Como fazer alvejante sem cloro para roupas brancas

Como fazer alvejante sem cloro para roupas brancas. Formula para fazer alvejante sem cloro para roupas brancas. O uso do Ácido sulfônico, Lauril éter sulfato de sódio com o Peróxido de hidrogênio como alvejante promove uma limpeza completa de manchas.

Formula de produto de limpeza utilizado para alvejar roupas brancas, não possui Cloro ativo, e dessa forma não ataca as fibras dos tecidos têxteis. O uso de alvejantes a base de Hipoclorito de sódio, como a Água sanitária por exemplo, podem danificar as fibras dos tecidos devido ao Cloro presente nas formulações.

Descrição dos produtos químicos presentes na formula do alvejante sem Hipoclorito de sódio

O Ácido sulfônico na formula age como tensoativo de ação de detergência. O Lauril éter sulfato de sódio atua como auxiliar na ação de detergência.

Enquanto que o Peróxido de Hidrogênio a 50% age com ação alvejante, portanto, é utilizado na formula em substituição ao Hipoclorito de sódio com Cloro ativo. Dessa forma o produto de limpeza fabricado atua no alvejamento das roupas, mas sem danificar as fibras têxteis dos tecidos.

O Branqueador Óptico age na formula com efeito branqueador, dando um aspecto mais branco às roupas alvejadas com o uso do alvejante para roupas brancas sem cloro em sua composição.

Por fim, o HEDP (Ácido Etidrônico) é um agente complexante usado para complexar alguns tipos de metais, e dessa forma, ele inativa assim o efeito prejudicial dos mesmos para a formulação final.

O peróxido de hidrogênio como alvejante em substituição ao Cloro evita danificar as fibras das roupas a serem alvejadas.

Como fazer alvejante sem cloro para roupas brancas – Formula para fazer 10 kg do produto de limpeza:

Acido sulfônico 96%300 g
Soda cáustica a 50% (Hidróxido de Sódio)80 g
Lauril éter sulfato de sódio350 g
Peróxido de Hidrogênio a 50%400 g
Branqueador Óptico20 g
HEDP (Ácido Etidrônico)50 g
Ácido cítrico(quantidade suficiente)
Água deionizada8800 g

Como fazer a formula do Alvejante sem Cloro para roupas brancas:

Em um balde adicione a Água deionizada.

Posteriormente adicione com agitação moderada o Acido sulfônico 96% e misturar para homogeneização.

Em seguida adicione com agitação a Soda cáustica a 50% (Hidróxido de Sódio), aos poucos até obter pH em torno de 6,5 a 7,5.

Logo depois adicione com agitação o Lauril éter sulfato de sódio.

Adicione posteriormente o HEDP (Ácido Etidrônico) com agitação, misturar até homogeneização.

Em seguida adicionar o Branqueador Óptico com agitação e homogeneizar.

Logo depois adicionar o Ácido cítrico com agitação, sempre aos poucos e checando o pH para que fique entre 3,0 e 4,0.

Nota: É importante que o pH fique no máximo em 4,0, portanto, se ficar acima de 4,0 pode interferir na estabilidade do Peróxido de Hidrogênio no produto de limpeza.

Adicionar posteriormente o Peróxido de Hidrogênio com agitação e misturar para homogeneizar.

Logo depois verifique o pH novamente para ver se o pH está entre 3,0 e 4,0.

Em seguida misture bem para homogeneizar o produto de limpeza.

Por fim, depois de pronto, embale o alvejante sem cloro para roupas brancas obtido com a formula em frascos plásticos utilizados em produtos de limpeza. Os frascos plásticos devem ser opacos (de cor branca, verde, etc.) para que o Peróxido de Hidrogênio não seja afetado pela luz e pela radiação solar, dessa forma, mantém a estabilidade do Peróxido de Hidrogênio.