Como fazer creme desodorante antitranspirante para as axilas

Formula Desodorante em creme

Como fazer creme desodorante antitranspirante para as axilas. Fórmula de desodorante em creme, ULTRAWAX CRF, ALKOMOL E e ATPEG 400 permite a obtenção de um creme cosmético cremoso, com ótimo espalhamento.

O cloridróxido de alumínio na formula é um produto utilizado a muitos anos como agente antiperspirante para produtos contra a transpiração.

Segundo estudos dermatológicos, o cloridróxido de alumínio na receita não é irritante, nem prejudicial para a saúde. O cloridróxido de alumínio a 50% é um adstringente suave de uso cosmético que reduz a transpiração com um leve efeito desodorizante.

Possui em sua formula um umectante que promove hidratação na pele. Cosmético que evita a transpiração, desodoriza e evita o mau cheiro nas axilas.

Fórmula – receita para fazer o creme desodorante antitranspirante para as axilas:

Matéria-primaQuantidadeFunção
ULTRAWAX CRF10 kgBase auto-emulsionante
Álcool Estearílico Propoxilado (ALKOMOL E)2 kgEmoliente
Água deionizada44.9 kgVeículo
Polietilenoglicol 400 (ATPEG 400)3 kgUmectante
Metilparabeno (Nipagin)100 gConservante
Cloridróxido de Alumínio (sol. 50%)40 kgAgente antiperspirante
EssênciaqsPerfume

Como fazer a formula – receita do creme desodorante antitranspirante para as axilas:

1) Em um recipiente adequado adicione ULTRAWAX CRF e Álcool Estearílico Propoxilado (ALKOMOL E), aqueça até 75°C. Homogeneizar mantendo o aquecimento e temperatura.

2) Em tanque agitador  ou recipiente adicione a Água deionizada, Polietilenoglicol 400 (ATPEG 400), Metilparabeno (Nipagin) e aqueça até 75°C.

Em seguida adicione a mistura 1 sobre a mistura 2, sob agitação. Manter a agitação por 5 minutos.

Sob agitação adicione o Cloridróxido de Alumínio (sol. 50%), agite para homogeneização e inicie o resfriamento do creme sobre agitação lenta.

Quando  a temperatura abaixar, em torno de 40 – 45 °C, adicione a essência sob agitação.

Manter a agitação por uns 10 minutos para  homogeneizar o creme desodorante antitranspirante para as axilas.

Logo após ficar pronto, envase em potes plásticos de uso cosmético.

4 comentários em “Formula Desodorante em creme”

  1. Anônimo

    muito obrigada José Marcos! faz pouco tempo que descobri esse site, más já aprendi muito com suas postagens! Estudei química há uns 20 anos atrás e não atuei em indústria neste período! más nos últimos dias tenho pensado em produzir algo (um começo) e…tenho dúvidas! por ex. o produto acima desodorante creme, é mais viável comprar a base auto-emulsionante pronta? sujira uma essência, e o neutro? muito obrigada!

  2. Olá visitante do Fórmulas Grátis!Para pequenas quantidades de produto pode ser viável comprar base pronta, mas pode ser inviável para grandes quantidades.A essência para o desodorante creme pode ser uma essência contratipo de um perfume famoso, mas para cosméticos (essência cosmética).Muitas pessoas usam o desodorante creme sem perfume, você pode fazer o desodorante creme em três versões, masculino (com essência de perfume para homem), feminino (com essência de perfume para mulher) e sem perfume (sem essência).Um abraço e obrigado pela visita!

  3. João Silva

    Ótimo trabalho José Marcos,por gentileza poderia me ajudar.
    Tem algum problema em aquecer o cloridroxido de alumínio?
    Como degredar e perder as propriedades.
    Desde já agradeço.
    João.

    1. José Marcos

      Não aqueça o cloridróxido de alumínio, se aquecido, o produto libera água e ácido clorídrico, degradando o produto.

Comentários encerrados.