piso é feito de madeira. Encera e dá brilho em pisos de madeira, cerâmicas, lajotas e demais superfícies.
A cera é inflamável, portanto deve ser mantida fora do alcance do fogo ou de superfícies aquecidas. Também deve ser mantido fora do alcance de crianças, evitando acidentes domésticos.
Visite a loja e faça o seu cadastro!
Químicos Aromáticos Para Fazer Essências
Essências Para Perfumes
Extratos Glicólicos
Óleos Essenciais
Bases Especiais
Nesta formulação não vai água, em breve vou postar uma com água na formulação, o que diminui os preços de custo de fabricação e permite um lucro maior nas vendas. Esta é uma formula industrial, mas pode ser feita para uso próprio de forma artesanal.
Evitar contato prolongado com a pele, lavar as mãos após o uso. Usar luvas na aplicação do produto nos pisos também pode ser uma opção. Em contato com os olhos, lave abundantemente com água. Se inalado em excesso, remover a pessoa para local ventilado. Se ingerido, não provocar vomito, beber vagarosamente água e consultar um medico.
Durante o preparo, usar recipiente com aquecimento para a querosene, o solvente na receita. Não utilize fogão, pois a querosene é inflamável e pega fogo em contato ou perto da chama.
Fórmula – receita para fazer a cera em pasta – pastosa, rende 10 kg:
Cera de carnaúba | 1000 g |
Parafina | 2000 g |
Querosene | 6800 g |
Monooleato de sorbitan (Span 80) | 200 g |
Como fazer a formula – receita da cera em pasta – pastosa:
Fase 1) Em um recipiente adequado e com aquecimento adicione a carnaúba, Parafina, Monooleato de sorbitan (Span 80) e aquecer até a temperatura de 80 a 90°C até fundir os componentes sólidos. Para facilitar o processo, a carnaúba e a parafina podem ser quebrados em pedaços pequenos.
Fase 2) Em outro recipiente adicione a Querosene e aqueça até a temperatura de 60°C. Lembrando que não deve ser aquecido no fogo, pois é inflamável e pega fogo com facilidade.
Depois adicionar sob agitação a Fase 2 sobre a Fase 1, manter a agitação por 10 minutos para homogeneização.
Embalar este produto de limpeza ainda quente nas embalagens (latas para ceras) e deixar esfriar a temperatura ambiente.
E a cera com água e menor custo?
Sim, como não vai solvente, ela fica mais em conta. O cheiro também é mais agradável sem o solvente.