Pular para o conteúdo

Como fazer detergente liquido de custo econômico

Como fazer detergente liquido de custo econômico. Fórmula para fazer lava louças com baixo custo de produção. Nas formulas de lava louças o Ácido sulfônico entra como o principal tensoativo na ação de limpeza e detergência. Esta matéria-prima de uso domissanitário é a mais utilizada no mundo na produção de produtos de limpeza.

No entanto, o Ácido sulfônico tem um preço de valor intermediaria a alto custo, o que pode encarecer o produto final. Pensando nisso, os fabricantes de produtos de limpeza procuram criar formulações que possam atender os requisitos de um bom produto, que aja sobre as gorduras e sujidades e, ao mesmo tempo, também possa ter uma fórmula com um preço mais acessível, permitindo um a margem de lucro maior na venda do produto de limpeza.

O lava louças possui boa saída nas vendas, sendo um dos “carro chefe” na fabricação de produtos domissanitários de uso domestico, mas nem sempre permite uma boa margem de lucro, pois as matérias-primas podem ter um peso elevado no preço final do produto, principalmente para pequenos produtores que ainda não adquirirem os produtos químicos em compras no atacado, em grandes quantidades.

Vantagens da Formulação econômica

Na fórmula abaixo a quantidade de ácido sulfônico é diminuída, para compensar é incluído na fórmula um espumante para shampoo e sabonetes líquidos com boa ação de detergência e ótimo desempenho na formação de espuma.

O Lauril éter sulfato de sódio tem um preço menor se comparado ao Ácido sulfônico, o que diminui o preço final do lava-louça.

Outra característica de melhora no produto é a sua facilidade de espessamento, pois o Lauril éter sulfato de sódio presente na composição do detergente liquido de custo econômico possui ótimo incremento de viscosidade, boa compatibilidade com a pele e membrana mucosa.

A Amida 60 (Dietanolamida de ácido graxo de coco) atua como espessante e estabilizador de espuma em produtos de limpeza, age na ação de detergência do produto e na formação de espuma, permite a formação de uma espuma rica que demora mais tempo para se desfazer.

A Trietanolamina age como alcalinizante e hidrotopo, evitando que o produto, tanto esse como o sabão liquido sofra alterações nos dias frios, evitando a precipitação de partículas brancas no fundo do frasco.
Trietanolamina é recomendada como agente alcalinizante do ácido dodecilbenzeno sulfônico em formulações detergentes, na dosagem de 0,3 a 1%, proporcionando a fabricação de produtos líquidos para lavagem manual de louças com um menor ponto de turvação e maior estabilidade, tornando desnecessária a adição de hidrótopos como a ureia.

A Mistura de isotizolinonas é um conservante de amplo espectro, utilizada em substituição ao Formol liquido 37% que atualmente é proibido o seu uso como conservante em produtos de limpeza.

Como fazer o detergente liquido de custo econômico

Ácido sulfônico200 g
Lauril éter sulfato de sódio800 g
Trietanolamina140 g
Soda caustica 50%20 g
Amida 60100 g
Mistura de isotiazolinonas20 g
Cloreto de sódio300 g
Essência10 g
Coranteq.s (quantidade suficiente)
Água potável8410 g

Como fazer a formula do detergente liquido de custo econômico:

Em um balde plástico adicione toda a quantidade da Água potável, em seguida adicione sob agitação o Ácido sulfônico e misture para homogeneizar.

Sob agitação adicionar a Amida 60 e misturar para homogeneizar. Sob agitação misturar a Trietanolamina ao produto.

Com as fitas de medir o pH, verifique o pH que deve ficar entre 6,0 a 7,0. Caso seja necessário corrigir o pH, vai adicionando a Soda caustica 50% aos poucos e checando com a fita indicadora de pH até ficar na faixa indicada para o produto.

Sob agitação adicionar o Lauril éter sulfato de sódio, Mistura de isotiazolinonas, Essência e misturar até homogeneização.

Adicionar gotas de Corante diluído em água até obter a cor desejada.

Solubilizar o Cloreto de sódio em um pouco de água (em torno de 1 litro de água) e ir adicionando aos poucos e sob agitação para o acerto da viscosidade (engrossar o produto).

Agitar bem até a homogeneização, deixar em repouso até baixar as bolhas de espuma formadas durante o preparo e depois envasar o detergente liquido de custo econômico nos frascos plásticos para lava-louça.

2 comentários em “Como fazer detergente liquido de custo econômico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *