Como fazer shampoo para cabelo tingido. Formula de produto de uso cosmético para a higienização de cabelos coloridos.
Lauril sulfato de amônio na fórmula do shampoo para cabelo tingido é um tensoativo aniônico suave, possui ótimo poder de detergência e ação espumante (forma uma espuma fina e cremosa). Lauril sulfato de amônio é utilizado em formulações de xampus capilares, banhos de espuma para o corpo, sabonetes líquidos, produtos para limpeza e assepsia das mãos. Indicado para produtos claros e transparentes.
Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90) na fórmula age como espessante e reengordurante para formulações de xampus capilares, emulsões e banhos de espuma. Promove espuma rica e densa, além de estabilizar a espuma, o que demora para se desfazer.
Como fazer o shampoo para cabelo tingido
- Lauril sulfato de amônio – 2500 g
- Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90) – 300 g
- Metilparabeno (Nipagin) – 10 g
- Água deionizada – 7160 g
- Solução de corante – qs
- Essência – 30 g
- Ácido cítrico – qs
- Cloreto de sódio solução a 20% em Água deionizada – qs
Como fazer a fórmula de shampoo para cabelo tingido:
Em um recipiente plástico com capacidade para 15 litros adicione o Lauril sulfato de amônio, Dietanolamida de ácido graxo de coco (Amida 90), Metilparabeno (Nipagin), Água deionizada e misture bem com uma pá de plástico ou de aço inoxidável até completa homogeneização.
Em seguida perfumar com a Essência, colorir com solução de corante diluído em Água deionizada.
Solubilizar um pouco de Ácido cítrico em Água deionizada e ir adicionando aos poucos e sob agitação, checando o pH com a fita de medir até obter pH entre 5,0 a 6,0 para o cosmético capilar.
Solubilizar um pouco de Cloreto de sódio em Água deionizada, ir adicionando aos poucos e sob agitação até o xampu engrossar (acerto de viscosidade).
Misturar bem para homogeneizar, esperar a espuma abaixar e depois envasar o shampoo para cabelo tingido em frascos plásticos ou bisnagas plásticas de uso cosmético.
Deixe um Comentário