Como fazer gel de Arnica

Como fazer gel de Arnica. Formula para fazer gel com extrato glicólico de Arnica. A formula é utilizada na pele como anti-inflamatório em contusões, distensões, nos casos de equimoses e hematomas causados por pancadas.

Gel de arnica benefícios

A Arnica é utilizada para tirar manchas roxas, que são manchas devido ao acúmulo de sangue na pele. As manchas podem ser de cor roxa, amarelada ou marrom, causadas por traumatismos e pancadas. Alivia as inflamações causadas por contusões e distensões.

Limpar bem o local e aplicar o gel na pele, massageando de forma suave até três vezes ao dia. Não utilize o produto em lesões abertas na pele.

Como fazer gel de arnica montana para contusões e pancadas

Desde muito tempo que a Arnica é utilizada em tratamentos para diminuir inflamações e dores musculares, hematomas, contusões, distensões musculares, etc.

Fórmula para fazer 2 kg de gel de Arnica:

  • Carbopol 940 – 20 g
  • Água deionizada – 1678 g
  • Propilenoglicol – 100 g
  • Metilparabeno (Nipagin) – 2 g
  • Extrato glicólico de Arnica Montana – 200 g
  • Trietanolamina – qs (quantidade suficiente para pH 6,5 a 7,0)

Como fazer a formula do gel com extrato glicólico de Arnica:

Adicionar a Água deionizada em um recipiente, polvilhar o

Advertisement
Carbopol 940 na Água e manter agitação até não haver mais grumos. Ou deixar em repouso até a umectação do carbopol, procedendo depois com agitação até que fique uma solução sem grumos.

Em outro recipiente adicione o Metilparabeno e o Propilenoglicol, misture bem até a solubilização do Metilparabeno, depois adicione no produto sob agitação.

Em seguida adicione sob agitação o Extrato glicólico de Arnica e misture para homogeneização.

Em seguida proceda para a neutralização e espessamento do gel de Arnica, adicionando a Trietanolamina aos poucos e sob agitação até o pH do produto ficar em torno de 6,5 a 7,0.

Para checar o pH utilize as fitas de medir pH ou o aparelho pHmetro. Pode se colorir o gel com solução de Corante verde de uso cosmético em água.

Depois de pronto, envase o produto em potes plásticos ou em bisnagas plasticas de boca larga utilizadas para cosméticos.

Advertisement

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.