Fórmula para fazer 1 litro de amaciante

Como fazer 1 litro de amaciante de roupas. Receita para 1 litro de produto de uso têxtil. Hoje vamos aprender a fazer 1000 ml de amaciante de roupas, devido às fórmulas passadas anteriormente serem em grandes quantidades, resolvi passar formulações pequenas para quem deseja fazer uma pequena quantidade para uso próprio (domestico, caseiro).

Esta é uma formula industrial para a obtenção de amaciante de roupas, utiliza um quaternário de amônio (tensoativo catiônico) que é utilizado por empresas lideres no mercado nacional. Embora seja um produto industrial, pode ser perfeitamente produzido para uso em casa ou para revender.

Como fazer 1 litro de amaciante

A base utilizada na fabricação do amaciante é produzida pela Capuani do Brasil, essa empresa possui vários distribuidores espalhados pelo Brasil.
Por ser um tensoativo catiônico, não misture o produto com tensoativos aniônicos, para que não venha a perder o seu efeito de amaciamento.

Fórmula – receita para fazer o amaciante de roupas:
30 gramas de Quatercap CDHT-75
2 gramas de mistura de isotiazolinonas (Arc Iso S)
Corante – qs
Essência – 3 g
Água potável até completar 1 litro

Como fazer 1 litro de amaciante – Modo de preparo:
Aqueça a base para amaciante (Quatercap CDHT-75) até atingir a temperatura de 50°C.
Coloque 500 ml de Água potável em um recipiente com marcação de volume, pode ser uma caneca de plastico ou um Becker de 1 litro. Em seguida adicione sob agitação o Quatercap CDHT-75, agite vagarosamente até homogeneização.

Sob agitação lenta adicione a mistura de isotiazolinonas (caso for utilizar em poucos dias, o conservante é opcional).
Complete o volume com Água até obter 1 litro.
Solubilize uma pequena quantidade de Corante na Água, adicione aos poucos (em gotas) e sob agitação até que fique com a cor desejada.
Agite vagarosamente para a homogeneização.
Se quiser adicionar perfume, coloque 3 gramas de Essência e misture bem.

Esta formulação é para fazer 1 litro, para fazer quantidades maiores é só aumentar os componentes segundo a quantidade que deseja fabricar.

Para que o produto deixe cheiro nos tecidos têxteis é necessário uma essência com boa fixação do perfume nos tecidos.

3 comentários em “Fórmula para fazer 1 litro de amaciante

Comentários estão fechados.