Creme para as mãos Maria Bonita

Formula Creme para as mãos Maria Bonita. Como fazer um produto de uso cosmético para passar nas mãos, possui boa quantidade de componentes oleosos que promovem maciez e emoliência nas mãos. O creme para as mãos possui também a Pró-vitamina B5. Quando aplicado topicamente, na pele ou cabelo, o Pantenol é convertido a Ácido
pantotênico, constituinte da Coenzima A.

A pró-vitamina B5 estimula a proliferação celular e auxilia na reparação de tecidos lesados. Em formulas de cosméticos para a pele, o D-Pantenol age como um hidratante que penetra profundamente. É utilizado em cosméticos, como hidratantes corporais e faciais, cosméticos para tratar estrias, cremes e séruns anti-idade, produtos para fissuras, produtos para rachaduras da pele, etc.

Em produtos para os cabelos, entra na composição de shampoos capilares e condicionadores capilares para qualquer tipo de cabelo. Sendo também indicado em cosméticos para fortalecer as unhas e outras preparações cosméticas.

Formula Creme para as mãos Maria Bonita

Cutina PES (Pentaerythrityl Distearate) na formula é um doador de consistências. Oferece impacto sensorial. Cutina PES é usado em formulações cosméticas O/A, produtos para o corpo e rosto, para proteção solar, pós-sol e autobronzeador. Também usado em formulações de condicionamento, limpeza de rosto, cuidados com o bebê e de limpeza e coloração de cabelo.

Cetiol LC (Coco-Caprylate/Caprate) é um emoliente de espalhamento médio. O Cetiol LC é usado em produtos para cuidados com o bebê, limpeza de rosto, cuidados com o corpo, rosto, pós-sol, autobronzeador e produtos de proteção solar. Também utilizado em lenços para cuidados pessoais. O Cetiol LC é um emoliente tradicional para aplicações cosméticas modernas.

Cetiol 868 (Ethylhexyl Stearate) é um emoliente não oclusivo, com toque sedoso e não oleoso. Não comedogênico.

Cetiol V (Decyl Oleate) é um emoliente que promove boa absorção e brilho às emulsões cosméticas.

Eumulgin B2 (Álcool cetoestearílico etoxilado) é um agente emulsionante para cremes, loções e pomadas. Eumulgin B2 é perfeitamente compatível com princípios ativos.

Formula para fazer o Creme para as mãos Maria Bonita:

Água deionizada8240 g
Propilenoglicol200 g
D-Pantenol100 g
Eumulgin B2100 g
Cutina PES500 g
Cetiol LC500 g
Cetiol 868100 g
Cetiol V100 g
Vitamina E Acetato50 g
Phenochem60 g
Essência50 g
Solução de Ácido Cítrico a 10%q.s

Como fazer o Creme para as mãos Maria Bonita:

Pesar antes todos os componentes.
Fase 1) Em um recipiente despeje a Água deionizada, Propilenoglicol, D-Pantenol e misture, depois aquecer até a temperatura de 85°C.

Fase 2) A seguir em outro recipiene adicione o Eumulgin B2, Cutina PES, Cetiol LC, Cetiol 868, Cetiol V, Vitamina E Acetato. Misturar e depois aquecer até a temperatura de 85°C.

Em seguida adicione a Fase 1 sobre a Fase 2 sob agitação e misturar até completa homogeneização do creme.

Manter a agitação constante e moderada até o cosmético abaixar a temperatura para 40°C.

Quando a temperatura estiver em 40°C, adicione sob agitação o Phenochem (conservante) e depois a Essência (Fragrância para perfumar) e misture até homogeneizar o cosmético.

Verifique o pH com a fita de medir o pH ou com o aparelho pHmetro devidamente calibrado. O pH deve ficar entre 5.5 a 6.5. Se for necessário, ajuste o pH adicionando aos poucos a Solução de Ácido Cítrico a 10% em Água deionizada, checando o pH a cada adição da Solução até obter pH dentro da faixa indicada na formulação.

Misture bem para que o creme cosmético fique bem homogêneo e depois envase em potes plásticos ou bisnagas plasticas de uso em cosméticos.

Como fazer a Solução de Ácido Cítrico:
Pesar 10 gramas de Ácido Cítrico e 90 gramas de Água deionizada, misturar e esta pronto. Fazer somente se for necessário a correção do pH.

Conclusão

Formula para fazer um creme para as mãos com propriedade emoliente, os emolientes presentes na formula promovem emoliência (tem a propriedade de amolecer, de abrandar) na pele.

Por conter Pró-vitamina B5 em sua composição, possui ação hidratante que penetra profundamente na pele. A presença do Propilenoglicol, agente umectante e hidratante, reforça ainda mais a sua ação hidratante, o que deixa as mãos macias e hidratadas.