Pular para o conteúdo

Formula de Gel de Arnica com Canfora e Mentol para dores e contusões

Como fazer Gel de Arnica com Canfora e Mentol. O Gel com tintura de Arnica Montana na formula abaixo é um produto para passar na pele e depois fazer massagens, é utilizado para o alivio de dores, contusões, entorses, torcicolos, dores musculares, dores reumáticas, pancadas, etc. Promove sensação de conforto e refrescância no local onde é aplicado.

A Tintura de Arnica presente na formula do gel para contusões possui propriedades analgésica e anti-inflamatória. A Arnica é utilizada a muito tempo no alivio de dores.

O Salicilato de metila é usado em produtos de uso tópico na pele como rubefaciente em traumatismos musculares e das articulações. O Salicilato de metila auxilia também como analgésico e anti-inflamatório.

Gel de Arnica com Canfora e Mentol para dores e contusões

A Cânfora presente na formula do gel para contusões possui ação rubefaciente e analgésico suave.

O Mentol presente na formula do gel para dores e contusões quando aplicado sobre a pele, dilata os vasos sanguíneos causando sensação de frio seguida de analgesia. O mentol também é utilizado em produtos para massagens, como óleos de massagens, loções e cremes por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias.

Também é utilizado na fabricação de gel crioterápico redutor de medidas.

O Propilenoglicol na formula do gel para contusões age como umectante e hidratante, promovendo hidratação na pele.

Gel de arnica benefícios

É utilizado para aliviar dores provenientes de contusões, entorses, torcicolos, dores musculares, dores reumáticas, pancadas, etc. Promove sensação de conforto, refresca o local onde é aplicado.

Modo de usar: Passar no local da dor 3 vezes ao dia e depois fazer massagem suave, não usar se a pele estiver irritada ou lesionada. Não usar durante a gravidez. Manter fora do alcance de crianças.

Quantidades dos componentes para fazer a formula do Gel de Arnica com Canfora e Mentol (10 kg):

Álcool etílico 96350 g
Mentol250 g
Canfora200 g
Propilenoglicol100 g
Trietanolamina50 g
Carbopol 94080 g
Salicilato de metila200 g
Tintura de Arnica300 g
Metilparabeno15 g
Solução de Corante em Água deionizadaqs (quantidade suficiente)
Água deionizada8455 g

Como fazer a Formula de Gel de Arnica com Canfora e Mentol para dores e contusões:

Fase 1) Adicionar a Água deionizada em um recipiente, polvilhar o Carbopol 940 sobre a água, manter agitação constante até desmanchar os grumos. Ou misturar e depois deixar em repouso até a umectação do Carbopol 940. Depois da umectação do Carbopol 940, agitar bem até que fique uma solução homogênea sem a presença de grumos.

Adicionar sob agitação a Tintura de Arnica e homogenizar.

Fase 2) Em um recipiente a parte adicione o Álcool etílico 96, Mentol e Canfora, misturar bem até a solubilização do Mentol e da Canfora no Álcool etílico 96.

Adicionar sob agitação constante e sempre aos poucos a Fase 2 sobre a Fase 1, sempre adicionando aos poucos para não haver formação de grumos do Mentol e da Canfora durante a adição.
Adicionar sob agitação o Salicilato de metila e homogeneizar. Depois misture em recipiente a parte o Metilparabeno no Propilenoglicol até sua solubilização, adicione a mistura obtida no produto sob agitação e misture para homogeneização.

Colorir com solução de Corante em Água deioniza, Corante de uso farmacêutico ou de uso cosmético até obter a cor desejada.

Neutralizar e espessar o Gel de Arnica adicionando aos poucos a Trietanolamina até obter pH entre 6,5 a 7,0. A quantidade de Trietanolamina é aproximada, pode ser que precise menos ou mais para obter o pH indicado.

Para checar o pH utilize as fitas de medir o pH ou o aparelho pHmetro de mesa ou portátil devidamente calibrado.

Envasar o Gel de Arnica para dores e contusões obtido na formula em potes plásticos ou em bisnagas plásticas de uso farmacêutico ou de uso cosmético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *